Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

TGW Awards: Top 10 Animated Movies of 2O16


Como referi na publicação referente ao "TOP 10 HORROR MOVIES OF 2O16", enquanto seleccionava os meus filmes favoritos do ano apercebi-me que os de animação estavam a ser negligenciados em prol das longas-metragens dramáticas de carne e osso. Felizmente assisti a um número suficiente de películas animadas para uma sub-lista inteiramente dedicada ao género.

Recapitulando o critério de selecção, é necessário que as obras tenham sido oficialmente lançadas no ano em questão. A hierarquização deve-se única e exclusivamente ao meu gosto pessoal e apreciação das questões técnicas. É certo que não sou um entendido na matéria, mas gosto de apreciar todos os elementos além da narrativa.

Antes de passar à lista dos "10 Melhores Filmes de Animação de 2016", posso já adiantar que sim, vi o Angry Birds e por considerá-lo um autêntico fiasco, não o inclui nas minhas escolhas.

.10.. Ice Age 5: Collision Course
NOTA: 4/10 | TRAILER: AQUI

Não percebo como, mas parece que ainda não desistiram de criar mais sequelas àquele que em tempos foi um dos filmes de animação mais divertidos da actualidade. Neste quinto capítulo da franquia Ice Age, a épica perseguição de Scrat pela maldita noz desencadeou, acidentalmente, uma série de eventos cósmico que transformam e ameaçam a Era do Gelo. Para se salvarem, Sid, Manny, Diego e companhia, embarcam numa missão até terras exóticas. Pela minha cotação já perceberam que não morri de amores por este filme. Tem os seus momentos cómicos, mas são cada vez mais escassos. A história já está mais que mastigada e não têm nada de novo a acrescentar. O melhor seria terminar de vez.

..9.. Trolls
NOTA: 6/10 | TRAILER: AQUI

A trama centra-se na aventura de dois trolls, a Princess Poppy e Branch, que tentam evitar que a sua espécie inteira seja devorada pelos Borgen, um grupo de criaturas que só podem sentir felicidade se comerem um troll. Sinceramente? Este conceito quase canibalista acaba por ser a única coisa interessante e arrojada na obra. Tudo o resto é bastante básico e pouco criativo. Não sendo o maior fã de musicais, foi com alguma irritação que fui forçado a assistir a uma série de actuações desnecessárias. As personagens são adoráveis, mas mais pelo grafismo do que pela personalidade.

..8.. The Secret Life of Pets
NOTA: 6/10 | TRAILER: AQUI

Max é o cão de Katie e o centro do seu universo. Um dia, a dona traz outro canino para casa, o matulão Duke, e escusado será dizer que a reacção por parte do cão mais antigo não é positiva. Por entre disputas de poder, os dois animais perdem-se no parque e acabam por se envolver com um gang de bichos que residem no esgoto, liderados por um terrível coelho, Pompom. É então que os vizinhos e amigos se juntam para os salvar. Pensar que fiquei tão entusiasmado quando o trailer estreou e tão decepcionado com o resultado final. É a velha fórmula dos filmes de animação, o que acontece quando nós, os humanos, não estamos presentes? Pouco original e sem grandes contornos épicos, The Secret Life of Pets fica muito à quem do seu potencial. Piada não existe e os animais nem são assim tão queridos.

..7.. Storks
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

Uma das perguntas mais temidas por qualquer pai é "de onde vêm os bebés?". Storks parte dessa questão e apresenta-nos um conjunto de cegonhas que se reformou do negócio de entregas de recém-nascidos para entregar encomendas para uma empresa gigante da internet. Junior, um funcionário exemplar prestes a ser promovido, acidentalmente liga a máquina de fazer bebés e produz uma pequenina não autorizada. Juntamente com Tulip, a única humana na empresa, tentam entregá-la aos pais antes que o chefe deles perceba. Não tinha grandes expectativas para este filme e sinceramente surpreendeu-me pela positiva. Ainda que longe de ser perfeito, acaba por ser uma espécie de crítica social ao tempo que os pais dispõem ou não para os seus filhos. Com alguns momentos marcantes e ternurentos, Storks é uma história que certamente consegue chegar a pais e filho.

..6.. Sausage Party
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

E o Prémio Irreverência Animada vai para... Sausage Party. Este filme politicamente incorrecto gira em torno de um grupo de alimentos que vive nas prateleiras de um supermercado. Todos sonham em sair daquele local e chegar ao paraíso, onde os humanos os tratariam com amor e carinho. Aos poucos percebem que era tudo mentira e que eles são feitos para comer. Sim, a premissa é totalmente absurda e não deveria resultar mas, acaba por construir uma lógica nonsense que funciona. Repleto de palavrões, cenas de sexo explícito e várias críticas ao conservadorismo, as piadas chocam mas por serem tão sinceras. O elenco de vozes é um dos grandes destaques da animação, reunindo nomes como Seth Rogen, Kristen Wiig, Jonah Hill, James Franco, Edward Norton e Salma Hayek.

..5.. Dory
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

Treze anos depois de Finding Nemo, chegou a vez de ceder o palco aquático à side kick mais adorada de todos os tempos, Dory. Como o título sugestivo indica, Finding Dory, é a viagem da carismática peixe azul à procura dos pais. Confesso que sou uma excepção à regra e não morri de amores pelo filme original. Por outro lado, este convenceu-me. Quer seja pelo conjunto de personagens ou pela narrativa extremamente emocionante e inteligente, certo é que me cativou do início ao fim. Um pormenor interessante e que merece ser referido é o facto de não existir um vilão. Não existe ninguém para vencer, somente uma viagem que acaba por ser de auto-conhecimento.

..4.. Sing
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

Buster Moon é um koala que comanda um antigo teatro que se encontra numa fase difícil. Enfrentando uma possível falência, ele resolve produzir a maior competição de canto do mundo para salvar a situação. Mas nem tudo corre como previsto e pelo meio o pequeno koala terá que enfrentar uma série de percalços.

Programas que exploram a habilidade musical dos seus concorrentes, como o eterno The X Factor ou o The Voice, são sucessos mundiais. Sing repete essa fórmula mas com animais. Talvez por isso falte um certo toque de originalidade. Dito isto, os momentos divertidos e números musicais são suficientemente fortes para entreter o espectador. As personagens são extremamente cativantes e apesar de se tratar de uma história animada, são abordados temas importantes como relacionamentos amorosos tóxicos, conflitos entre pais e filho e o desgaste doméstico das mães. Sem dúvida que a menagem do filme é das mais importantes, nunca desistir dos sonhos. Por muito difícil ou impossível que pareça, há que continuar a lutar.

..3.. Moana
NOTA: 8/10 | TRAILER: AQUI

Moana conta a história de uma adolescente que, contra a vontade dos pais, parte numa ousada missão marítima para concluir a jornada inacabada pelos seus ancestrais. Pelo caminho a jovem encontra Maui, um semideus que, em tempos, foi muito poderoso e juntos atravessam o mar aberto numa viagem repleta de acção.

Os tempos são outros e a Disney está bem ciente disso. Longe estão os dias em que as protagonistas femininas eram sinónimo de donzelas frágeis em apuros. Ao longo dos últimos anos temos conhecido verdadeiras mulheres independentes e de pêlo na venta. É caso para dizer, girl power! "Moana" mantém essa ideia e apresenta-nos uma protagonista decidida e cheia de garra. Visualmente incrível graças a uma série de paisagens magníficas, é de louvar a clara sensibilidade cultural presente. Destaque para a surpresa ou não do facto da Deusa Te Fiti ser claramente inspirada na curta animação musical "Lava".

..2.. Zootopia
NOTA: 9/10 | TRAILER: AQUI

Zootrópolis não é uma cidade como as outras. Quando a optimista agente Judy Hopps lá chega, descobre que ser um coelho numa força policial de animais não é fácil. Determinada em vingar, agarra a oportunidade de resolver um caso de desaparecimento de animais selvagens, juntamente com Nick Wilde, uma raposa astuta.

A premissa da típica personagem "inferior" que aspira ser algo maior, não é propriamente original no
mundo da Disney. Contudo, não estamos perante "mais uma" produção de animação, mas sim de uma história bastante actual, bem escrita e, por incrível que pareça, muito humana. Existem personagens cativantes e momentos absolutamente hilariantes como o da Preguiça que tanto me fez rir. Para compreenderem bem o quão difícil foi decidir entre este e o próximo filme, passei o Zootopia para segundo lugar, literalmente agora, enquanto escrevo esta frase. Se o prémio puder ser repartido, então este ocupa o #1'5.

..1.. Kubo and the Two Strings
NOTA: 9/10 | TRAILER: AQUI

Quando acidentalmente evoca um espírito mítico do seu passado que desce dos céus para cumprir uma antiga vingança, a pacata vida de Kubo muda para sempre. Em fuga, o jovem une forças com Monkey e Beetle, iniciando uma demanda para salvar a sua família e resolver o mistério do seu falecido pai, o maior samurai que alguma vez existiu.

Por muito que o Zootopia me tenha divertido, seria um crime não dar o crédito devido à genialidade que é Kubo and the Two Strings. Apelidado pela crítica como o filme do ano, é uma verdadeira obra de arte. A história em stop-motion é a quarta dos estúdios LAIKA e demorou mais de cinco anos a ser concluída. O resultado é uma avassaladora narrativa visual que a cada frame nos mostra algo único. Os diálogos podem não ser necessariamente memoráveis, mas a componente técnica e visual é de deixar qualquer um de queixo caído. Desafio-vos a tentarem desviar o olhar do ecrã. Não vale a pena, não é possível. Cada detalhe, frame, cor e cenário com forte influência nipónica são capazes de encantar miúdos e graúdos.


Já viram os filmes todos? Quais foram os vossos favoritos do ano?

7 comentários:

  1. Acho que, de forma bizarra, este ano viste mais filmes de animação que eu ahah!
    Fico super contente por tanto o nr.1 do ano passado como deste foram recomendações minhas (okay que ainda não vi o Kubo MAS recomendei-o porque vi logo que a animação estava fantástica).
    Só para pôr sal na ferida: tenho o DVD do Zootopia. BYEEEEE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Girl, check your facts! Falaste-me do Kubo DEPOIS de eu te falar dele. Anyway, é óptimo e devias vê-lo.

      Eliminar
  2. O meu favorito foi sem dúvida a Dory!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso ainda não vi o Kubo, tenho mesmo que ver!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  4. De todos os que falaste ainda só vi o Zootopia, que gostei muito..
    Mas este ano quero ver se vejo todos os que mencionaste..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. O Sausage Party foi o filme mais 'wtf?' que vi nos últimos tempos! Mas adorei, sem dúvida :p
    E quero imenso ver o The Secret Life of Pets :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  6. Os dois últimos mencionados são os que me interessam mais, por agora!
    Quanto aos restantes, talvez um dia dedique tempo para os ver!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...