Pages

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Já chega, não? ⤫ Sê original, não copies

Imagem original (x)
Prometi a mim mesmo que ia tentar manter uma abordagem mais serena em relação a alguns crimes cometidos na blogosfera. "Não dês tanta importância, só te faz mal", pensava eu. Estava a portar-me bem até que há alguns dias aconteceu algo que para mim foi a última tacada.

Não querendo soar convencido, se há algo de que me orgulho é da minha escrita. Erros de ortografia ocasionais, fruto de distracção, todos damos (de certeza que vão encontrar um aqui algures), mas a maneira de escrever, sejam frases, utilização de expressões ou criação de conteúdo em geral, é o que nos distingue no meio de tantos outros. Ou pelo menos, assim deveria ser.

Começarem a utilizar em massa expressões geniais que uso frequentemente, desde que criei o blog, é uma coisa que só por si me irrita, mas adaptarem frases minhas para escrever "opiniões" nas suas páginas ainda para mais sobre algo que pouco ou nada sabem mas como soa bem e profissional vai na mesma , é algo completamente diferente. Será que a vaidade é tanta que não percebem que se nota descaradamente o que estão a fazer? Sei perfeitamente identificar o que escrevi, não ando aqui a dormir.

O que as pessoas se esquecem é que existe uma coisa chamada "Google Analytics" ou "Estatísticas", que nos mostram as fontes de tráfego, em detalhe. Não é a primeira vez que reparo no aumento considerável de visualizações num certo grupo de publicações, e depois descubro que "alguém" publicou algo sobre esse mesmo tema. Aw que coincidência! A partir do momento em o país e até a cidade de origem das views é o mesmo que o da(s) pessoa(s) em questão, poupem-me. Estranhamente, é reconfortante saber que não é paranóia, é mesmo verdade. I have the receipts.

As minhas reviews e textos em geral, não aparecem do ar. Excepto tópicos triviais ou pessoais, a maioria é fruto de muita pesquisa e muitas horas de sono perdidas para oferecer um testemunho genuíno e o mais completo possível. Imagino que seja aliciante chegar aqui e ver a papinha toda feita, mas pensem por vocês próprios. Be a leader, not a follower

O motivo desta publicação não é "lavar roupa suja" mas um aviso de que, apesar de me recusar a referir nomes, sei perfeitamente quem anda a fazer isto. Se tiverem um pingo de dignidade e vergonha na cara, parem ou pelo menos assumam de onde vão buscar o material. Lamento o desabafo mas não imaginam o quão frustrante é ver o nosso trabalho a ser replicado e elogiado em outras páginas, como se fosse delas. Já chega. Não tenho paciência para pessoas sem personalidade e que precisam de se moldar à identidade dos outros para parecerem cool e super irónicos. Sê original, não copies.

11 comentários:

  1. Infelizmente, a blogosfera encontra-se cada vez mais "carregada" de wannabe's que não conseguem ser originais nem reproduzir conteúdo genuíno e novo. Um dos "problemas" do facilitismo que é criar um blogue.
    Continua a ser quem és Ricardo. Apesar de frustrante, tens de te mostrar superior a isso!

    Abraço,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Neste momento, tenho uma amiga a passar pela mesma situação. Quando começamos a ter algum tempo disto, começamos a criar uma marca e nota-se quando a vemos noutro local. Felizmente nunca me aconteceu, visto que o meu blog não tem tanto o meu cunho quanto outros, mas é uma situação horrível, definitivamente.

    Boa semana Ricardo!

    ResponderEliminar
  3. Faz-me alguma impressão atitudes dessas e só as posso classificar como infantis. Só alguém que ainda não tem as suas capacidades cerebrais bem amadurecidas é que pode fazer tal coisa e não perceber que só se está a enganar a si próprio. Um blog é muito mais do que números e visitas. São essenciais? Sim, e dá um prazer enorme ver grandes números, mas o prazer ainda é maior quando isso resulta do nosso trabalho e de todo o amor que pomos em cada detalhe. A meu ver só faz sentido assim.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nooooossssssaaaaaa!
    Bem, já sabes o que aconteceu comigo por isso nem vale a pena dizer que concordo e entendo. Espero que ao menos a publicação sirva de alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Ultimamente este tema tem sido imensamente debatido em conversas entre bloggers e isto deixa-me mesmo triste. Felizmente nunca me apercebi de que alguém me copiasse (se isso é sinal de que não sou assim tão excelente, nada me importa) mas sei de pessoas que já viram posts, fotos ou títulos copiados de fio a pavio e o que me espanta mesmo é as pessoas terem lata para o fazer, porque é tão óbvio que qualquer um se apercebe de que se trata de plágio.

    Anyway, acho que o teu post será mais um para mostrar a quem faz isto de que está errado e que o caminho a seguir é o dos conteúdos originais. Ah, e espero que tenha resultado no teu caso particular!

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  6. É vergonhoso ver o nosso trabalho e dedicação ser roubado assim, de uma forma gratuita e ausente de noção e remorsos. A gratificação por ter um trabalho bem feito e recompensado é uma sensação que essas pessoas nunca vão conseguir reconhecer e, mais tarde ou mais cedo, acabam falhados.

    ResponderEliminar
  7. Deve ser horrível. A mim nunca me aconteceu mas deve ter mesmo terrível quando vês a tua marca noutro blog!
    Boa semana, Ricardo!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  8. Não é nada de novo por aqui, nem noutro lado qualquer. Há pessoas que insistem em querer parecer o que não são, só se enganam a elas, mas pronto. Temos de aprender a passar por cima dessa gente, não nos restam muitas saídas :/

    www.letsdonothingtoday.com

    ResponderEliminar
  9. Que ridículo! :o Lamento, muito sinceramente, que isto te esteja a acontecer! Logo a ti que, como muito bem dizes, tens uma escrita genial!
    A essas pessoas deveriam ser impostas uma espécie de sanção por serem tão idiotas! Mas a sério, continua a trazer-nos bom conteúdo e, se for o caso, só tranzendo essas pessoas ao de cima é que lhe conseguiremos fazer frente!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  10. Cada vez é mais ridículo, mas cada vez é mais verdade. Se ao início éramos da opinião de que era bonito e revelava bondade e sensatez não expor as pessoas em praça pública, para não lhes dar importância e visualizações, agora somos da opinião contrária, pois essas pessoas continuam a ter visualizações à conta dos outros! É inacreditável a falta de carácter!!

    ResponderEliminar
  11. Acredito em coincidências - ou prefiro acreditar - mas por vezes não dá para ignorar. A verdade é que, como em tantas outras coisas, as pessoas querem os benefícios sem ter o trabalho.

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...