Pages

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MOVIE LOUNGE ⤫ FANTASTIC BEASTS (2O16)


Só eu sei o quanto me dói contribuir para a maré exaustiva de publicações sobre este filme mas, vamos lá. 

Fantastic Beats and Where to Find Them marca o regresso tão aguardado do mundo mágico criado por J. K. Rowling, que se estreia como guionista nesta produção realizada por David Yates. Com a difícil tarefa de manter a fasquia elevada da saga Harry Potter, foi com um certo cepticismo que entrei na sala de cinema. Assim que as luzes se apagaram e ao longe começou a ecoar a intro que ouvi pela primeira vez há 15 anos atrás, fui consumido por um sentimento de nostalgia enorme que me fez lançar um omg sorrateiro.


Terminada a melodia, o espectador é "forçado" a encarar a realidade: não estamos em Hogwarts. Com tons mais sombrios, a acção desta longa-metragem desenrola-se na cidade de Nova Iorque, na década de 1920, onde uma guerra civil entre feiticeiros e "No-Majs" (apelido absurdo que os americanos dão aos "nossos" Muggles) pode estar prestes a rebentar.


É neste contexto que conhecemos um novo herói, Newt Scamander (Eddie Redmayne), um "magizóologo" britânico que viaja até à big apple acompanhado de uma mala cheia de criaturas fantásticas. E são, de facto, fantásticas: não só por cada um ter a sua própria personalidade, como pelos efeitos visuais francamente cativantes que tornam a sua presença o mais realista dentro do possível. Aqui entre nós, fiquei completamente derretido com o Niffler e o Demiguise. 

Em contraste com o mundo fantástico dos monstros que habitam a mala de Newt, encontramos Percival Graves (Collin Farrel) e Grindelwald (Johnny Depp). Sem querer revelar spoilers, a suposta "reviravolta" era tão óbvia que não contive um revirar de olhos quando se concretizou.


Em relação ao elenco, há que destacar o desempenho extremamente competente de Ezra Miller (Clarence) e a dupla Dan Fogler (Jacob Kowaslki) e Alison Sudol (Queenie Goldstein), os dois parceiros de Newt e Tina (Katherine Waterson), na busca dos monstros que fugiram da mala do feiticeiro inglês.


Ainda que visualmente apelativo, se nos abstrairmos de laços emocionais, este primeiro capítulo de cinco, deixou um pouco a desejar. A narrativa não arrisca muito, adoptando uma abordagem superficial da imensidão que este universo tem para oferecer. São deixadas coisas por explicar e existem demasiadas referências  algumas quase forçadas  da história a serem exploradas de uma só vez. Conclusão, por vezes consegue tornar-se um pouco confuso. Divertido, mas confuso.


Fantastic Beasts and Where to Find Them pode não ser o filme do ano, mas é um aperitivo suficientemente interessante para nos fazer pedir o prato principal. Até lá, resta-me esperar impacientemente pelos próximos filmes que ainda estão para vir.

Classificação IMDb: 7.8/10
Classificação Ghostly Walker: 7/10


Pergunta desnecessária mas, já viram o filme? Adoraram ou podia ter sido melhor?

6 comentários:

  1. Quase toda a gente já viu este filme, tenho de ver também para ver se vale a pena ou não.

    ResponderEliminar
  2. I liked it. Honestamente. Embora concorde plenamente contigo: previsíííííível que foi uma coisa doida. Mas a viagem e a adaptação tão bem feita aos anos 20 fez-me adorar. E o Demiguise <3

    Escusado era o Johnny Depp......... -_-

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente alguém que partilha do meu desagrado pelo Depp. Thank you!

      Eliminar
  3. Sinceramente, ainda não vi e não sei se vou ver

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  4. Eu achei que valeu imensamente a pena :D lindo lindo lindo! Só estou um bocadinho de pé atrás com o Depp mas vamos a ver... ela deixou muitas coisas em aberto. Aquela mulher mata-nos :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei! Estou ansiosa para que venham os próximos.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...