Pages

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

I Paid For It | 4 Filmes

(Tentar fotografar num dia de nevoeiro e sem luz natural é obra. I Tried!)
No seguimento da última publicação sobre a minha aquisição de quatro DVD's da sétima arte, pensei "porque não falar deles?". Independentemente de já os conhecerem ou não, aqui fica a minha breve opinião sobre cada um deles.


1. Inception (2010)
NOTA: 9/10 | TRAILER: AQUI

Há filmes que não saem da nossa memória e este é um deles. Estava no meu primeiro ano da Universidade quando estreou e mantém-se até hoje como um dos meus favoritos. O jogo entre ilusão vs. realidade nem sempre resulta, mas aqui, é mágico. Contrariamente a outras produções do género, a narrativa é inteligente e a atenção ao detalhe é algo fora de série. As sequências de acção combinadas com visuais de nos deixar de boca aberta, oferecem ao espectador uma viagem alucinante por este universo subconsciente/alternativo. Chegamos ao final com uma vontade enorme de andar para trás e começar tudo de novo. It is that good.


2. Boyhood (2014)
NOTA: 9/10 | TRAILER: AQUI

Não existem palavras para descrever Boyhood. É tão estranho como alguns filmes nos conseguem tocar tanto. Não é uma história de outro mundo, mas é exactamente essa a sua beleza. É a vida. Só isso. A vida e todos os seus altos e baixos. Desde mudar de casa com a nossa família, discutir constantemente com o irmão que consegue melhores resultados, bullying, a pressão dos grupos, ver pornografia pela primeira vez, os anos awkward da adolescência, a terrível fase do acne, os 1001 cortes de cabelo, o primeiro amor, a primeira namorada, o primeiro desgosto, questionar tudo no mundo, ir para a Universidade, sentirmo-nos perdidos em relação ao futuro e por aí em diante. É assustador o quão rápido o tempo passa.

Uma das minhas partes favoritas, além do facto de ter sido filmado durante 12 anos e com os mesmos actores, é a importância da música. A primeira cena abre com a "Yellow" dos Coldplay e, com o passar do tempo, também a banda sonora evolve. Se pensarem nisso, a música é quase como o narrador tanto da história como das nossas vidas. É mesmo! Algumas canções conseguem transportar-nos no tempo, para um determinado período da nossa existência, e é a sensação mais incrível de sempre. Até quando a irmã da personagem principal canta ao irmão a "Oops... I Did It Again" da Britney, quando eram pequeninos, lembrou-me de quando vi o videoclip pela primeira vez. Não sei, acho que já estou a divagar. A interpretação da Patricia Arquette é sólida e comovente (venceu o Óscar de Melhor Actriz Secundária). O diálogo final matou-me. Enfim, é fantástico. Se ainda não viram, recomendo que o façam.


3. The Babadook (2014)
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

Aclamado pela crítica, The Babadook foi considerado um dos favoritos de 2014, e um dos melhores filmes de terror de sempre. Passados dois anos, o filme australiano continua a dividir opiniões. Confesso que inicialmente tive as minhas dúvidas, mas quanto mais pensei sobre a história, apercebi-me do quão boa era. Se estiverem à espera de saltos constantes e mulheres com cabelo preto e vestidas de branco a vaguear por um corredor, não vale a pena verem. A forma inteligente como personificaram a dor física e sentimento de perda da protagonista, para a figura do dito "monstro", é extremamente inteligente. A cinematografia é excelente, não existem aqueles clichés ultrapassados do género e o desempenho da Essie Davis e do pequeno Noah Wiseman é simplesmente genial. 


4. The Theory of Everything (2014)
NOTA: 8/10 | TRAILER: AQUI

Provavelmente o mais popular dos quatro mas, neste caso, justifica-se. Tendo em conta que desconhecia o trabalho e vida daquele que é considerado um dos mais importantes astrofísicos de todos os tempos, fiquei fascinado com a história do Stephen Hawking. O Eddie Redmayne representou-o de forma sublime e mereceu com toda a certeza o Óscar de Melhor Actor. A maneira como se entregou à personagem é arrepiante. Apoiado da igualmente talentosa Felicity Jones, o par conseguiu estabelecer uma ligação intensa e rica em conteúdo. Momento da vergonha, chorei de tal forma com o final que até solucei. Não têm de quê por esta imagem tão bonita.


Já viram algum dos filmes? Qual é o vosso favorito?

10 comentários:

  1. O Inception é um dos meus filmes preferidos! Ainda não vi o Babadook e sou fã de filmes de terror, por isso estou definitivamente a falhar!


    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Conheço todos mas o meu favorito é a teoria de tudo!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  3. Conheço o primeiro e o último e adoro os dois!

    ResponderEliminar
  4. Inception e The Theroy of Everything já vi e realmente gostei e gosto muito deles.
    Os outros dois, fiquei curiosa embora refiras que o Babadook é terror e eu tenho medo xD

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  5. vi todos, e tirando o boyhood (q achei bom, mas nada por ai alem na altura, embora consigo dizer que esta uma obra prima e super bem conseguido), adoro! o inception na altura vi no cinema e marcou me bastante, é mesmo o tipo de filmes que adoro. os mind fuck.
    o ultimo, o eddie tem uma perfomance genial, e no "rapariga dinamarquesa"tb. grande actor mesmo!


    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Desses não vi o nr 3, mas eu detesto ver filmes de terror. O Boyhood gostei muito :)

    ResponderEliminar
  7. Dos quatro filmes que aqui apresentaste, só vi dois deles: "Boyhood" e "Teoria do Tudo" e, tal como tu, adorei os dois. "Boyhood" tem mesmo qualquer coisa de mágico e a história de Stephen Hawking é inspiradora e comovente. Quanto aos outros dois, há bastante tempo que ando para ver o "Inception" e sem dúvida que o teu comentário me deu mais vontade de o ver. O "Badadook" não conhecia, mas, honestamente, não sou grande apreciadora de filmes de terror.

    Gostei imenso do post.
    Beijinhos,
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. N vi nenhum. Estou a falhar, porque são todos excelentes escolhas :)

    ResponderEliminar
  9. Dos quatro, vi na íntegra "Inception" (e cujo quero rever), "The Theory of Everything" (e cujo adorei. Só não chorei porque enfim), e comecei por ver "Babadook" uma vez, durante a noite, e até hoje nunca o terminei. Aquela figura assustadora nunca me abandonou o pensamento, e sobem-me os arrepios só de pensar!
    "Boyhood" é um filme do qual já li bastante e estou há algum tempo para vê-lo... Talvez o faça nestas férias!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...