Pages

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

5 Filmes para (re)ver no Natal


No ano passado prometi a mim mesmo que não ia sucumbir à pressão de elaborar uma playlist e lista com filmes de Natal. Tenho uma certa aversão a contribuir para a produção em massa de publicações deste género, mas parece que foi mais forte que eu. Dito isto, optei por obras cinematográficas que, não sendo necessariamente as mais óbvias  motivo pelo qual não vão encontrar "Home Alone", "Love Actually" ou "Nightmare Before Christmas" , são uma boa opção para vos acompanhar durante o fim-de-semana.

#1. GREMLINS (1984)
TRAILER: AQUI

Nem sequer era nascido quando estreou mas posso resumi-lo numa palavra: Gizmo. Aquela criatura felpuda é absolutamente amorosa! Gremlins pode não ser uma obra-prima do cinema mas marcou uma geração. Quem é que não se lembra das três regras fundamentais para cuidar de um Mogwai?Com uma premissa original e igualmente ridícula, este é provavelmente dos filmes que melhor recordo da minha infância. Vibrava cada vez que a SIC se lembrava de o transmitir e acredito que o meu entusiasmo se mantivesse se voltasse a acontecer.

P.S.: Continuo convicto que os Furbys (lembram-se deles?) não passam de uma tentativa falhada de replicar a fofura daquele ser icónico. 

#2. EDWARD SCISSORHANDS (1990)
TRAILER: AQUI

Perdi a conta à quantidade de vezes que fiquei colado ao ecrã a ver "O Eduardo Mãos de Tesoura", mas acabou por se tornar numa espécie de tradição pessoal. Há quem fique espantado quando digo que este é o meu filme favorito do Tim Burton mas, não há como não o adorar. Os cenários coloridos, as vizinhas alcoviteiras  que poderiam ter sido inspiradas em várias pessoas que conheço , e a tremenda prestação do Johnny Depp, são razões mais que suficientes para convencer qualquer um. Além do mais, tem uma vibe festiva rejubilante. Imaginem lá a cena da Winona Ryder a rodopiar ao lado da escultura de gelo. Agora quero vê-lo outra vez!

#3. BRIDGET JONES'S DIARY (2001)
TRAILER: AQUI

Há certos papéis que marcam a carreira de um actor e, para mim, a Renée Zellweger será sempre a Bridget Jones. Aqui entre nós, confesso que durante anos acreditei piamente que ela era mesmo britânica! Esta comédia romântica conquistou os corações de milhares de pessoas e tornou-se num verdadeiro hit, especialmente na Europa. Aliás, há que relembrar que a Renée recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Actriz graças a este filme. Juntamente com Colin Firth e Hugh Grant, Bridget Jones's Diary é divertido, emocionante, sassy e altamente relatable. Além do mais, é refrescante ter como protagonista uma personagem feminina que não se enquadra necessariamente no cliché da donzela boazona em apuros. Sem dúvida uma das longas metragens que mais gosto de ver, independentemente da altura do ano.

#4. KRAMPUS (2015)
TRAILER: AQUI

Cansados de ver sempre as mesmas histórias de terror repetidas vezes sem conta? Então este filme é ideal para vocês. Passado inteiramente no Natal, Krampus revelou-se uma agradável surpresa. Sim, o conceito chega a roçar no absurdo, mas consegue a proeza de ser simultaneamente cómico e assustador  ainda que em doses modestas. Com um elenco repleto de nomes conhecidos como Toni Collette e Adam Scott, esta é uma óptima alternativa às comédias românticas típicas da época. Acabamos por nos envolver de tal forma no drama vivido por aquela família disfuncional que, num abrir e fechar de olhos, chegámos ao fim como se o tempo tivesse voado. 

#5. CAROL (2015)
TRAILER: AQUI

Após ocupar a 13ª posição no meu "TOP 20 MOVIES OF 2015", Carol, mantém-se como uma das produções mais fortes e memoráveis do ano passado. Descrevi-o como "o sonho molhado de qualquer entrega de prémios", mas é muito mais que isso. Apesar de estar à espera de mais, é impossível ficar indiferente à química entre a Cate Blanchett e a Rooney Mara. Neste melodrama lésbico um pouco previsível, em nenhum momento as duas protagonistas foram objectificadas. Até mesmo nas cenas mais quentes foram exploradas de forma delicada e elegante, como de resto, deveria acontecer com mais frequência em Hollywood.

#BÓNUS: THE HOLIDAY (2006)
TRAILER: AQUI

Referi no início do post que ia abstrair-me de filmes mais óbvios mas não pude deixar de incluir este. Como tenho uma amiga que faz anos a 19 de Dezembro, vi-o no cinema num dos seus aniversários. Se na altura entrei na sala contrariado, saí de lá satisfeito por não ter gasto dinheiro em vão. A narrativa é simples, repleta de clichés, mas eficaz. Nesta altura, não há nada como um cheesy movie. Com um elenco de luxo que reúne a Kate Winslet, Cameron Diaz, Jude Law e o Jack Black  que curiosamente apresenta uma das melhores interpretações da sua carreira  é daquelas comédias românticas que tão depressa nos fazem sorrir como acabar desfeitos em lágrimas. A cena entre a Diaz, o Law e as filhas dele naquela "tenda" improvisada há de ficar para sempre na minha memória. Por muitas vezes que passe na televisão, deixa-me sempre feliz.


Já viram estes filmes? Qual é o vosso favorito?

7 comentários:

  1. adoro esta lista, por acaso vejo sempre gremlins nesta epoca, e os goonies <3 ou o hook! belas memorias ehehe

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gremlins é o meu filme de Natal favorito!
    Ainda não vi o Carol, mas quero ver! :)

    --
    Sofia | Monochromatic Wave

    ResponderEliminar
  3. Finalmente vi The nightmare before Christmas" há uns dias :D Desta lista não vi os 3 últimos e foi já perguntar ao mano se quer ver algum. É tradição no dia de Natal irmos a Faro ver o presépio dos Bombeiros e depois passar o resto do dia e noite a consumir filmes de Natal ^_^

    ResponderEliminar
  4. ainda não vi todos, mas adoro especialmente filmes de natal!

    ResponderEliminar
  5. Já vi todos! O The Holiday é o meu favorito!
    Feliz Natal!!

    Há Q&A no blog, faz a tua pergunta!
    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  6. O Gremlins é dos meus filmes favoritos! E adoro o Eduardo Mãos de Tesoura :) Por acaso nunca vi o Krampus, mas lembro-me de ter ido ao cinema na altura que ele estava para estrear e ter visto o trailer e partido a rir! Curiosamente, ainda não tive oportunidade. Ando a falhar :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  7. Uma excelente selecção de filmes, vi-os todos e como fã de Tim Burton, eu escolheria o Edward Scissorhands. Talvez o melhor desempenho do Johnny Depp, é inacreditável como nem nomeado foi para o Oscar. Também gosto de Bridget Jone's Diary (uma das poucas comédias românticas que eu gosto) e Carol. Mas sem dúvida, o meu filme de Natal preferido e que faço questão de ver todos os anos, é o Nightmare Before Christmas :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...