Pages

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

5 coisas a mudar no blogspot


Se há algo que me tem feito espécie é o facto de não ter visto ninguém pronunciar-se sobre o último update do blogspot. Pode ter-me passado ao lado mas, não me parece. Serei o único a odiar o resultado final? 

Aproveitando esta calamidade virtual, resolvi elaborar uma pequena lista com 5 das várias coisas a alterar nesta plataforma.

#1. Notificação de novos comentários
O imbecil que pensou que era boa ideia retirar a notificação de novos comentários deveria ser despedido. A sério, como é que é possível tamanha estupidez? Graças a esta alteração, das duas uma: ou nos esquecemos de verificar se recebemos feedback ou estamos constantemente a ir ao separador para ter a certeza que não chegou nada. Gosto de coisas práticas e isto é completamente desnecessário.

#2. Lista de leitura
Talvez o update mais grave é a omissão da lista de leitura na página principal. Contrariamente ao que muitos pensam, "ser blogger" não é simplesmente escrever conteúdo. Igualmente importante é visitar, ler e participar nos posts de outros utilizadores. Caso contrário, what's the point? Considero ridículo terem colocado este separador lá no fundo da página, como se não interessasse para nada. 

#3. Recuperar comentários apagados
Por falta de atenção ou simples erro, infelizmente já cometi o crime de apagar comentários por engano. Não há nada mais frustrante que seleccionar um conjunto considerável de comments e por causa de um esticão imaginário no braço, clicamos em "apagar" em vez de "publicar". Ugh! Não entendo como é que ainda não adicionaram a opção de confirmar se é mesmo aquilo que queremos fazer.

#4. Identificar as fontes de tráfego
Uma das coisas que mais me diverte é descobrir que pesquisas algumas pessoas fazem para virem dar ao meu blog. Por entre algumas estapafúrdias, podemos encontrar pérolas como "acompanhante de luxo" ou "locoid para as virilhas". Não, não estou a brincar. O único senão é que se as frases forem muito longas, ficam cortadas e não existe maneira de as conseguirmos ler. Por exemplo, tenho aqui uma que é, e passo a citar, "alguma vez alguma pessoa viu o pa...". Como sei que surgiram em Dezembro do ano passado, calculo que se estejam a referir ao Pai Natal, mas de qualquer forma, deveria ser possível conseguirmos ler tudo. Nem que seja pelo factor cómico.

#5. Actualizar visualizações de posts
Não sei se é um erro só meu mas as minhas views na página dos posts vs. página das estatísticas nunca bateram certo. A única coisa positiva que aconteceu com este update foi ter aproximado mais o valor das visualizações nos dois separadores. No entanto, continuam diferentes. Tenho consciência que não é um problema terrível, mas gostava de poder ter o acesso real ao tráfego do blog, e identificar de forma rápida as publicações mais populares como qualquer outra pessoa.


Gostam do novo update? Mudavam alguma coisa? Temos pontos em comum?

26 comentários:

  1. Confere! A verdade nua e crua. De update nada tem.

    ResponderEliminar
  2. Eu manifestei-me sobre o update "ranhoso" do blogger. Detesto. Nada funcional.
    Sobre isso da recuperação de comentários eliminados sem intenção, também já me aconteceu :/

    ResponderEliminar
  3. Esta alteração da página inicial mata-me. Qual a lógica, mesmo? Não devo ser a única a notar uma diminuição nas visitas desde esta mudança. Uma pessoa até perde um bocado da motivação, caramba.

    Kill Your Barbies | Christmas Veggie Challenge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que houve um declínio nas visualizações das publicações. É ridículo.

      Eliminar
  4. Tenho-me pronunciado bastante sobre esta actualização, no Twitter! Há uma outra que detesto, além de todas as outras que referiste: não poder adicionar blogues à lista de leitura. Cada vez mais as paginas retiram a Mini Aplicação dos Seguidores e a minha alternativa era adicionar pelo feed do Blogger, mas agora nem isso. Fica aqui o meu apelo para que a Mini app dos Seguidores regresse a todas as paginas, pleeease!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tinha experimentado adicionar um blog com este novo update. Não acredito que nem isso funciona!

      Eliminar
  5. Concordo a 100% contigo, o blogspot ao longo dos anos foi evoluindo e foi-se modificando, mas este novo update é simplesmente horrorosa, nada prático, e deixa uma pessoas com os nervos em franja. Acho que quem fez permitiu isto não devia estar nos seus dias.

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com estes pontos - se bem que os meus números costumam bater certo.
    Curiosamente, tenho visto muita gente a queixar-se (mas mais no Twitter e Facebook). Parece-me que ninguém está contente com as mudanças. Pessoalmente, o que me faz mais confusão é a questão dos comentários e não ter "home page"/painel (eu já sei que as minhas mensagens estão lá, não preciso de as ver sempre que abro o Blogger).

    ResponderEliminar
  7. Ficou um tanto estranho. Para mim, o que fez mais diferença foi passar a ter a lista das mensagens como página principal, em vez da lista dos blogues que seguimos.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina ||
    FACEBOOK ||
    Croquis - Home Decor

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo e o blogger também devia investir na app, que a que tem é vergonhosa! Complicaram tanto!

    ResponderEliminar
  9. Tenho de concordar com isso tudo. Eu tenho um problema pelo blogger que é a mini-app dos Seguidores. Já mexi em tudo, tenho domínio próprio e mesmo assim não a consigo adicionar. Tive de criar um botão para isso, mesmo assim é muito pouco útil em comparação à real app. Resumindo... este update não veio melhorar nada, só piorar. Não temos como ver os comentários mais facilmente, nem os posts novos. É simplesmente uma decepção.
    www.letsdonothingtoday.com

    ResponderEliminar
  10. Não podia concordar mais contigo! Há coisas que gosto e outras que desgosto!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  11. DETESTEI o update do blogger, é pouco prático! Antes estava tudo à mão, tanto os comentários como os blogs que sigo (que, desde que houve o update, não recebem tantas visitas minhas!).

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  12. O iluminado que decidiu alterar o Blogger devia bater com a cabeça cinco mil vezes e uma na parede até perceber que isto não está nada prático!

    Tenho dito.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Eu voto para podermos recuperar os comentários apagados!!!

    ResponderEliminar
  14. Detestei o facto de terem omitido a lista de leitura na página principal! Acho que esta atualização não trouxe nada que tivesse tornado o blogger mais fácil.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Realmente, acho que na parte dos comentários têm muito a melhorar!

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Subscrevo a "raiva" e o desabafo ;)
    Se é verdade que o blogspot esteve sempre na vanguarda, também é verdade que algumas das alterações que foram sendo feitas deixam muito a desejar. Resta a esperança de que, com o tempo, tudo fique melhor.
    Bom post ;)
    Tudo de bom.
    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Tal como tu, não gostei nada deste novo update.
    Concordo contigo, deveriam fazer essas mudanças.
    Também acho ridículo a lista de leitura não estar na página principal! Eu os meus posts já sei que estão lá, não preciso de os ter na página principal, quero é ler os posts de outros blogs!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  18. As minhas views na página dos posts e nas página das estatísticas também nunca bate certo, não é erro teu! E depois há aquela app horrorosa, que quando uma pessoa vai de viagem e tem de escrever o conteúdo a partir de um telemóvel, bem pode esquecer. Ou bem que se prepara tudo antes para ser só publicar ou vê-se grega. Pelo menos no meu fica tudo desconfigurado :/

    beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mais descansado por saber que o problema da diferença de views não é só meu!

      Eliminar
  19. Quando eu vi o blogger mudado ainda pensei que fosse um bug do android. Corri para o computador e vi um verdadeiro "filme de terror". Não gostei nada das mudanças e a coisa que mais me faz confusão são os comentários. Pareço uma maluquinha de volta do separador...

    ResponderEliminar
  20. O novo update ficou terrível! Quando me apercebi de tais mudanças, fiquei super frustrada como tu! A sério, existem plataformas que quanto mais investem, pior ficam! O outro modelo era mais simples, no entanto, muito mais acessível! E essa das fontes e dos comentários é bem verdade!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  21. Também nao gostei nada do novo update. Há coisas que estão muito menos intuitivas e outras que não fazem sentido absolutamente nenhum. Não consigo compreender sequer como adiciono novos blogues à lista de leitura, porque tento seguir os passos que o Blogger indica na página de ajuda dele e não encontro as ferramentas necessárias. Grrr. Será que voltam atrás?

    ResponderEliminar
  22. Se já havia coisas a melhorar antes deste "downgrade", agora nem se fala. A disposição da página inicial é tudo menos apelativa, é esquisita e chego mesmo a achá-la desconfortável. Aquilo que neste momento me mete mais confusão é mesmo a ausência das notificações dos comentários e a lista de leitura não estar na página inicial.

    ResponderEliminar
  23. Também não gosto muito do novo update.
    Quanto à lista de leituras eu uso o bloglovin e por isso não me chateia esse ponto.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...