Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

5 países a visitar


Como a maioria das pessoas, se há coisa que gostava de fazer com regularidade é viajar. Por questões logísticas, infelizmente esta nunca foi uma actividade adoptada pelo meu núcleo familiar. Assim de cabeça, e excluindo visitas à Madeira quando tinha 4 anos (não me lembro, portanto não conta), fomos duas vezes ao Algarve (uma em 2004 e outra no ano seguinte), e that's it.

Aos 19 fiz a minha primeira viajem de forma semi-independente, à Inglaterra, com a minha namorada e desde então o bichinho por conhecer o mundo aumentou e de que maneira. Como em 2017 fazemos um quarto de século  não imaginam o que me custou escrever isto  temos que aproveitar as regalias aka descontos jovem e, como tal, já andamos a planear a próxima viagem.

Antes de passar para a lista aleatória de cinco dos VÁRIOS países que adorava visitar, aviso que deixo de fora o que, em princípio, irei conhecer para o ano, assim como aquele pelo qual tenho uma obsessão desde criança, os Estados Unidos.


GRÉCIA

A maior parte das crianças vai mudando de opiniões quando cresce mas, no departamento de países de sonho, os meus gostos mantiveram-se praticamente intactos. Uma das poucas matérias que me fazia aguentar a disciplina de História era precisamente a Grécia Antiga (e o próximo país na lista). Além da parte cultural, adoro de morte a arquitectura típica das casas e as cores que alteram entre brancos e azuis. Só de me imaginar em Mykonos ou Santorini num iate, a beber algo fancy e a comer aperitivos, enquanto aprecio a imensidão do mar Egeu... that's the life, man.


EGIPTO

Provavelmente o destino mais cliché dos cinco mas who cares. Desde muito cedo senti uma atracção enorme pela cultura árabe (as coisas positivas, claro), mais especialmente, egípcia. Gosto das roupas, das cores quentes, da arquitectura e principalmente dos monumentos. Muitas vezes imagino-me a gravar filmes com o Vale dos Reis como pano de fundo, confesso. Sinceramente nem sei como reagiria se estivesse frente a frente com uma pirâmide ou a Grande Esfinge de Gizé. Pode parecer-vos absurdo, mas tenho a certeza que perdia a respiração. "Fascínio" é pouco para descrever o que sinto cada vez que vejo fotografias deste país.


NORUEGA

Contrariamente às massas, não considero "férias" sinónimo exclusivo de praia e caipirinha. Há tantos paraísos nórdicos por descobrir que seria um crime ignorá-los em prol dos mesmos destinos do costume. Embora não seja de todo um rapaz do campo, sou um grande apreciador da natureza, especialmente áreas florestais. Talvez seja esse o motivo pelo qual gostava de conhecer o Parque Nacional de Jotunheimen. Apesar do terreno norueguês ser composto, maioritariamente, por montanhas, existem vales absolutamente lindíssimos. Em termos arquitectónicos, o contraste entre a capital moderna e cidades como Ålesund, e as casas típicas, é simplesmente irresistível.


ITÁLIA

Já sei que alguns de vocês estão a questionar o porquê de, entre tantos países no mundo, ter escolhido a Itália, mas tem uma variedade tão grande de locais igualmente fantásticos que seria impossível não mencioná-la. Sim, desde miúdo que nutro um certo carinho pela terra do esparguete à bolonhesa, em grande parte graças ao cinema. Fontana di Trevi, o Coliseu e Piazza di Spagna são alguns dos locais a visitar só em Roma. Percorrendo o restante território, há pérolas em todos os cantos: Galleria degli Uffizi (Florença), Ponte Pietra (Verona), as ruínas de Pompeia (Nápoles), Capela Sistina (Vaticano), Veneza, Sardenha e claro, a Torre de Pisa, são apenas alguns dos muitos pontos no meu mega itinerário de sonho. Se pudesse, garanto-vos que não me importava NADA de ficar três meses a explorar Itália.


ISLÂNDIA

Graças aos seus glaciares, vulcões e cascatas, considero a Islândia um autêntico paraíso natural. Nos últimos anos este país tem-se tornado num autêntico íman turístico e de produções tanto cinematográficas ("The Secret Life of Walter Mitty"), televisivas ("Sense8") e musicais (Justin Bieber, "I'll Show You" e "Cold Water") e basta uma breve pesquisa pelo google images para entender o porquê. As paisagens são absolutamente lindíssimas e como se não bastassem locais como a célebre cascata Seljalandsfoss ou a Lagoa Azul  com temperaturas que rondam os 38ºC , o espectáculo das auroras boreais é do outro mundo. Quem me segue no instagram sabe que sou um grande apreciador de céus coloridos, portanto acho que ia entrar em transe perante este espectáculo de cores!


Já visitaram algum destes países? Gostavam?

13 comentários:

  1. E cá estão 5 países que estou mortinha por visitar! :D

    ResponderEliminar
  2. A Islândia é de todo um país que eu quero muitooo conhecer! Com toda aquela diversidade de paisagens, que tanto nos fazem sentir o inverno, como o outono, como o verão, tudo na mesma altura... sei lá, acho que seria a viagem mais interessante que alguma vez faria na vida :D

    ResponderEliminar
  3. Dos 5 que apresentaste, apenas fui ao Egipto. Quero visitar os outros quatro, mas a Noruega é o mais. Tenho um fascínio inexplicável pelos países escandinavos e quero imenso visita-los! :)

    ResponderEliminar
  4. Islândia e Itália são os que mais quero visitar de momento desta lista e possivelmente irei a Itália no próximo ano (e concordo contigo, tb não me importava nadinha de ficar três meses em Itália a ver as 17 cidades que me apaixonam lá!). Já a Noruega, a minha mãe esteve lá há uns anos e foi umas das viagens da vida dela! Tenho muito curiosidade quanto à Noruega e aos outros países Nórdicos!

    ResponderEliminar
  5. Eu até tenho medo de ir a Mykonos ou Santorini, porque acho que vou gostar tanto que não vou querer sair de lá nunca mais.xD
    Também queria muito mesmo ir à Islândia e fazer uma espécie de roadtrip.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que Grécia e Itália estão entre os meus destinos de sonho também, mas a Islândia também me parece um país bastante curioso.

    Gostei bastante do post. Há pouco tempo, fiz um no meu blogue acerca do mesmo tema, por isso, se quiseres ler aqui está o link: http://inesmartinsxx.blogspot.pt/2016/10/acma-viagens-de-sonho.html

    ResponderEliminar
  7. Eu adorava visitar a Grécia, a Itália e a Islândia! Parecem países espetaculares!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  8. Da tua lista, apenas visitei Itália e amei de coração. Quero muito lá voltar! Mas também tenho uma enorme curiosidade com Noruega e Islândia! :)

    ResponderEliminar
  9. Ai Noruega e Islândia <3 são dois dos países que mais quero visitar, a par com a Finlândia e o meu destino de sonho de infância, Inglaterra.
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  10. Itália e Grécia são, da tua lista, os países que mais me fascinam! A Islândia tem umas paisagens lindas, mas visitar o país não é uma das minhas preferências..

    ResponderEliminar
  11. Referiste destinos bastante interessantes mas como agente de viagens não recomendo ires ao Egipto (principalmente) e à Grécia de momento por uma questão de instabilidade e insegurança.

    Quanto aos EUA, podes sempre falar comigo em relação à viagem que eu posso ajudar-te a tratar dela mas se decidires tratar tudo noutros sites atenção que precisas de visto para entrar nos Estados Unidos :)

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  12. Primeiro, não te lamentes... o meu quarto de século é daqui a 4 dias!!! MEDO!!! E agora fiquei a sentir-me velha. Obrigadinho.
    Segundo, devemos ser gémeos separados à nascença. Quero conhecer todos esses países, e muito mais. A acrescentar tenho uma grave obsessão pela Disneyland Pari, preciso de ajudar médica, a sério. E o meu fascínio por Itália é imenso. Já sonhei passar um verão a explorar Itália mas aumentei a minha fasquia para um ano :P Sem ambição nada se consegue. Fui a Roma e amei, visita porque é mesmo maravilhoso.

    ResponderEliminar
  13. Tal como tu também adoro viajar.. e acho que adoraria visitar qualquer um dos que falaste.
    Mas também tenho um fascínio pelos EUA e por isso essa é uma das minhas viagens de sonho. Aí a par com o Japão.

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...