Pages

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O que fazer quando falta a inspiração


Nada. Esqueçam aquelas dicas da treta que prometem a cura milagrosa para um problema que é mais comum do que os fogos em Portugal. Too soon? 

Todos os dias vou para Lisboa, converso com pessoas, leio, ouço música e vejo séries. Ainda assim, a inspiração que me foi incessantemente assegurada não chegou. E agora? Queres ver que a internet me mentiu? Não posso.

Caso não tenham percebido pelo número reduzido de publicações nas últimas semanas ou comentários nas vossas páginas: não me apetece. Não é preciso nenhum estudo científico ou ir de joelhos até Fátima para perceber. Simplesmente não tenho tido vontade para escrever.

Antigamente esta situação incomodava-me imenso. Aliás, cheguei a partilhar um texto (AQUI) sobre bloqueios criativos no início do ano. A ideia de ser "dia de publicação" e não ter nada organizado, era motivo para me deixar seriamente desnorteado. Agora? Nem pensar.

Não significa que me esteja a desleixar, porque não estou, mas aprendi que por vezes é melhor estar calado do que dizer porcaria. Sim, já pequei por escrever só para encher chouriços mas, como diz a minha namorada na brincadeira, #quemnunca?

Qualquer pessoa passa por momentos em que, literalmente, não tem ideias para nada. É normal. Não se sintam pressionados para oferecer algo aos vossos leitores só porque sim. Não se esqueçam que, para a grande maioria, isto não passa de um hobby, logo não existe qualquer "obrigatoriedade" em estar constantemente a sair material. O mais provável é que os leitores também estejam a passar pelo mesmo ou nem sequer queiram saber. A sério. 

Aproveitem o Verão. Se puderem vão à praia, tirem uma sesta, comam gelados ou passem serões em frente à televisão. Who cares. Quando estiverem preparados para voltar, força. À partida as pessoas não vos vão abandonar por tirarem umas férias, e se acontecer, também não perderam nada.


Costumam ter bloqueios criativos? Incomoda-vos escrever menos publicações?

12 comentários:

  1. Sim, não há cura milagrosa... quando não há inspiração, não há inspiração. Eu quando me dá um bloqueio tento usar música para transmitir o que estou a sentir. É simplesmente outra forma de comunicar, se formos bem a ver :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  2. Ai homem tu escreves quanto te apetece e quando tens inspiração para tal! Os leitores quando não tens muito conteúdo percebem que ou estás ocupado ou estás com um bloqueio criativo. E acredita, todos os temos por isso só temos é que ser solidários!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Falando por mim, não vamos a lado nenhum. Às vezes, admito que até fico com saudades de ler determinada pessoa, mas é da maneira que, quando volta a publicar, até vou ler mais entusiasmada. :)
    Forçar, nestas situações, nunca é a solução. E fiquei tão feliz, quando vi que não era um desses textos cheios de dicas. Não me leves a mal, mas agora há tanto disso que ler este teu post foi um mimo! Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho tantos bloqueios criativos! Quando quero escrever no blog ou o meu "livro" e não consigo fico tão irritada que só quero partir tudo!
    Adorei o blog. Já segui!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estou em fase de bloqueio criativo há algum tempo, como mudei de plataforma de blog decidi ir publicando o que já tinha aos poucos, intercalando com textos novos, para que o blog não esteja parado. Ao início fiquei muito frustrada, tal como tu ficaste, mas agora deixo andar e aproveito as pequenas ideias que me vão surgindo...

    www.embusca-de-umsentido.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Exactamente! Odeio quando me acontece mas não quero mudar o tipo de maneira como público, como escrevo ou como abordo os assuntos. Nao o vou fazer só porque é dia de publicar.
    Óptimo texto!
    Beijinho,
    LAST POST | OH, PÊSSEGOS | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  7. Há dias em que a vontade para fazer o quer que seja é mesmo nula, especialmente se estivermos ocupados, ou até mesmo durante as férias, e escrever num blog não foge à regra. E como bem disseste, nem sempre é só a falta de imaginação ou de conteúdo para colocar no blog, é também uma falta de vontade geral para ler outros blogs. Isso também me acontece várias vezes. E como no teu caso, no início do meu blog preocupava-me mais deixar o blog ao "abandono" durante uns dias ou até semanas, e agora já não me faz diferença nenhuma.

    ResponderEliminar
  8. Ter bloqueios ou não ter ideia nenhuma sobre que escrever a seguir foi coisa que já me preocupou, e muito. Ainda que sendo um hobby, o blog chegou a parecer-me uma obrigação, sentia que tinha a obrigação de entreter os meus leitores (8 pessoas, uma Entidade e 3 animais imaginários). Agora não. Da mesma forma que criei o WalC para dar a minha opinião, contar alguma peripécia engraçada ou, simplesmente, exorcizar alguns demónios, voltei a escrever (também) para mim. Se não tiver nada que dizer, não forço e pronto, não digo nada.
    ***

    ResponderEliminar
  9. Estou a passar por isso agora ahahah! E sim, embora me incomode às vezes, eu estou de férias e por isso só tenho é mesmo que aproveitar!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  10. Tendo em conta o meu historial académico (alturas em que NÃO CONSEGUIA MESMO escrever os trabalhos finais por falta de inspiração), admirei-me muito ao reparar que não passei, até à data, por nenhuma crise de inspiração com o meu blog. Se às vezes escrevo menos nunca é por não ter assunto, mas sim por falta de vontade ou outras circunstâncias. Tenho duas rubricas paradas - reviews de produtos e receitas - porque a minha câmara fotográfica avariou e tem-me custado ver o número de posts mais reduzido. Agora vou começar a trabalhar dia 1 e estou para ver como conseguirei conciliar o trabalho com o blog. Parece-me um desafio do caraças!


    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...