Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Favorite Movie Franchises ⤫ Part II


Se pensarmos que faltam apenas quatro meses até ao final do ano e a oferta de filmes, até ao momento, tem sido do mais pobre de sempre, o melhor mesmo é voltarmo-nos para o passado. Após revelar as minhas franquias cinematográficas favoritas (AQUI)apresento-vos a segunda parte.

Não é de mais relembrar que, por norma, as histórias que rendem sequelas acabam por perder qualidade a cada novo capítulo. Dito isto, há algumas que nos ficam na memória ou nos marcaram por motivos variados, nem que seja o fascínio infantil.

Aproveito para explicar, novamente, que optei por incluir produções com mais do que três filmes. Quer isto dizer que por muito que adore algumas duplas ou trilogias, não as considero propriamente franchises.

.#5. X-MEN
FILMS: 8 | TRAILER: AQUI

O universo dos super-heróis é extremamente confuso no que toca a fazer contas. Se nos focarmos única e exclusivamente no complexo "X-Men", foram feitos 6 filmes - três com o elenco original e outros três com novos actores. Contudo, tecnicamente, devemos incluir as duas produções realizadas do Wolverine  também o deveria fazer com o Deadpool, mas é ainda mais rebuscado. Colocando de parte questões logísticas, o meu fascínio com os mutantes nasceu na infância. Antes de se tornar numa das maiores franchises de Hollywood, não perdia um episódio da série animada, na SIC. Escusado será dizer que quando anunciaram que iam transportar a história para o grande ecrã, fritei a pipoca. Independentemente de adorar os novos actores, confesso que vi com algum desagrado a mudança no castNão duvido que ainda existam planos para fazerem mais filmes mas, por mim, bastava mais um a encerrar definitivamente a história e that's enough.

#4. AMERICAN PIE
FILMS: (8) | TRAILER: AQUI

Mais um exemplo de como o que é de mais enjoa. Aquela que começou por ser uma história ridiculamente divertida e sem qualquer sentido, tornou-se numa enorme fonte de vergonha alheia. Esquecendo os quatro spin-offs, absolutamente terríveis, as quatro fatias da American Pie principal marcaram uma geração. Certamente não foi pela divulgação de morais e bons costumes, mas por distribuírem valentes doses de riso. Entendo que tudo tem o seu tempo, mas se em vez de produções separadas, tivessem apostado numa continuação com o elenco original, calculo que muitas pessoas ficariam satisfeitas. Falo por mim, claro.

#3. THE HOBBIT
FILMS: 6 | TRAILER: AQUI

Lord of the Rings The Hobbit geraram duas trilogias de sucesso, mas como a segunda se trata de uma prequela à primeira, tive que as colocar no mesmo saco. Confesso que a magia d'O Senhor dos Anéis me passou um pouco ao lado. Tenho plena consciência da magnitude técnica destes filmes, mas não me moveram tanto como o The Hobbit  imagino que para os fãs isto seja uma verdadeira blasfêmia. Talvez se deva ao facto de ser bem mais velho quando a grande jornada do Bilbo Baggins saltou para os ecrãs, ou por não ser tão confuso, mas o certo é que adorei as três partes da narrativa. Os cenários, guarda-roupa e caracterização são tão bons que dava tudo para os voltar a ver em acção.

#2. SAW
FILMS: 7 | TRAILER: AQUI

Digam o que disserem, Saw é das franchises mais completas e melhor escritas das últimas décadas. That's right, I said it. Desde os tempos de A Nightmare on Elm Street (9), Friday the 13th (12), Halloween (10), e The Texas Chainsaw Massacre (7)  todos eles brilhantes mas que não constam da lista por apenas ter assistido a 2 ou 3 filmes de cada  que não existiam uma produção de terror tão elaborada. O facto de ter saído um filme por ano e todas as peças do puzzle se encaixarem na perfeição, revela que os criadores fizeram que hoje em dia é raro, dar importância aos pormenores e certificarem-se que tudo faz sentido. Lembro-me que quando saiu o primeiro fiquei absolutamente petrificado com a imagem do palhaço (aka a beldade na fotografia a cima) e da máscara do porco. Não nego, ainda hoje me dão arrepios.

#1. HANNIBAL
FILMS: 4 | TRAILER: AQUI

Nunca escondi o meu amor pelo género cinematográfico de terror, mas se pensarmos que este contou com grandes nomes do cinema como o Anthony Hopkins, Jodie Foster e Julianne Moore, está tudo dito. Pensar que o primeiro e icónico, The Silence of the Lambs, ganhou 5 Óscares, incluindo o de Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Director e Melhor Filme. Vocês têm noção o quão raro este feito é tendo em conta que estas cerimónias privilegiam sempre os dramas? O quarto filme foi completamente desnecessário mas os dois primeiros são fantásticos. Tenho pena que não apostem mais neste tipo de terror, psicológico/criminal, e não necessariamente de "entidades".


Gostam de alguma destas franchises? Tem outras favoritas?

6 comentários:

  1. Ahhh, já me aconselharam ver "Saw", mas nunca tive coragem!! A ver se a ganho para me lançar ao terror, visto que ando à procura de filmes do género, e que me encham as medidas!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  2. Adoro The Hobbit e gosto muito de X-Men, os outros sinceramente não aprecio.

    ResponderEliminar
  3. Desses, sem dúvida o Hannibal (genial) e o The Hobbit. E concordo contigo, os dois primeiros filmes do Hannibal são os que valem a pena, depois acaba por perder um pouco a piada - ainda que ver o Hopkins valha sempre a pena. Já quanto ao Hobbit é o contrário, apesar de ter adorado, para mim não supera o The Lord of the Rings - e não tenho nenhum argumento lógico para isto, simplesmente me entusiasmou mais. De resto não há nenhum que me atraia, ainda que a história do Saw tenha a sua piada, vi um (que já nem sei qual é) e bastou-me. X-men e American Pie são, aliás, um big "no" para mim xD Tenho mesmo aversão aos filmes!

    ResponderEliminar
  4. Vi uma vez um pouco do "Saw" e fiquei aterrorizada ahah Digamos que não sou fã de filmes de terror

    Há giveaway a decorrer no blog! Participa!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Conheço estas franchises todas, embora só tenha visto "The Hobbit" e alguns dos filmes mais recentes dos "X-Men". Em relação ao último, não tenho queixas a fazer dos "novos" actores, mal que não seja porque ainda é a única versão que conheço. E admito que isto da cronologia dos filmes ser oposta à cronologia da história que retratam é extremamente confuso (tal como Star Wars, embora se apanhe o jeito à coisa se se tiver visto todos os filmes). Em relação ao Lord of the Rings e ao Hobbit, apesar de ter visto o último em primeiro lugar, penso que gostei mais do Lord of the Rings. Ainda que de um modo geral os dois estejam basicamente ao mesmo nível, para mim. Do resto, penso que já vi uns minutitos quer do American Pie, quer de Saw mas nunca cheguei a ver quaisquer dos filmes do início ao fim.

    ResponderEliminar
  6. O Saw é só incrível! Vi todos na altura e foram todos brilhantes.

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...