Pages

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Favorite Movie Franchises ⤫ Part I


Não é segredo nenhum que o meu amor pela sétima arte é do mais puro possível. A par da música, o cinema é uma das áreas que mais prazer me dá. Tenho consciência que por vezes sou um pouco "severo" nas minhas críticas, mas prometo que é justificado. Com o tempo aprendi que um elenco popular não é sinónimo de qualidade.

Sendo um ávido defensor de conteúdo rico e interessante, tenho uma opinião dispare sobre sequelas. Geralmente arruínam por completo a magia do original, mas existem excepções. Descendo temporariamente do meu pedestal de um wannabe film critic, reuni algumas das minhas franquias cinematográficas favoritas. Para não fazer desta publicação um testamento, dividi-a em duas partes. Como tal, não se espantem se faltar aqui alguma mais popular.

Aproveito para explicar que, optei por incluir produções com mais do que três filmes. Por muito que adore Kill Bill e The Ring, têm apenas duas continuações cada, não se podendo considerar propriamente uma franchise.

#5. FINAL DESTINATION
FILMS: 5 | TRAILER: AQUI

Tenho plena consciência que, de uma forma geral, este é capaz de ser um dos piores grupos de filmes de terror alguma vez produzidos. Dito isto, é um dos meus guilty pleasures. Considero os dois primeiros francamente bons. Só lamento que os seguintes tenham sido terríveis. Inspirado num episódio descartado de X-Files, a premissa valeu-se de uma originalidade que não existia em 2000. O facto da história se alterar a cada sequela, ajudou. Não existem planos para um sexto filme, mas tratando-se de Hollywood, tudo é possível.


#4. THE HUNGER GAMES
FILMS: 4 | TRAILER: AQUI

Tenho uma relação especial com esta saga. Devorei os livros  li o primeiro volume num dia  antes de saber que se tornariam filmes e posso dizer que gosto igualmente dos dois. Mantendo-se fiel ao original, senti-me satisfeito com o desfecho da trama. Lembro-me de ter ficado completamente submerso por este universo hipotético e não conseguir pensar em outra coisa. O elenco é fantástico e sinceramente penso que a Jennifer Lawrence teve uma interpretação soberba, especialmente nos últimos dois filmes. Aqui entre nós, bem superior às últimas que lhe deram a nomeação ao Óscar.


#3. HARRY POTTER
FILMS: 8 | TRAILER: AQUI

Nostalgia. É impossível referir esta saga sem a palavra "nostalgia" atrelada. Tinha 9 anos quando fui ver a "Pedra Filosofal" ao cinema e nem vos consigo explicar o que senti. Foi simplesmente mágico. Escusado será dizer que quis ser um feiticeiro, com direito a cicatriz e tudo. Mais de uma década e sete filmes depois, mantém um lugar predominante no meu coração. Cresci com aqueles actores/personagens e custou mais do que pensava despedir-me deles. Ainda assim, tenho um peso enorme na consciência por só ter lido duas das obras literárias. Não coloco de parte a possibilidade de ler tudo.


#2. RESIDENT EVIL
FILMS: 5 | TRAILER: AQUI

Critiquem-me, apedrejem-me mas adoro o Resident Evil. Era uma criança quando o primeiro saiu e fiquei literalmente aterrorizado com a temática zombie. Sem saber ao certo no que se estava a meter, a modelo Milla Jovovich acertou no jackpot ao ficar com o papel de Alice. Digam o que quiserem, mas o Resident Evil 1 é icónico. Vá, talvez esteja a exceder-me nesta afirmação, mas de qualquer forma, é fantástico. Após um começo quase perfeito, os restantes foram um autêntico desconsolo, piorando a cada fornada. Confesso que durante algum tempo tive uma tradição semi-anual de fazer uma maratona com a franchise, e só estou à espera que estreie o capítulo final para repetir a dose.

#1. ALIEN
FILMS: 6 | TRAILER: AQUI

Já o contei anteriormente, mas aos 9/10 anos comecei a assistir a algumas cassetes que o meu pai coleccionava. Foi assim que tive o primeiro contacto com filmes como Alien - O 8º Passageiro (1979). Há quem seja obcecado com Star Wars ou Lord of the Rings, eu sou com esta saga. 

Embora não seja, nem de perto, da minha "altura", assim que via capa da VHS parecia que estava numa loja de brinquedos, fiquei vidrado. Desde então já devo ter visto os primeiros quatro capítulos um milhão de vezes. Não, não me canso. Falando mais especificamente sobre o primeiro, é surpreendente como uma produção de 79 ter tamanha qualidade técnica que até um Óscar de Melhores Efeitos Especiais venceu. Em 2012 lançaram a prequela Prometheus (2012) e o amor foi o mesmo  vi-o, literalmente, duas vezes seguidas. Não estou a brincar.


Gostam de alguma destas franchises? Tem outras favoritas?

12 comentários:

  1. Adoro Hunger Games e Harry Potter, sem dúvida. As minhas sagas favoritas!!

    ResponderEliminar
  2. Admito que, de todos aqueles que falas aqui, apenas vi completa a saga do Harry Potter e adoro de coração. Hunger Games ainda espero pelo dia em que me apeteça pegar nos livros (já li o primeiro e não quero spoilar-me a mim própria). Quanto aos outros não me parecem muito o meu género de filme, apesar de já ter ouvido falar de Resident Evil algumas vezes mas tenho que admitir que a temática zombie não me agrada especialmente!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  3. Não vejo nenhuma, por acaso.
    Quanto à #1, já sabes o que acho. Desculpa falar mal deste teu amor.haha Já agora, também me obriguei a ver o Prometheus, mas gostei tanto, que nem sequer me lembro do que vi. :/ Não faz mesmo o meu género.

    Quanto as outras, nunca sequer tive curiosidade.

    ResponderEliminar
  4. "Final Destination" é vida. Eu adoro os filmes - tal como tu, gosto especialmente dos dois primeiros. Claro que deixam a desejar, mas eu adoro de coração (é tipo "Paranormal Activity" que se tornou ridículo, mas vi todos os filmes com o mesmo entusiasmo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, com "Paranormal Activity" é o mesmo haha.

      Eliminar
  5. Vai para a minha lista ! Estou deprimida porque há imenso tempo que não assisto a nenhum filme!
    r. Obrigada pelo comentário :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  6. Hunger Games e Harry Potter. Adoro!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  7. Lord of the rings for sure! :D Ahah. Mas destas gostei bastante de hunger games, e tal como tu devorei os livros!
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  8. Adorei Hunger Games, outra que talvez eu incluiría seria Divergent, acho que também são filmes baseados nos livros que estão super bem conseguidos ;)
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. A saga "Harry Potter" irá ficar para a prosteridade, especialmente para aqueles que como nós literalmente cresceram com a esta história e as suas personagens. Já li muitos comentários a dizerem que os filmes não fazem assim tanto jus aos livros, mas eu cá adoro os filmes. Revejo sempre uns dois ou três dos filmes por ano.

    A saga "The Hunger Games" também está muito bem conseguida. Eu li os livros e achei que são fantásticos. Gostei do background por detrás da história da saga e da crítica que está nas entre-linhas. E também achei que as adaptações para o cinema foram bem feitas, embora eu ache que alguns detalhes deveriam ter sido melhor retratados.

    As restantes não conheço para além da saga "Alien", embora só tenha realmente visto um dos filmes. A acrescentar, no meu caso, só mesmo "Lord of the Rings"; de resto, não creio que tenha mais alguma saga favorita.

    ResponderEliminar
  10. Harry Potter e Resident Evil, sem dúvido! Apesar de cliché também acrescentaria o Chainsaw Massacre e o Saw - das minhas sagas preferidas, mas não pela qualidade (porque, vamos ser honestos, a partir do segundo ou do terceiro já não há muita novidade):p

    ResponderEliminar
  11. Harry Potter e The Hunger Games - muito amor por essas sagas! Durante muito tempo, eu não gostava de HP, só que depois comecei a ficar viciada em livros, via muitas vezes as referências a essa saga e decidi fazer uma maratona dos filmes. Vi os sete em dois dias e atualmente já li os cinco primeiros livros!! Nunca pensei que fosse amar assim tanto!
    Quanto aos THG, ando com uma vontade insana de reler os livros, mas o problema é que não os tenho e teria de pedir emprestado (e deixar para trás os livros que ainda tenho para ler xp). De qualquer das formas, quando tiver a oportunidade, compro a trilogia! :D
    Sempre estive bastante curiosa para ver Resident Evil desde os primórdios, e talvez esta seja a oportunidade perfeita antes das aulas começarem eheheh!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...