Pages

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Só no Verão é que se lembram


Verão. Altura em que as temperaturas aumentam e as roupas diminuem. Ao mínimo raio solar, multidões arrastam-se para a praia, movidas por um desejo incessante de colocar os presuntos a assar. Dos 8 aos 80, fatos de banho, ainda a cheirar a mofo, são retirados das gavetas e, apertados ou não, colocados sob corpos suados a precisar de arejar.

Mundialmente, existe toda uma preparação pré-época balnear. Podemos identificar dois grupos distintos de aficionados: aqueles que ao soar das 12 badaladas, e sob pretexto de resolução de ano novo, se inscrevem no ginásio, e aqueles que esperam até Abril/Maio para levar o corpo à exaustão em prol de selfies à beira da água.

Um pouco por todo o lado somos relembrados de que o relógio não pára e se queres dar um mergulho no mar, é bom que faças alguma coisa em relação a esse saco de gelatina a que chamas corpo. O ultraje. Começa a enchente de receitas à base de saladas, água e para os mais desesperados, um dedo na goela.

Seria hipócrita se dissesse que nunca sucumbi a este problema (não me refiro ao dedo na goela). Sim, raparigas que ainda pensam ser as únicas afectadas pelas pressões da sociedade em relação à imagem, o cromossoma Y passa pelo mesmo. Quando começo a pensar no suplício que é tirar a t-shirt em público sem ter um six-pack, sinto-me automaticamente uma porcaria.

É o "culto do corpo", dizem. A questão é, só devemos seguir um estilo de vida saudável de Junho a Agosto? Por onde andam essas reportagens, anúncios e publicações durante o resto do ano? Trata-se de uma generalização e como tal, existem excepções. No entanto, a esmagadora maioria das pessoas tem este tipo de pensamento, governado pelo receio de fazer má figura no seu fio dental ou calçonete.

É o que digo, só no Verão é que se lembram.

16 comentários:

  1. Eu não ligo a praia, por isso não ligo muito a isso.

    Mas comecei a fazer aulas de fitness em Maio, só para ficar um pouco mais saudável.

    ResponderEliminar
  2. No meu caso, mesmo que queira treinar no Verão,esquece. Só com este calor quase que desfaleço quanto mais num ginásio.
    Vou o ano inteiro, quando chega o Verão arrasto-me do trabalho para casa sem energia para o que seja.

    ResponderEliminar
  3. É que é mesmo ! Se bem que eu acho que hoje em dia as pessoas preocupam-se mais consigo mesmas durante o ano todo, mas sim é uma técnica de venda, claro. Altura de verão é que as pessoas se lembram que precisam de emagrecer.
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  4. É triste, mas eu sou aquela pessoa que passa o ano em prol do corpo de Verão ideal e nunca o alcanço. O estilo de vida saudável é perseguido o ano todo, assim como o exercício, tal como deve ser. Apenas não é pelas razões certas! Ai sociedade, àquilo que nos levas!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  5. Já me senti pressionada por causa da época de verão, mas se é para exercitar, que seja desde sempre! Tendo a consciência que tenho, acho um absurdo as pessoas só praticarem de uma vida saudável no verão. Não nego que durante esta época não procure por receitas e tudo o mais, mas é mais por uma questão de adaptação. No inverno quer-se algo quente, reconfortante, no verão é completamente o oposto! :P

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  6. É isso e a avalanche de anúncios a comprimidos e programas de emagrecimento...

    ResponderEliminar
  7. Felizmente acho que isso está a mudar um bocadinho no sentido em que "ser saudável" está na moda, e eu acho isso óptimo porque é perfeito para a nossa saúde e porque isso também inclui aceitar o nosso corpo, mesmo com aquela gordurinha extra aqui ou acolá.
    Mas claro, infelizmente esse ainda continua a ser o pensamento mais comum...

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Só se lembram no verão e na passagem de ano com as resoluções... ser saudável por 3/4 meses ao ano, não é considerado nada.
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  9. É estúpido pessoas que só nesta altura têm esses cuidados com a saúde/alimentação. É mau que o façam apenas para se mostrarem. Deviam ter como prioridade um estilo de vida saudável porque realmente querem viver mais e melhor e não porque durante 3 meses têm de andar de tronco nu. Eu ando num ginásio, o ano inteiro. Tenho uma alimentação equilibrada e cuidada, o ano inteiro. Porque mais do que o físico o psicológico e o organismo em si precisam de estar saudáveis.

    ResponderEliminar
  10. É verdade que há já muito anos que é assim, mas acho que também temos de admitir que cada vez mais as pessoas estão a tirar essa ideia de "ser saudável apenas para o verão" e a incorporar o "ser saudável o ano inteiro porque é benéfico para nós e não porque vamos fazer boa figura de bikini ou o que seja", o que já é um avanço.

    ResponderEliminar
  11. Faço exercício o ano inteiro por isso não me sinto pressionada :p Mas como costumo frequentar muitos balneários há três alturas do ano em que estão mais cheios: Setembro (quando tudo começa), janeiro (com as "promessas" de ano novo de terem uma vida mais saudável e aí entre maio e junho (só a pensar no corpaço de verão!

    ps. experimentei hoje o arroz doce com gelado e é tãaãããõ bom! Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que algo que considerava como "hábito estranho" se tornasse num sucesso gastronómico haha. Ainda bem que gostaste!

      Eliminar
  12. E depois entra-se numa rotina de dietas yo-yo ao longo de vários anos, e basicamente o feitiço vira-se contra o feiticeiro. A minha preguiça fala sempre mais alto, por isso nem faço uma coisa nem outra, mas não vejo a utilidade de fazer exercício físico e ter uma alimentação mais saudável durante apenas três meses ao ano. Voltar aos velhos hábitos é facilíssimo; não sei é se as pessoas pensam no pesadelo que é reverter isso tudo ao fim de nove meses sem fazer um cu. E se as pessoas nesta altura do ano ainda optássem por métodos saudáveis, mas parece mais uma corrida contra o tempo e para ver quem é que cai para o lado mais depressa, depois de ter levado o seu organismo até ao limite.

    ResponderEliminar
  13. Realmente, o povo foca no Verão como o desfile oportuno de mostrar-se o que na verdade não se é. Esquecem que depois do verão tem mais 3 estações, e não adianta ficar no efeito sanfona, isso só ferra seu corpo e seu psicológico...
    Em pensar que ser saudável também pode ser levado pelo lado negativo... É válido até, mas ser válido somente pro 3 ou 5 meses, é um desperdício de esforços...
    Adorei o texto! Só li verdades... Aliás a sociedade não anda sendo fácil para ninguém mais...
    Blog Seja Frugal

    ResponderEliminar
  14. As pessoas não se apercebem de que o corpo de verão trabalha-se de inverno.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  15. Acho mesmo estúpido as pessoas só se preocuparem com o corpo no verão. Ser saudável é algo que se tem de ser o ano inteiro, não é só no verão.
    Eu tento sempre ter uma alimentação equilibrada ( como alguns doces, mas só de vez em quando) e fazer exercício, e até agora tenho mantido o mesmo peso, não tenho andado em dietas malucas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...