Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O que se passa com a blogosfera?

Até parece mal dizer isto mas, já ando pelo mundo dos blogues há uma década. Nunca me senti tão velho como neste momento, uau. Passando por diferentes plataformas e várias contas, foi no blogspot que criei raízes.

Como sempre tive conteúdos em inglês, o meu primeiro contacto com a comunidade portuguesa de bloggers só aconteceu no ano passado, com o relançamento do Ghostly Walker  dito assim até parece que foi um grande evento com a nata da sociedade. Não é que fosse a minha principal motivação, mas após um ano no activo, confesso que esperava ter alcançado uma certa estabilidade no que toca à "atenção" do público.

Estamos a entrar na altura a que chamo de "limbo". Enquanto metade dos usuários abandona as suas páginas para curtir a vida, ou devido a exames, vão surgindo novos rebentos com o aumento das temperaturas e tempo livre. O certo é que no meio disto tudo, os que continuam por cá vivem numa espécie de cidade fantasma. Os últimos meses têm sido um autêntico faroeste por estas bandas! Só fardos de palha a voar por todo o lado.

Para quem está familiarizado com as correntes migratórias, isto não é novidade nenhuma. No entanto, é extremamente frustrante para a pequena parcela de pessoas que ainda oferece algo além da típica fotografia e legenda. Quem escreve por gosto não cansa, mas essa noção é muito poética e pouco realista. Por muito que apreciem, genuinamente, as vossas pequenas obras literárias, se não quisessem qualquer tipo de "atenção", não as partilhavam publicamente na internet.

Mal geral ou não, tenho notado que as estatísticas estão um lixo. Não é que antes fossem algo por aí além, mas ultimamente estão ridiculamente baixas. De entre os comentários, cada vez mais escassos, são poucos os que demonstram qualquer tipo de interesse  digamos que numa review de quatro álbuns de música, já pequena para não maçar os olhares mais sensíveis, dizerem apenas "Gosto da cantora X", é o equivalente a baixarem as calças e deitarem uma valente poia em cima do nosso trabalho. Sim, porque escrever algo que vá além de um conjunto fotográfico de outfits requer alguma pesquisa no departamento intelectual.

A juntar à festa está a originalidade, que foi pelo ralo graças a plataformas como a Primetag. Estou ansioso para descobrir qual será o próximo cliente, a seguir à La Redoute, e ler o quão apaixonadas sempre foram pela nova marca da semana. Parecendo que não, é um dia contaminado com bajulos forçados de 1001 pessoas, como se recebessem à comissão  é por clique, mas vá.

Costumo dizer que "é uma fase", mas se for o caso, está a durar mais tempo que o reinado da Casa dos Segredos em Portugal. Não me interpretem mal, isto não são lamurios de um despeitado. Tratam-se de meros divagos superficiais sobre algo cada vez mais evidente. As coisas estão a mudar, não me parece é que seja para melhor.


Blogosfera, parada ou nem por isso? A culpa é do tempo ou não vêm resultados e desistem?

15 comentários:

  1. "A LA REDOUTE ESTÁ LOUCAAAAAA 50% DE DESCONTO EM TUDO!" Acho que abri um post e bastou.

    Por muito que goste de dinheiro (e gosto, BASTANTE) não acho piada a entrar na onda só para poder ganhar uns centimos. Já cheguei a deixar de seguir um blogue porque fazia 3 posts por dia com a Primetag e ainda punha uma única frase a dizia nada mais, nada menos que "cliquem para me dar dinheiro".

    Acho que a coisa está mesmo relacionada com os exames. Há uma quantidade de bloggers que estão em hiatos por essa razão. Começo a achar que só nota a diferença quem já passou essa fase e já tem de agendar férias com o patrão.

    ResponderEliminar
  2. Isto está a entrar na fase dos exames/praia/férias e afins. Mas é verdade o que disseste...

    ResponderEliminar
  3. Falando por mim... Há alturas em que ando mais ocupada, com o trabalho, com coisas do dia a dia, e pouco tempo tenho para actualizar o blog, o mesmo acontece para visitar outros blogs... Mas no geral acho que as pessoas cada vez mais se andam a afastar... ja tive outro blog, do qual me desliguei... ja me afastei deste, ja voltei... umas vezes mais presente outras menos.

    ResponderEliminar
  4. Temo em dizer que a blogosfera "estabilizará" com a chegada do Verão, uma vez que este, nem vai, nem fica... Ainda assim, não acho que esta plataforma esteja a perder a sua "fama".
    *fingers crossed por bons bloggers e blogues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não necessariamente. Comparativamente ao ano passado, nesta altura, as coisas não estavam assim tão estagnadas. Falo por mim, mas senti uma quebra maior no que diz respeito a conteúdos e presença geral de usuários na blogosfera.

      Eliminar
  5. Acho que estando 80% da blogosfera na faculdade ou secundário, nesta altura do ano isto acaba por andar um pouquinho às moscas, que tem tudo de compensar o que pouco que fez durante o ano para passar nos exames e frequências (por mim falo!).
    Daqui a umas semanas espero que já volte tudo ao habitual :)

    ResponderEliminar
  6. Mais parado, sim. Mas percebe-se - há vida para além da blogosfera, e ainda bem que assim é! Se gostava de ver o rebuliço normal? Oh pá, gostava, mas se eu própria não tenho o mesmo tempo que tinha há uns meses...well. É por ciclos.

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. A blogosfera tem estado mesmo muito parado, mas sinceramente não sinto que seja da altura do ano em que é normal haver um maior afastamento. Sinto sim que está numa fase negativa como nunca antes tinha sentido

    ResponderEliminar
  8. oi, oi.

    realmente tá diminuindo a quantidade de interatividade entre os blogs e acho que a culpa é do Youtube. geral tá migrando pra lá porque tem preguiça de ler e bla bla bla. tem tbm a questão estudantil: muita gente tá pegando mais pesado nos estudos e sem tempo pra vida online. uma pena.

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
  9. Tu apareces-me sempre com publicações tão acertadas que às vezes assusta! XD
    Epá, eu apenas cá estou há meses, mas tenho vindo a reparar que muita coisa tem acontecido pela blogosfera... Ou uns emigram para o Youtube, ou outros têm de suspender o blogue devido à vida pessoal, outros ainda deixam de lado este mundo por não receberem pelo correio as elevadas expectativas de um blogue de sucesso em dois dias, acabando por desistir... Embora concorde com todo o teu texto, gosto de acreditar que estamos todos a atravessar um rio de inovação (e nem digo oceano porque ainda somos capazes de nos afogarmos nas próprias palavras!).
    Seja como for, eu vim para ficar o tempo que tiver que ficar. Por cinco, dez, quarenta anos, a verdade é que eu gosto imenso daquilo que faço e com as mudanças que hei de sofrer, ainda terei muito que partilhar!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que a blogosfera mudou muito ao longo dos anos mas muitas vezes o dia a dia das pessoas nem sempre ajuda.. elaborar um post ainda pode leva algum tempo, digo eu :)

    ResponderEliminar
  11. Suponho que os grandes culpados para esta pasmaceira serão os exames, pelo menos nesta altura!
    Agora também me senti um bocadinho velha porque ando pela blogo há quase 8 anos! Já somos quase uns dinossauros cá! xD
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Eu não sei o que se passa com a blogoesfera. Mas sinceramente, vejo publicidade a mais e muitas vezes, sem ser clara. E muitos comentários sem sentido, muitas vezes nota-se perfeitamente, que a pessoa nem leu nada. Comenta um, adorei o post, por ex. E depois seguem-se 5, 6 linha de publicidade ao próprio blog, com links e mais links, em que ficas a pensar se o teu blog é a montra de anúncios do pingo-doce. Enfim...

    Um bom fim de semana para ti, Ricardo :)

    ResponderEliminar
  13. Agora que mencionas isso, realmente vi uma boa quantidade (e não necessariamente no bom sentido) de posts referentes à La Redoute nesta semana; e agora que penso nisto, é que parece mesmo que cairam assim de paraquedas.

    Eu começo é a notar algum vazio mas mais geral, embora por estas alturas, o pessoal possa ter mais tendência a deixar os seus blogs mais ao abandono. Não que eu esteja super atenta a esta temática ou que siga uma enormidade de blogs (acho que nem que fosse só leitora conseguiria tamanha façanha), mas tenho notado que algumas pessoas vão entrando numa vida profissional mais permanente e os blogs vão ficando cada vez mais de lado, o que nalguns casos tenho mesmo muita piada porque eram excelentes blogs/bloggers. E depois acredito que haja uma altura em que a imaginação e criatividade se esgotem.

    ResponderEliminar
  14. Os exames são o grande motivo do " desaparecimento de muitos,porém a fakta de visualizações e comentários afetam qualquer um.
    Esperemos que,com a chegada das férias volte tudo ao normal.
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...