Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Irmãos 100% Opostos

Existe uma criatura na minha vida sobre a qual raramente falo, o meu irmão mais novo. O ser de fisionomia esguia a quem insisto chamar de criança (mesmo com os seus 17 anos), e outros nomes menos simpáticos mas igualmente hilariantes, não poderia ser mais diferente de mim.

Somos tal forma o oposto um do outro que durante um período da minha infância convenci-me que eu só podia ser adoptado. Ele é um uma brisa no inverno, branquinho como um copo de leite, e eu... um caramelo do Saara. Além do contraste chocante de tonalidades, não temos qualquer semelhança física. Sempre tive mais "carne" nos ossos  não se atrevam a chamar-me gordo — e ele só tem mesmo o esqueleto. Um tem olhos castanhos e o outro verdes; um cabelo fino o outro palha; um dentes direitos e o outro um desastre bíblico (pista: não sou eu).

Que nem uma mãe cadela que cuida de um gato abandonado como se fosse um dos seus cachorrinhos, temos uma óptima relação. Com o passar do tempo apercebemo-nos que as diferenças não se ficavam apenas pelo nosso exterior. Enquanto sou bom garfo e um amante de gastronomia em geral, ele é um esquisitinho. Não gosta de queijo (sim, é desses), eu salivo por qualquer um; adora bróculos e tudo o que seja confeccionado com morango (detesto); prefere os pastéis de nata queimados, eu os mais claros, e por aí fora. Até no que diz respeito à atracção pelo sexo oposto não estamos de acordo: para mim morenas e para ele loiras.

As personalidades não podiam ser mais distintas. Embora também seja extremamente tímido a início, quando estou à vontade com as pessoas sou o bobo da corte. Ele... é um dos plebeus na plateia. É uma mosca-morta e eu às vezes parece que estou ligado à corrente. O pior mesmo é o feitio. Admito que o meu nem sempre seja fácil mas o dele então, é de o acorrentar na cave até lhe passar o mau-humor.

Tenho um ódio de estimação a desporto, especialmente futebol. Qual é o sonho dele? Isso mesmo, ser futebolista profissional. Só podia, mas estou pronto para ser a sua Dolores. Sou mais virado para as línguas e um zero à esquerda a Matemática, ele é o contrário: uma desgraça a Língua Portuguesa e um pequeno génio àquela cujo nome não deve ser pronunciado. Nos tempos de escola era bastante organizadinho e precisava marrar para decorar a matéria. Ele consegue a proeza de ser altamente preguiçoso, estudar pouco ou nada, e ter notas superiores às minhas. #sounfair.

Podia ficar horas a enumerar uma lista infinita de tópicos nos quais as nossas essências divergem, mas acho que a criancinha já teve tempo de antena suficiente. Vá, talvez 100% seja excessivo, mas anda lá perto. Afinal, as únicas coisas que temos em comum são o gosto por filmes de terror, a Eurovisão e astronomia/logia.

Calculo que existam mais casos como o nosso, mas pergunto-me se é comum para irmãos, filhos dos mesmos pais, serem assim tão opostos. Talvez seja pela diferença de sete anos, who knows.


Têm irmãos? São parecidos ou nem por isso?

9 comentários:

  1. Tenho 4 irmãos, 2 rapazes e 2 raparigas (mas só 1 da mesma mãe e pai e sim, temos algumas parecenças, físicas e de carácter). Quanto aos meus "meios-irmãos", uma das minhas irmãs é muito parecida comigo fisicamente, a outra não, mas herdou o meu (mau) feitio (;

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho irmãos, mas tenho duas primas com diferença de um ano uma da outra e, embora muito diferentes fisicamente, têm gostos muito parecidos (elas pensam que não, mas são muito semelhantes).

    Como cientista social, tenho o sonho impossível de criar duas crianças (sem serem irmãs ou aparentadas) da mesma idade, no mesmo ambiente, com os mesmos valores e expostas aos mesmos estímulos e perceber quanto da nossa personalidade é inato.

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
  3. Tenho um irmão que é 6 anos mais velho do que eu e fisicamente não somos muito parecidos e então psicologicamente somos quase o oposto um do outro!
    Acho que o que nos "junta" mesmo é o gosto pelos Rallys, pela comida em geral (bons garfos, diga-se) e por dormir :)Ah, e o dia em que fazemos anos, eu faço a 20 de fevereiro e ele a 25 do mesmo mês (a minha mãe quase que acertava em cheio!). De resto, somos mesmo muito diferentes!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá ricardo! Que bom conhecer o teu blog, escreves tão bem :)
    O meu irmão também tem uma personalidade bem distinta da minha, eu sou a rebelde e ele o nerd. Temos 9 anos de diferença e embora nunca fossemos de beber copos juntos e fazer actividades no geral juntos, sabemos que sentimos um amor enorme um pelo outro e estamos sempre ali, quando o outro precisa.

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
  5. Acho que eu e o puto somos parecidos no sentido em que somos bué teimosos mas isso é de família LOL eu também dizia ao meu irmão que ele é adoptado porque eu sou muito morena e ele é loiro xD LOL mesmo em personalidade somos bué difícil.
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ Bloglovin'

    ResponderEliminar
  6. Os sete anos dizem tudo. Eu tenho um irmão, sete anos mais novo que eu. E para além de não nos darmos nada bem, também somos completamente diferentes na maneira de ser. Por isso, percebo-te bem, Ricardo :) By the way, ele chama-se Ricardo ;)

    ResponderEliminar
  7. Não tenho irmãos mas por aquilo que vou vendo dos que conheço, são todos basicamente bastante diferentes, ainda que uns mais do que os outros. Nunca conheci nenhuns irmãos que fossem parecidos, e digo isto em termos de personalidade. E comentando por uma perspectiva psicológica (ainda que de secundário), por mais que duas pessoas sejam criadas no mesmo ambiente e até sejam gémeos verdadeiros, as personalidades acabam sempre por divergir. Agora o que é que realmente leva a que isso acontença, só mesmo com umas muito melhores aulas de psicologia (que as minhas foram uma miséria). Mas também penso que o facto de terem vários anos entre vocês também faça diferença; vejo um pouco disso nos meus primos.

    ResponderEliminar
  8. Ahah que bom! Mas olha que não é da diferença de idades :p tenho a mesma diferença para o meu irmão (sou eu a mais nova), e não somos tão diferentes assim. No entanto, naquilo que somos diferentes, somos MESMO diferentes. Adoro-o de morte mas quando é para chocar a coisa fica feia ahah

    Jiji

    ResponderEliminar
  9. Eu não tenho irmãos, mas destaco-me dos meus primos por ser completamente diferente deles! Talvez seja pela idade (ter 18 ao lado de 14,6 e 3 não é nada, ora essa), mas a verdade é que eu nunca me identifiquei assim tanto com eles, exeto em certos pontos, mas nada mais... Mesmo assim, é sempre bastante engraçado repararmos nestas pequenas grandes diferenças e mesmo assim termos o ADN em comum!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...