Pages

quarta-feira, 6 de abril de 2016

TOP 5 | 'High School Bitch' Movies

Digam o que disserem, ninguém está imune ao brilho pegajoso dos filmes de temática adolescente. Os anos passam, as modas reciclam-se, mas a fórmula de sucesso é sempre a mesma: um grupo de raparigas populares terríveis contra a menina inocente e boazinha, com uma makeover à mistura.

(Guia prático da hierarquia nos cliques)
Embora não seja um consumidor voraz deste género cinematográfico, é incrível o legado intemporal que as vilãs cor-de-rosa deixaram na cultura popular norte-americana e não só. O fascínio por esta alcateia de indivíduos sem escrúpulos continua mais forte do que nunca. Desde a década de 70' que se iniciou uma espécie de culto da "cabra do secundário". Quanto mais mimadas, irritantes e cruéis melhor, ora vejam:

1970’s The Pink Ladies (Grease)
1980’s The Heathers (Heathers)
1990’s The Flawless Four (Jawbreaker)
2000’s The Plastics (Mean Girls)
2010’s The Chanels (Scream Queens, TV)

Se o título e a breve introdução não foram suficientemente óbvios, a publicação de hoje é dedicada a todas as Reginas George, e respectivos cliques, da sétima arte. Em prol de coerência não vou incluir uma das maiores vilãs de sempre, a Kathryn Merteuil de Cruel Intentions, mas não podia deixar de mencioná-la.

#5. Clueless 
YEAR: 1995 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Uma estudante rica e superficial do Secundário tenta aumentar a popularidade de uma nova aluna, enquanto lida com problemas amorosos.

OPINIÃO: Se apenas conhecem "Clueless" graças à "Fancy" da Iggy Azalea, reconsiderem as vossas opções de vida. Cher (nome da protagonista, não a cantora), é capaz de ser a menina mimada mais adorada de todos os tempos. Não chega a ser propriamente desprezível, mas tecnicamente, o filme enquadra-se no género. Os ingredientes estão todos lá, dinheiro, sentimento de superioridade, uma pitada de estupidez e claro, uma makeover!

#4. The Craft
YEAR: 1996 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Uma recém-chegada a um colégio católico cai nas mãos de um trio de adolescentes marginais que pratica bruxaria, evocando feitiços e maldições contra qualquer pessoa que as irrite.

OPINIÃO: Juntem magia a quatro raparigas anti-sociais e está criada a receita para o desastre. Sou suspeito por achar piada à componente do oculto mas... adoro este filme. Claro que não é a melhor obra cinematográfica alguma vez produzida, mas vi-o vezes sem conta em criança. Fairuza Balk é sublime no papel de Nancy Downs, a antagonista mais assustadora de sempre e má como as cobras, literalmente. Após acolher um novo elemento no grupo e iniciá-la no seu "culto", começa uma espiral de bullying, ofensas e violência, dignas de uma posição no top 5.

#3. Jawbreaker 
YEAR: 1999 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Três das raparigas mais populares de Reagen High matam acidentalmente a rainha do baile de finalistas com um jawbreaker durante um sequestro que corre terrivelmente mal.

OPINIÃO: Com uma narrativa bastante semelhante, podemos dizer que esta produção é a irmã mais nova de "Heathers". Numa vertente menos sangrenta mas igualmente desumana, o filme pode ser resumido em duas palavras: Rose Mcgowan. Graças à genética que lhe deu uma resting bitch face permanente, o papel da intragável Courtney assentou-lhe que nem uma luva. A indiferença da jovem face a morte da suposta amiga é chocante. Arrisco-me a dizer que das vilãs, aqui apresentadas, esta é a pior. É uma versão mais fria e calculista da personagem da Rachel McAdams.

#2. Mean Girls 
YEAR: 2004 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Após viver 15 anos em África, onde estudou em casa, Cady Heron entra pela primeira vez para uma escola pública e conhece as "Plastics". Tudo corria bem até que a jovem comete o erro de se apaixonar por Aaron Samuels, o ex-namorado da plastic queen bee, Regina George.

OPINIÃO: Sejam sinceros, quantas vezes é que já viram o "Mean Girls"? Se a resposta for "nunca", sinto muito.  Tinha 12 anos quando este filme estreou e é fascinante ver como ainda está presente na memória das pessoas. Quem diria que um milkshake entre o "Heathers" e "Jawbreaker" continuaria altamente actual. Aliás, a quantidade descarada de ideias retiradas da produção de 1988 é tal, que fiquei completamente estupefacto. Falsas, fúteis e pouco inteligentes, o esquadrão cor-de-rosa até um burn book criou onde escreviam barbaridades das colegas. Só não ocupam a primeira posição da lista por questões de falta de originalidade. Sorry Glen Coco.


#1. Heathers 
YEAR: 1988 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Para poder sair de um clique de meninas mimadas que está a destruir a sua reputação de boa rapariga, uma adolescente inteligente junta-se a um sociopata num plano para matar os alunos populares.

OPINIÃO: É muito simples, sem este filme nunca teriam existido outros como "Jawbreaker" ou "Mean Girls". Heathers é uma comédia negra que explora a hierarquia social dos jovens e questões bastante sérias. Além de bullying, homicídio/suicídio são alguns dos temas centrais. É incrível constatar que décadas depois, a categorização dos alunos em grupos de interesse ainda é relevante, os desportistas, nerds, emos, etc. O trio de "Heathers"  nome atribuído aos membros do clique mais popular e cruel da escola , consegue ser simultaneamente ridículo e eficaz. A magia dos anos 80. Tão depressa me ria como queria esbofeteá-las repetidamente.


Conheciam e/ou gostam de algum destes filmes? Preferem as "vilãs" ou as "boazinhas"?

13 comentários:

  1. Estou 100% de acordo que esta é uma fórmula de sucesso e não há praticamente ninguém que não tenha visto pelo menos um destes filmes!! O "Clueless" é um filme deste género que eu mais gosto mas fiquei bastante interessada em ver o filme "Heathers" .
    Ótima ideia para um post. Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei o Mean Girls, dentro do género é fantástico. Rio-me sempre imenso quando o revejo!

    Beijinhos,
    Sara

    http://lostinsarasworld.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ahahah adorei o teu post. Já vi quase todos os filmes que mencionaste e continuo a adorar :3

    Beijinhoos
    Cantinho da Suu de

    ResponderEliminar
  4. oi, oi.

    eu amo filmes com essa temática adolescente. tenho 21 anos, mas sinto-me preso ainda à adolescência, inclusive divulgaram recentemente um estudo afirmando que essa fase vai até os 24. ou seja...

    eu senti falta na tua lista de "10 things that i hate about you". esse tbm tem muitas meninas crueis. só listando um mais recente, tem D.U.F.F. adorei esse filme.

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não inclui o "D.U.F.F" porque a personagem da Bella Thorne é completamente irrelevante. Desconhecia esse estudo, mas explica muita coisa haha.

      Eliminar
  5. Só vi o Mean Girls, dessa lista.
    Mais recentemente, vi o D.U.F.F., mas não é o tipo de filmes que me prenda muito. Só em dias mais aborrecidos, em que não me apetece ver mesmo mais nada. :) Foi assim que cheguei ao D.U.F.F.

    ResponderEliminar
  6. Vi o The Craft e o Mean Girls. Os outros só conheço de nome =P

    ResponderEliminar
  7. Eu só vi e conheço Mean Girls e Clueless(graças à "Fancy" da Iggy Azalea)

    ResponderEliminar
  8. Não sei quem é a Iggy Azalea, mas acho o Cluless um filme adorável, o típico feel-good movie. E a protagonista é fofinha, não é como as Plásticas do Mean Girls :P

    ResponderEliminar
  9. Realmente a fórmula é sempre a mesma. Do teu top5 só conheço o The Craft e Meangirls e confesso que, na altura, adoreeeeeei o primeiro. Aliás, agora sinto que preciso de rever esta preciosidade! Provavelmente já não vai ter a mesma magia, mas já lá vão tantos anos...

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Faltou Pretty Little Liars! Mas a lista está bem boa. Eu prefiro as vilãs, pois as boazinhas costumam ser bem chatas.
    Abraços!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no título, é um top de filmes não séries.

      Eliminar
  11. Dentro deste género de filmes ADORO o clueless (a soundtrack ajuda - not gonna lie).
    Mean Girls, pelo menos para pessoas da minha idade, é quase um clássico.
    E como assim nunca vi o Heathers?!?! Vou já fazer download

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...