Pages

quarta-feira, 30 de março de 2016

Como ter um blog de sucesso em 5 passos

Um dos pensamentos mais recorrentes na mente de qualquer recém-blogger é "como ter êxito?". Muitos referem as mesmas dicas, politicamente correctas, do costume, como se de um disco riscado se tratasse. Para quê tudo isso? Sejamos sinceros, a resposta não tem nada que saber. Apresento-vos o guia realista para um blog de sucesso em apenas 5 passos:

#1. Ser rapariga
Se tiverem sorte, metade da batalha está ganha. Já viram que bom? Desafio-vos a fazerem uma lista mental de apenas cinco bloggers portugueses masculinos "conhecidos" vs femininos. Exacto. Não se trata de elas serem mais trabalhadoras que eles mas, como falam todas do mesmo, até podem ter um espaço medíocre que alcançam os 100 seguidores em apenas cinco publicações. Ainda existe um certo estigma com os bloggers masculinos, fora da indústria da moda, por parte de algumas meninas. Não se preocupem, não mordemos.

#2. Ter um blog de moda
Um estudo realizado pelo RF Journal indica que 98% das raparigas nesta plataforma tem um blog de moda. Não é preciso ser um especialista para perceber que a blogosfera está mais infestada que um ninho de ratos com wannabe fashionistas. Nada contra! Cada um tem o direito de falar sobre o que lhe interessa mas, comparativamente a pessoas de outras áreas, não precisam de se esforçar nem metade para conseguirem boas estatísticas e mais depressa. Facto. Confesso que já ponderei realizar uma experiência social e criar um blog de moda, fazendo-me passar por uma rapariga anónima, só para testar os dois primeiros pontos. That's right, I'm the Gossip Girl.

#3. Giveways
Método mais fácil para ganhar seguidores não há. Aliás, conheço pessoas que construíram o seu pequeno império desta forma. Triste, triste, é que nem com a "fama" conseguiram ganhar bom gosto. Podem ter a página mais horrível e conteúdo aborrecido do mundo que se oferecerem alguma coisa às pessoas, elas beijam o chão que vocês pisam. Como as regras para ganharem o prémio passam por seguir o blog e partilhar, constantemente, a publicação nas redes sociais, querem publicidade grátis melhor que esta? De 100 coitados que estiveram a trabalhar para vocês, só 1 leva a taça e a única coisa que vocês tiveram que fazer foi comprar algo (se for o caso) e enviar uma encomenda. Genial.

#4. Posts de outfits
Sem ideias para um texto com mais do que duas linhas? Não há problema, façam uma publicação só com fotos de uma fatiota vossa. Hey, até eu já vendi a alma ao diabo e fi-lo uma vez. Se for essa a orientação da vossa página, força. É uma óptima maneira de "falarem" de roupa e divulgarem, se possível, fotografias artísticas, sem grande esforço intelectual. 

#5. Exibam-se
Acontecia no hi5, depois no tumblr, instagram e agora até no blogspot. As pessoas adoram exibir-se para chamar à atenção. Rapazes com corpos tonificados e uma carinha laroca, não perdem a oportunidade para partilhar fotos em tronco nu sempre que possível. O equivalente aplica-se às raparigas. Produções reveladoras ou não, o certo é que quando atribuem um corporosto à vossa página, garanto-vos vão receber mais visitas. Nem precisam ser geneticamente abençoados. 

Para os mais distraídos, esta publicação foi construída sobre uma forte estrutura sarcástica, portanto não se ofendam que ficam com rugas.


Já se tinham apercebido destes cinco pontos? Seguem(iam) algum?

26 comentários:

  1. Eu por acaso acho que, se o souberem aproveitar bem, os bloggers masculinos estão em vantagem. Como há menos no topo, há mais lugares prontos a serem ocupados. Quanto aos Giveaways, tens toda a razão... é mesmo uma excelente forma para construir os números do blog e eu acho bastante válida. Ultimamente tenho apostado menos nisso, mas pretendo voltar à carga.

    De resto, acho que a chave passa por marcar a diferença. Já não há paciência para tantos blogs exclusivamente de moda, para tantos outfits e tantas reviews de produtos. Depois, a noção de sucesso varia, mas pessoalmente não tenho nenhum gosto especial em trabalhar "de borla" (porque o blog é, quando bem feito, um part-time) e não manterei o meu indefinidamente se não arranjar uma forma de o rentabilizar.

    ResponderEliminar
  2. Ja me tinha apercebido dessas condições imperativas. Mas a minha questão aqui é o que consideras um blog de sucesso? Podes ate ter 10k de seguidores mas quando o conteúdo nao é interessante, ou a interacção com os seguidores é aborrecida, isso nao torna um blog bem sucedido na minja opinião. Por exemplo, tenho algumas pessoas que me seguem, tem mobtes montes de subs e depois comentam sempre no meu blog um texto que eu vejo que é copy-paste e que é igual para todos. Isso nao é ser blogger. E para mim nao tem um blog de suceso porque nao me da vontade de la ir ler.

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Sucesso" é um termo universal, associado a "bons resultados e/ou popularidade". Não está, necessariamente, dependente do conteúdo. Não gostar ou "não ter vontade de ler" determinadas publicações não invalida, de modo algum, o sucesso da página.

      Eliminar
  3. É verdade tudo o que aqui fora dito: as raparigas têm mais "hipótese" de fama que os rapazes, ainda que já tenha visto blogs masculinos com muito mais conteúdo (por exemplo, o teu ahahah adoro o sarcasmo usado!).
    Por acaso também abordo moda no meu blog, mas deixo sempre um espaço para falar do que bem me apetecer, nem que seja simplesmente descarregar toda minha alegria ou tristeza por lá. É o nosso espaço, por isso acho que deveremos abordar aquilo que nos bem apetecer.
    Adorei o post :)

    Cidadã do mundo desconhecido
    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Pronto já fui. Está tudo explicado! x)

    ResponderEliminar
  5. olá Ricardo!
    Não imaginas as saudades que tinha de ler o teu blogue! Passei algum tempo ausente da blogosfera e deu nisto...
    Apesar de ser rapariga, toda a minha opinião que vou dar vai ser completamente neutra pois há certos aspetos no mundo dos blogues que referiste que me irritam profundamente!
    Deixa-me desde já dizer que concordo plenamente com tudo o que disseste neste post. Para ser um/a blogger de sucesso são "necessários" estes 5 passos; ser rapariga, ter um blogue de moda, realizar giveways, publicar outfits e exibir-mo-nos. Em Portugal (e até mesmo no resto do mundo) são mais falados os blogues escritos por mulheres do que por homens e, sinceramente, não entendo o porquê de tal coisa acontecer. Relativamente aos blogues de moda, é verdade que são os mais falados e isso revolta-me imenso pois só porque publicam uma opinião sobre um determinada pessa de roupa ou até mesmo acerca de um produto de cosmética (caso seja um blogue de beleza), têm logo sei lá quantas visualizações e seguidores, mesmo não percebendo nada do assunto! Quanto aos outfits, sim, já publiquei e tenciono continuar a fazê-lo.
    Desculpa o comentário ter ficado tão longo mas precisava de "desabafar" depois de ter lido a tua publicação e desculpa se, de alguma forma, pareci invejosa do sucesso de alguns/algumas bloggers mas isso não acontece.
    Gosto muito de ler este tipo de publicações, continua! :)
    Beijinhos grandes e muitas felicidades!
    Chamam-me Pequenita - https://chamammepequenita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Bem, eu sigo o facto se ser rapariga mas, nesse aspecto, não me foi dada grande escolha ;P Quanto ao resto, acho que tens razão...

    E, já agora, seres a Gossip Girl parece-me uma ideia de génio, conta comigo para te apoiar =P

    ResponderEliminar
  7. Gostei da tua sinceridade para começar.:p E sim, acho que concordo com quase tudo o que disseste, só na parte dos outfits é que discordo um bocadinho porque há quem faça esses posts mesmo por gostar e toda a sessão fotográfica e a posterior edição dá trabalho, mas claro, são poucos os casos assim e piores só o das famosas que dão a cara enquanto uma equipa enorme é que faz todos o trabalho.
    Mas é mesmo assim, na blogosfera há lugar para todos, resta-nos ser o mais fiéis a nós próprios e fazer as coisas de forma sincera.:)
    Ah, e de vez em quando um passatempo também não faz mal a ninguém, ahahah, mas quando exageram também não gosto claro.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. oi, oi.

    apenas rindo aqui do teu post, Ricardo! é bem por aí mesmo o caminho do sucesso na blogosfera. em resumo: acho que pra ganhar muitas visualizações e alguns bobinhos te idolatrando, tu tem que apenas continuar na mesmice, fazendo posts sobre moda, look do dia, comprinhas e recebidos... não tem nada útil, sabe? nada pra divertir, informar. é só consumismo em excesso. uma pena, né? tem tanta gente produzindo conteúdo bacana por aí, como o teu blog mesmo sempre com postagem originais e diferenciadas. :)

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
  9. ÓTIMO POST, juro que estou a rir às gargalhas com tanta verdade (:
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Assim que vi o título do post, percebi logo a "estrutura" que tinhas usado! Já tentei seguir o "Ter um blog de moda", mas apesar de ser uma área de que gosto muito, vi que não tinha nada a ver comigo! Passei para um blogue mais pessoal e foi das melhores coisas que fiz neste "mundo". Muitos parabéns, está deveras realista ahahaha :)

    ResponderEliminar
  11. Essencialmente, o que vende é a imagem e a moda. Já tinha percebido isso. Normalmente, os blogs com conteúdo têm poucos seguidos. Seguir um blog de moda ou cosmética é simplesmente mais fácil. São todos iguais e oh!, todos falam muito bem dos produtos que promovem. (Porque será?!) Não sigo nenhum blog do género, porque gosto daqueles que falam um pouco de tudo, mesmo que, de vez em quando, tenham um post sobre este ou aquele produto ou peça.
    É verdade que há mais bloggers femininos que masculinos, mas entendo quando dizes que há um certo estigma com os bloggers masculino, e nem entendo porquê. Acho que isso depende do que os seguidores querem ver/ler.
    ****

    ResponderEliminar
  12. Bem, sendo rapariga e estando muito longe dos 100 seguidores, diria que os pontos 1 e 2 estão de certo modo associados, ser rapariga só por si não é uma vantagem (como diz a Nádia, acho até que os bloggers masculinos são mais favorecidos, por serem tão poucos). Os posts exibicionistas ainda não encontrei, devo andar distraída´(mas se te lembrares de algum assim de repente partilha aí que quero apreciar um bocadinho também ;) ).

    ResponderEliminar
  13. Completamente de acordo. A questão dos blogs de moda é algo que me ocorre várias vezes, isto é, como é possível que existam TANTOS e que mesmo assim todos tenham tantos seguidores, por mais medíocres e pouco originais que sejam!? É que já ninguém pode com aquilo, já poucos trazem algo de novo. Mas têm audiência! Enfim. E os giveaways são de facto um truque genial. Nunca fiz nenhum, mas reconheço a utilidade a nível dos números e honestamente não coloco de parte a hipótese de o fazer (ainda que nem sempre atrai leitores efectivamente interessados, mas isso já é outra história).
    Adorei o post, o mais sincero sobre "como ter um blog de sucesso" que li até ao momento (porque aquela treta do "mantém-te fiel a ti mesmo, escreve sobre o que gostas", algo que por acaso sigo religiosamente e com que estou bem, não se traduz propriamente em «sucesso»).

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
  14. Concordo com tudo. Obrigada e parabéns por fazeres este post! :)

    ResponderEliminar
  15. É bem isso mesmo! A maioria dos blogueiros que existem são do sexo feminino, de fato. E elas tem um sucesso incrível.
    Bom final de semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Concordo com tudo. No entanto, isto só virou moda à relativamente pouco tempo, com a mediatização que as figuras famosas trouxeram aos blogues. Os blogues de opinião ou pessoais, são cada vez mais raros.

    ResponderEliminar
  17. O final do teu segundo tópico é qualquer coisa de hilariante. De fazer rir qualquer um, mas não deixas de ter toda a razão. Os blogs de moda estão muito mais na ribalta, e o resto... o resto anda numa espécie de limbo. Há certos blogs que deixei de seguir exactamente por esses mesmos giveaways, ou pela excessiva quantidade de publicidade a marcas. Para mim este género de blogs até nem me incomoda muito, mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista :)

    ResponderEliminar
  18. Visto que o meu blog é um bocado uma mistura de tudo (ou pelo menos é assim que o vejo), identifico-me apenas com o ser rapariga xD

    Em relação aos blogs de moda, realmente existem aos montes e sigo uns 4/5, mas, pessoalmente, não é o tipo de blog que mais goste de seguir (principalmente se for constituído apenas por outfits), é um tópico que gosto mais de ver "abordado" no youtube

    ResponderEliminar
  19. Sou «guilty» em dois dos 5. Publico outfits e sou rapariga, mas quer dizer não tenho culpa do sexo com o qual nasci né? :p
    Muito me ri com isto :p
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  20. Não concordamos com o primeiro ponto. Se há um ciclo já muito viciado para as raparigas, então os rapazes têm um mundo mais vasto a conquistar. Há sim, menos rapazes interessados em trabalhar para chegar ao topo. Ou alguns que ainda não têm o tempo e experiência necessário. Mas não achamos que seja um mundo feminino.

    Em contrapartida concordamos totalmente com o segundo ponto. Abranger qualquer assunto relacionado com moda abre imensas portar e traz um maior sucesso a qualquer blogue, pelo que abordar somente moda traz um sucesso bastante mais rápido que qualquer outro tipo de blogue.

    Quanto aos giveaways, também pode ser realmente uma forma para agradecer às pessoas por nos seguirem. Eu (Ela) participei em imensos passatempos de blogs e foi desta forma que conheci muitos dos que conheço e adoro habitualmente. Claro que alguns blogues deixei de seguir a seguir ao passatempo. Mas isso é como qualquer outra coisa na vida. Ainda assim é um número que acaba por não contar. Um blogue e o seu sucesso não se mede pela quantidade de seguidores, na nossa opinião. Nem é contra-senso ou triste efectuar giveaways. Há mesmo quem esteja interessado em brindar alguém, já que não se pode brindar todos. Nós somos a prova disso!

    Quanto aos outros dois pontos, percebemos a piada. Ainda assim nós também preferimos quando seguimos uma pessoa e podemos conhecer mais do que os seus colegas de trabalho de quem costumam falar mal, nos blogues anónimos. Preferimos quem dê a cara. Ainda que não liguemos, genuinamente, a quem pretende somente exibir-se. Gostamos de fotografias reais e não tanto de um teatro montado!

    ResponderEliminar
  21. Penso que não seja estigma.
    Mas sim os homens preferirem ter blogs doutros géneros (p.ex: tecnologia, carros, etc) a ter blogs de assuntos mais 'femininos', e as raparigas acabam por acompanhar bloggers com as quais se identifiquem mais (escritos por raparigas, com assuntos + "femininos").

    Sou rapariga. e gosto de procurar coisas sobre moda/maquilhagem/etc e não venho ao teu blogpara ler isso (obviamente xD) mas se quiser ver algomais variado, mais "social" digamos assim, ler um blog de rapaz ou rapariga já me é indiferente, e até apareço por aqui de vez em quando =)

    ResponderEliminar
  22. Só sou rapariga, o resto não é para mim. Também não quero ter um blog de sucesso, prefiro ter um bom blog :)

    ResponderEliminar
  23. Eu a achar que vinha aqui aprender algo e dou de caras com isto ahahaha

    ResponderEliminar
  24. Adorei este post e concordo com a maioria dos pontos.

    Ter um blogue de moda, mostrar outfits, etc. Este tipo de blogues, muito mais fácilmente têm sucesso e seguidores do que um blogue de fotografia, por ex. Agora quanto à questão do género, eu sigo vários blogues masculinos e adoro. Muito mais do que os de moda.

    E hoje em dia, o que me apercebo, é que muitos preferem ter um blogue com muitos seguidores e carregados de publicidade, do que propriamente ter um bom blogue, com bons conteúdos... E isso para mim, não me diz nada.

    Continua com o conteúdo interessante, Ricardo. Eu gosto de passar por cá ;)

    *Mudando de assunto, já viste o filme Unbroken, o invencível ? eu vi ontem e gostei bastante.

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...