Pages

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OSCARS 2O16





















Sem grandes surpresas e algumas injustiças confirmadas pelo meio, a 88ª edição dos Óscares ocorreu na madrugada deste Domingo, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Conduzida pelo comediante Chris Rock que apresentou um monólogo brilhante e irónico sobre a diversidade racial em Hollywood, referindo ainda, e com razão que, hoje em dia, tudo é considerado racista ou sexista, a gala foi dominada pela produção pós-apocalíptica Mad Max: Fury Road que das 10 nomeações arrecadou 6 prémios: Melhor Guarda-Roupa, Design de Produção, Caracterização, Montagem, Montagem de Som e Mistura de Som. 

O prémio mais importante da noite, Melhor Filme foi, previsivelmente, para Spotlight, que também venceu na categoria de Melhor Argumento Original. O mexicano Alejandro G. Iñarritu venceu pelo segundo ano consecutivo o Óscar de Melhor Realizador e Emmanuel Lubezki o terceiro consecutivo de Melhor Fotografia, ambos por The Revenant.

Leonardo DiCaprio e Brie Larson - Melhores Actores

Com uma estatueta cada ficaram Ex Machina (Melhores Efeitos Visuais), The Big Short (Melhor Argumento Adaptado), e Inside Out (Melhor Filme de Animação passando à frente do sublime Anomalisa.

Nas categorias de representação, as minhas previsões (AQUIrevelaram-se certeiras com Brie Larson a ser distinguida com o galardão de Melhor Actriz, pelo fenomenal desempenho em Room, e Leonardo DiCaprio de Melhor Actor, em The Revenant  com um excelente discurso sobre o aquecimento global e uma Kate Winslet chorosa.

Alicia Vikander foi considerada a Melhor Actriz Secundária pelo fantástico papel em The Danish Girl e o inglês Mark Rylance, o meu preferido, conseguiu superar os favoritos do público, Sylvester Stallone e Mark Ruffalo, como Melhor Actor Secundário em Bridge of Spies  só é uma vergonha a interpretação fortíssima do jovem actor Jacob Tremblay em Room ter sido ignorada.

Alicia Vikander e Mark Rylance - Melhores Actores Secundários

O prémio de Melhor Banda Sonora foi, merecidamente, para o mestre italiano Ennio Morricone pelo filme The Hateful Eight, de Quentin Tarantino, enquanto a vitória de Sam Smith com a aborrecidíssima canção "Writting on the Wall" (Spectre) na categoria de Melhor Canção Original foi uma das maiores injustiças da noite. A Lady Gaga deitou a casa a baixo com uma performance poderosa e comovente sobre vítimas de abusos sexuais em campus universitários. Apesar de ter recebido uma ovação de pé e deixado os actores feitos em lágrimas, perdeu.

Confiram a baixo a lista de vencedores das categorias principais com as minhas previsões e preferências:

Melhor Filme
Vencedor: Spotlight
PREVISÃO: SPOTLIGHT ou THE REVENANT
PREFERIDO: MAD MAX: FURY ROAD e BROOKLYN

Melhor Actor
Vencedor: Leonardo DiCaprio - The Revenant
PREVISÃO: LEONARDO DICAPRIO
PREFERIDO: LEONARDO DICAPRIO

Melhor Actor Secundário
Vencedor: Mark Rylance - Bridge of Spies
PREVISÃO: SYLVESTER STALLONE (Creed) ou MARK RUFFALO (Spotlight)
PREFERIDO: MARK RYLANCE

Melhor Fotografia
Vencedor: The Revenant
PREVISÃO: THE REVENANT
PREFERIDO: THE REVENANT, MAD MAX: FURY ROAD e SICARIO

Melhor Filme Animação
Vencedor: Inside Out
PREVISÃO: INSIDE OUT
PREFERIDO: ANOMALISA e INSIDE OUT

Melhor Documentário
Vencedor: Amy
PREVISÃO: AMY

Melhor Realizador
Vencedor: Alejandro G. Iñarritu - The Revenant
PREVISÃO: ALEJANDRO G. IÑARRITU ou GEORGE MILLER
PREFERIDO: GEORGE MILLER - Mad Max

Melhor Actriz
Vencedora: Brie Larson - Room
PREVISÃO: BRIE LARSON
PREFERIDA: BRIE LARSON

Melhor Actriz Secundária
Vencedora: Alicia Vikander - The Danish Girl
PREVISÃO: ALICIA VIKANDER ou KATE WINSLET (Steve Jobs)
PREFERIDA: JENNIFER J. LEIGH (The Hateful Eight) e ALICIA VIKANDER

Melhores Efeitos Especiais
Vencedor: Ex Machina
PREVISÃO: MAD MAX: FURY ROAD
PREFERIDO: EX MACHINA e MAD MAX: FURY ROAD

Melhor Canção
Vencedor: Writing's on the Wall - Spectre
PREVISÃO: WRITING'S ON THE WALL
PREFERIDA: TIL IT HAPPENS TO YOU (The Hunting Ground) e SIMPLE SONG #3 (Youth)

Melhor Filme Estrangeiro
Vencedor: Son of Saul
PREVISÃO: SON OF SAUL


Viram a gala dos Óscares? Os vossos favoritos venceram?

10 comentários:

  1. As duas maiores injustiças são mesmo o facto de o Jacob Tremblay não ter sido nomeado e o de a música Til It Happens to You não ter ganho. Fiquei muito triste com ambas as coisas. :/

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso estava a torcer por spotlight, gostei tanto, mas tanto do filme :D
    (Tens conteúdo tão interessante <3)

    ResponderEliminar
  3. Soltei um gritinho involuntário com a vitória de Mark Rylance - não estava mesmo à espera, mas foi a melhor surpresa do noite. Já o conhecia de Wolf Hall e acho que (sendo um ator de palco) traz uma leveza e uma lufada de ar fresco ao cinema. É fenomenal. De resto, adoro a música de Ennio Morricone desde sempre e emocionei-me quando ele se emocionou. Quanto ao prémio de melhor atriz secundária, acho que todas mereciam muito, especialmente a Alicia, a Kate Winslet e a Rooney Mara. Estaria bem entregue a qualquer uma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fomos dois! Tive a mesma reacção ao ver o Mark Rylance ser anunciado como vencedor. Ele era de longe o meu favorito na categoria de Melhor Actor Secundário, mas estava mesmo convencido de que iriam dar o prémio ao Stallone ou ao Ruffalo. Quanto à Actriz Secundária, só discordo da Kate, o papel dela no "Steve Jobs" não me pareceu digno de uma nomeação sequer.

      Eliminar
  4. Finalmente o Leo levou a estatueta para casa! Na minha opinião, foi totalmente merecido (adorei a reação da Kate Winslet xD). Não conseguir assistir à gala em direto, mas a entrega dos principais Óscares esteve de acordo com aquilo que eu esperava :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo, acho que o Sam S. é um ótimo cantor extremamente bom, na minha opinião, mas não foi de todo merecido. Em relação aos filmes, fui ver o The Revenant e adorei achei-o muito bom, as personagens estiveram todas altura e o prémio para melhor fotografia foi bem merecido :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  6. Adorei seu resumo e suas previsões. Achei essa edição do Oscar maravilhosa.
    Boa semana pra você!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda não vi a gala, mas fiquei satisfeita com a atribuição de alguns prémios. Adorei que o DiCaprio finalmente tivesse ganho por todos os papéis incríveis que ele já teve :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda não vi o "Room" mas não duvido que o Jacob Tremblay tenha feito uma prestação suficiente para ser nomeado para os Óscares. Agora em relação ao prémio para melhor música, sim também concordo que foi uma injustiça. Apesar da música ser bonita e de os filmes do 007 terem boas bandas sonoras para o género cinematográfico, a verdade é a música da Lady Gaga tinha muitos mais motivos para ganhar. Não só a música é linda e tem uma mensagem mais do que importantíssima, como aquela prestação por si só deveria-os ter convencido a alterar o vencedor à última hora (se tal fosse possível). De resto, penso que a cerimónia foi o previsível do costume. Com tantas entregas até esta, é fácil ir-se adivinhando os vencedores.

    ResponderEliminar
  9. Tive pena do filme Anomalisa não ter ganho melhor animação, gosto muito de stop motion e este foi bem inovador. Mas na maioria concordo com os vencedores, excepto melhor canção, preferia a da Lady Gaga, que arrasou. Um dos momentos altos da noite para mim foi a entrega do Oscar ao génio, Ennio Morricone. Tenho pena que o Leonardo DiCaprio tenha recebido o Oscar pela actuação que menos gostei dele, é um óptimo actor, mas já teve actuações melhores, mas mereceu o Oscar pela carreira magnífica que tem :)

    Linha Reta | Facebook | Instagram | Pinterest

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...