Pages

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Is it too late now to say sorry?


A internet é um mundo de ilusões. Uma plataforma de aparências, onde até o ser mais insignificante à face da terra se torna num bully com uma voz maior que o Everest. Embora não conheça 99,5% dos meus seguidores pessoalmente, gosto de pensar que me consideram uma pessoa minimamente decente. 

Não é segredo para ninguém que sou bastante opinativo. Nem é preciso ser um tema interessante para defender o meu ponto de vista como se a minha vida dependesse disso. O problema é que, simultaneamente, sinto uma necessidade enorme de agradar os outros. Visto como uma qualidade para alguns, considero-o um dos meus maiores defeitos

Ao longo de quase um ano de Ghostly Walker, já redigi diversas críticas à comunidade de bloggers e à sociedade em geral. Não estou aqui para lavar roupa suja. Como expliquei na introdução do último "Já chega, não?", o meu objectivo é simples, relatar situações de modo a que se gere um diálogo e, consequentemente, possamos evoluir. Se é algo ambicioso e até pretensioso da minha parte? Talvez, mas tentar não custa.

A minha principal preocupação é alguém achar que o estou a atacar directamente. Apesar de ter sempre um ou outro indivíduo específico em mente, posso dizer que nunca expus ninguém. Nem é preciso, se tiverem a mínima consciência sabem quando a carapuça vos serve ou não. O certo é que o tempo vai passando e bloggers que outrora eram comentadores regulares na minha página, desapareceram sem deixar rasto, mas continuam a seguir-me. 

Sim, tenho tendência a dramatizar mas neste caso estou inocente. Não estou a falar de semanas ou um mês que seja, refiro-me a praticamente meio ano de silêncio total. No entanto, encontro-os diariamente activos em outros blogs. Talvez seja paranóia, mas é estranho. Ainda por cima continuo a comentar as suas páginas como se nada fosse, portanto não me podem acusar de mesquinhice por não retribuir a atenção. O cu pode não ter nada a ver com as calças, mas foi inevitável juntar 1+1.

Quantas vezes não comento este e aquele blog por falta de vontade ou por não considerar a publicação interessante  é normal, acontece-nos a todos  mas nunca mais o fazer, é no mínimo peculiar. Posso estar a pensar demasiado e a criar teorias da conspiração, mas tendo em conta que a minha linha de conteúdo se mantém focada nas mesmas áreas desde o início, é óbvio que fico a pensar que os ofendi de alguma maneira e não que a qualidade caiu em pique.

Não escrevi este texto à procura de validação ou para ser banhado com palavras encorajadoras a massajarem-me o ego. Não me interpretem mal, são sempre bem-vindas, mas não é o caso. Trata-se de um desabafo e esclarecimento de que por muito que as minhas opiniões às vezes possam entrar no território cabrêz, não é com maldade. A cima de tudo tento ser cómico, se consigo ou não isso já é outra conversa. Estou de consciência tranquila mas na eventualidade de alguém estar ofendido, peço desculpa. O mais certo é não ser nada de especial, mas não me sentia bem se não o fizesse.

16 comentários:

  1. Acho que se na realidade estivesses a atacar alguém em concreto com as tuas publicações, isso notar-se-ia. Fazer isso é realmente imaturo, e infelizmente não é nada que não aconteço pela internet fora. Mas creio que se nota bem que o que dizes não é para atacar ninguém. Falando por mim, nunca achei que assim fosse, daí ter continuado como tua seguidora.
    É claro que é inevitável falar sobre coisas que não gostamos e saber que isso acontece no nosso blog. Por exemplo, já falei que não gosto de situações em que vêm ao blog, à publicação mais recente, responder a um comentário que deixei no blog dessa pessoa, e nem sequer se dêem ao trabalho de ler a publicação que escrevi. Para isso mais vale responder no próprio blog. E isso continua a acontecer, e apesar de saber de alguns bloggers que fazem isso não foi uma boquinha indirecta para eles. É algo que acontece, simples.

    ResponderEliminar
  2. Leio praticamente todas as tuas publicações, apesar de não comentar sempre e muito sinceramente não me parece que tenhas alguma vez ofendido alguém com as mesmas. És bastante sincero aqui no TGW e acho que é isso que as pessoas mais gostam neste teu cantinho... o facto de seres direto e de nos mostrares as tuas opiniões com palavras tão concretas. Eu continuo a adorar o blogue e apesar de não concordar com tudo, é claro que estamos de acordo em imensa coisa. Isto para dizer que, se realmente isso aconteceu, não tens qualquer culpa no cartório nem te deves sentir mal por tais acontecimentos. O importante aqui é seres honesto contigo próprio e escreveres sobre o que mais gostas. Se a carapuça vai servir a alguém que vai ficar terrivelmente ofendido... well, não podes fazer nada contra isso. Let it go... :)

    ResponderEliminar
  3. oi, oi.

    eu não me importo nem um pouco com as suas críticas, na verdade, me identifico muito com elas, porque passo por situações semelhantes, só nunca tive a iniciativa de torna-las públicas. parabéns pela coragem!

    eu acho que é cada um é livre pra fazer o que quiser. se a pessoa se sentiu ofendida com algum texto teu e deixou de vir por aqui, quem perdeu foi ela, pois o teu conteúdo. não acho que vc deveria escrever sobre isso ou se importar tanto com números.

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço os elogios, mas não compreendi a questão dos "números". Em momento algum fiz referência a qualquer tipo de estatísticas. O meu "problema" não foi ter perdido um comentador enquanto número, mas sim a preocupação de ter ofendido alguém.

      Eliminar
  4. Ao ler isso, quase que parece que leste o meu pensamento e desabafaste pelos dois!

    ResponderEliminar
  5. Tentar agradar a todos é algo impossível e que raramente corre bem. Se fores fiel a ti próprio e as tuas opiniões forem verdadeiras, ninguém tem que ficar chateado, porque é só uma opinião e não é nenhum ataque pessoal directo. Todos somos livres de dar a nossa opinião e de escutar ou não a dos outros, e como tu próprio disseste acho que o essencial é que se crie um diálogo e se conheçam novos pontos de vista que te levem a pensar "olha, realmente, se calhar até pode ser assim...". Mas compreendo perfeitamente que, por vezes, seja mais forte do que nós tentar agradar a todos.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Belo post!
    Falo por mim, nem sempre te comento, porque o meu tempo tem andado mesmo apertado, mas mal possa, venho cá dar um salto. És dos meus bloggers favoritos, por seres assim, REAL.

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/2016/01/into-woods.html PASSA PELO ÚLTIMO POST! :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que poderão haver outras razões para que certas pessoas deixem de comentar, além de terem ficado ofendidas com algum post. Pessoalmente, a parte mais aborrecida de ter um blog é a "obrigatoriedade" de comentar em muitos blogs, seja porque comentaram o meu ou porque quero que mais bloggers me conheçam. Há aqueles que leio porque os conteúdos me interessam mesmo - o teu está nessa categoria - mas a maioria visito por como parte do "trabalho" associado a ter um blog. Calculo que muita gente seja assim e acontece que, como conhecemos tantos e cada vez mais blogs (a cada semana conheço uns novos dez) alguns acabam por ficar esquecidos.

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que fazes muito bem em exprimires a tua opinião e aliás tens imenso jeito para o fazer, escreves bem e consegue-se ir ao encontro do teu ponto de vista, falo por mim. Não existem muitos blogs como o teu, que sejam de opiniões, ideias fixas, existem blog que falam do que as pessoas querem ler, normal termos as nossas ideias, opiniões, criticas, o que seja, e acho que fazes bem em escrever isso mesmo, não quer dizer que seja com maldade, se respeitares os padrões de bons modos acho que todas as pessoas deviam de encarar como uma pessoa que sabe opinar, e bem.
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que esse desaparecimento pode dever-se a outros factores. Às vezes vou 'abandonando' blogs totalmente sem querer! E quando recebo um comentário dessa pessoa penso 'eish, nunca mais visitei este blog!' e lá tento ir.
    Percebo o que dizes, também me sinto estranha quando isso acontece. Mas pode ser por vários motivos! Além disso, e agora indo de encontro ao que disseste não se pode agradar a gregos e troianos como se costuma dizer. Mais vale esquecer o assunto e deixar para lá. Se a pessoa quiser ler e comentar, óptimo. Se não, paciência! ;)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que apenas expressaste a opinião de muitos bloggers. E não atacaste ninguém em particular, por isso sente-te sempre livre para partilhares a tua opinião :)

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho os blogs que visito frequentemente e nem sempre comento porque não há nada que eu possa acrescentar. Considero que seja melhor às vezes não dizer nada que "inventar". Mas entendo, eu quando publico espero que os blogs que eu sigo venham comentar porque é assim que eu sei que leram. De certa forma é uma contradição o que disse, mas secalhar entendes!

    ResponderEliminar
  12. Acho que, se dizes as coisas com bom senso e dentro do razoável, que é a ideia que tenho das tuas publicações aqui no TGW, podes dizer o que quiseres. Se não estás a ofender ninguém, então, força. Vais encontrar pessoas que se ofendem por tudo e por nada, ou aquelas que só se lembram de ti quando o rei faz anos ou quando lhes convém. A vida online é como a offline.
    Também é verdade que, quando criamos um blog, temos intenção de ser lidos, seguidos e opinados. E quando acontecem coisas assim deixam-nos um pouco desmotivados, especialmente quando é notório que este ou aquele blogger vai aparecendo para "chamar a atenção" e quando isso não é correspondido, ai jesus. Às vezes, custa, mas temos que aprender a filtrar tudo isso e bola para a frente.
    ****

    ResponderEliminar
  13. Acho as tuas publicações genuínas, e se as pessoas não aceitam isso, então o problema acaba por ser principalmente delas.
    Por outro lado, achei muito fixe da tua parte pedires desculpa. Às vezes não compreendemos bem a razão pela qual a pessoa ficou ofendida, pode ser algo simplesmente pessoal, cabe-nos a nós sermos corretos na forma como lidamos com a situação.

    www.thestylenovella.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Já tinha saudades de vir ao teu blog ma com as coisas a fazer ando muito afastado disto, infelizmente. Chego aqui e vejo este post deixa-me a pensar que parece existir alguma "revolta" dentro de ti mas fazes muito bem em escrever estes textos de desabafo e esclarecimento, é bom para ti e para nao haver mal entendidos!

    Abraço (:
    NEW POST! Blue Jeans, White Shirt!

    ResponderEliminar
  15. O teu blog é um dos meus favoritos, e não estou a ser lambe botas! Só não comento há algum tempo por falta de tempo, meu. Btw, adoro a tua sinceridade com um toque cómico, e a capacidade que tens em pegar em temas tão simples e torná-los interessantes. Não senti em momento algum que estivesses a atacar alguem em especifico e sim no geral.Continua com o ótimo trabalho que tens feito :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...