Pages

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ASMR | Orgasmos Cerebrais

No ano passado a minha namorada apresentou-me ao fenómeno ASMR e a minha vida nunca mais foi a mesma. Como a Marta explicou nesta publicação, o Autonomous Sensory Miridian Response, em português, Resposta Autónoma do Meridiano Sensorial, não é mais que uma espécie de estímulo visual e/ou sonoro que transmitem ao espectador/ouvinte uma sensação de relaxamento e eventualmente, sono. 

Lembro-me como se fosse hoje do dia em que ela me mandou o primeiro vídeo do género. Era um Sábado à tarde e estávamos no Skype extremamente aborrecidos. A minha reacção inicial foi hilariante, ela que o diga. Ao ouvir uma mulher a sussurrar "dentro" dos meus ouvidos, arranquei os fones com uma rapidez digna do Speedy Gonzales. Ao final da noite já estava viciado.


A popularidade destes vídeos deu-se ao facto de ajudarem as pessoas que sofrem de ansiedade e que, como eu, têm dores de cabeça e insónias terríveis. O efeito é praticamente imediato, e provavelmente já o sentiram antes: um arrepio no topo da cabeça que pode correr até à coluna. A sensação de massagem cerebral ou as popularmente conhecidas "festinhas", são de tal modo eficazes que ficamos quase em estado de transe.

Cada pessoa tem um ponto sensorial diferente, portanto o que resulta para uns pode não funcionar para os outros. Por exemplo, a minha namorada gosta de vídeos de roleplay de maquilhagem que combinem o estímulo visual e auditivo, já eu sou o fã número um do som de mãos e massagens de cabeça/costas  comigo os estímulos visuais só resultam com massagens. Curiosamente, ela prefere as ASMRistas femininas e eu os masculinos.


Existem vários tipos de conteúdo audiovisual, sendo os mais comuns:
1. Vozes suaves e calmantes;
2. Sussurros próximos a um microfone, como se fossem os nossos ouvidos;
3. Roleplays (cortar cabelos, barba, "exames médicos" ou até do Christian Grey);
4. Manuseamento de objectos que provoquem sons distintos como luvas de borracha ou folhas de papel;
5. Ruídos feitos com a boca como estalar os lábios.

Embora dispense, a componente mais popular de ASMR é a atenção exclusiva para os seus visitantes, apoiadas de afirmações positivas. A grande maioria dos comentários no youtube referem que a simulação de sermos apenas nós e aquela pessoa, provoca uma sensação de conforto enorme e acreditamos que tudo correrá bem.


Não vos julgo se estiverem a pensar que isto é uma fantochada, já pertenci a esse clube. A verdade é que desde que comecei a ouvir ASMR à noite, já não tenho problemas em adormecer, é tiro e queda. Até mesmo durante o dia, se estiver mais stressado com alguma coisa, é só colocar os fones nos ouvidos e relaxar. O único defeito é que se fizermos disto um hábito diário, é possível que deixem de sentir os estímulos temporariamente, mas não se preocupem, basta um ou dois dias off e voltam ao normal.

Hoje em dia estou de tal modo familiarizado com este fenómeno que tenho uma lista 12 ASMRistas favoritos e até os trato pelo nome próprio, algo que a minha namorada aproveita para gozar comigo. Aconselho-vos vivamente a darem uma oportunidade a esta experiência e lembrem-se que se nenhum dos vídeos que apresentei ao longo da publicação funcionar, precisam de explorar a comunidade e encontrar aquele que melhor se adequa a vocês.

Já conheciam ASMR? Ajudou-vos a relaxar?

17 comentários:

  1. Desconhecia completamente e apesar de para já não ter sentido nenhum efeito, pode ser que a ver mais uns videos as coisas mudem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, cada pessoa tem um ponto sensorial diferente, portanto é normal que nenhum destes funcione contigo. Tenho a certeza que se navegares um pouco pelo youtube conseguirás encontrar algum que o faça :)

      Eliminar
  2. This is sooooooo weird, cruzes xD quando chegar a casa experimento. A ver se consigo adormecer mais cedo :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Próximo post no meu blog: "Perdi o meu namorado para o ASMR".
    Embora eu até goste da sensação de sono que me deixa, não fiquei tão crazy como tu. Além disso eu gosto imenso de estímulos visuais enquanto isso a ti não te diz nada. Isso deixa-me super intrigada, como muda tanto de pessoa para pessoa.

    ResponderEliminar
  4. oi, oi.

    não conhecia esse fenômeno. na verdade, ninguém da minha casa sabia. ouvi com fone e nas caixas amplificadas pra todos ouvirem e, por aqui, geral curtiu, inclusive querem saber mais sobre.

    eu não tenho tanta dificuldade pra dormir, mas, sempre tem aqueles dias em que a gente fica brigando com a insônia, né? sem dúvida alguma, essa é uma boa alternativa.

    adorei conhecer mais sobre ASMR. :)

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por te ter apresentado algo novo! A melhor opção para sentir os chamados "formigueiros" é com os fones nos ouvidos, se for com colunas não surte o mesmo efeito :)

      Eliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar em tal coisa.:P

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia isto! Fui logo buscar os auscultadores para testar um pouco todos os vídeos. Julgo que o último foi o que mais me convenceu, mas obviamente teria de o ouvir todo. Mas é como escreveste, apesar de ser uma coisa via internet, parecem estar mesmo aqui, é super intimista! Vou explorar mais, podias partilhar o teu "top 12"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Destes quatro vídeos o último é precisamente o meu favorito! Por acaso pensei em mencionar os 12 nomes, mas parecia-me uma lista muito longa haha.

      Eliminar
  7. Como é que nunca tinha ouvido falar disto?!? Muito obrigada por partilhares! O que resultou melhor comigo foi definitivamente o segundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! O segundo é um dos favoritos da minha namorada, mas comigo não resulta. Só demonstra como varia de pessoa para pessoa :)

      Eliminar
  8. Deu curiosidade! Como é que nunca vi nada sobre o assunto? lol

    ResponderEliminar
  9. Desconhecia mas fiquei suuuuper curiosa e vou ver mais alguns vídeos :)
    Acho tão querido já os tratares pelo nome ahaha

    ResponderEliminar
  10. Fiquei SUPER curiosa e só é pena não conseguir testar agora. Logo à noite é certinho. Muito obrigada pela partilha, a minha irmã tem insónias e eu vou partilhar isto com ela. Pode ser que ajude :)

    ResponderEliminar
  11. Não fazia ideia disto mas fiquei curiosa. Eu tenho algumas dificuldades em adormecer e portanto, acho que esta noite vou experimentar.

    Cátia »« Blog Meraki

    ResponderEliminar
  12. Eu (Ele) sempre que estou com insónias costumo ver massagens no youtube e transmite essa mesma sensação de tranquilidade e bem-estar. Tenho mesmo que experimentar isto!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...