Pages

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A Maldição de Janeiro

Estou com um sério caso de preguicite aguda e bloqueio criativo. Durante nove meses li inúmeras publicações a exporem este fenómeno mas confesso que me passava um pouco ao lado. Parece que o período de gestação terminou e o meu néctar imaginativo esgotou-se.

Inicialmente pensei que fosse um problema meu, mas não. A cada dia que passa esta maleita faz um novo refém. Nas últimas semanas a lista de nomes a querer desistir ou a fazer uma pausa temporária no blogspot é quase superior à de Schindler. Calma, chama-se humor negro.

Tenho noção que muitos de vocês, universitários, estão em época de exames (as minhas estatísticas que o digam), e como tal, têm outras prioridades, mas isso não significa que tenham que encerrar as vossas páginas. O mundo não vai acabar por se ausentarem. Ao menos a vossa desculpa é justificada, já eu não tenho uma. Estou em casa, com todo o tempo do mundo, e nem assim tenho vontade ou imaginação para escrever.

Não vos vou maçar com as habituais "dicas" para combater a falta de inspiração, até porque se tivesse alguma fórmula mágica não estaria a escrever este texto. Já saí de casa, ouvi música, cantarolei, vi filmes/séries, li e nada. O que me deixa curioso é o porquê de passarmos por estas fazes menos... interessantes. 

Não sei se é por estarmos na semana da blue monday (o dia mais deprimente do ano), em que supostamente voltamos à realidade depois da época festiva; se já começaram a desistir das resoluções de ano novo, ou se por e simplesmente o culpado é este frio insuportável. Uma coisa é certa, Janeiro é um mês amaldiçoado  até as celebridades têm falecido em efeito dominó.

Quando renovei este blog fiz um compromisso comigo mesmo, não o abandonaria como fiz a tantos outros. Por enquanto tenho conseguido arrancar temas da minha cartola, mas já passei por dias em que ponderei seriamente não escrever nada. Sempre é preferível a fazer as chamadas publicações da treta, aquelas que são só para encher chouriços e que todos nós já escrevemos. 

Todo este desabafo para dizer que se eventualmente estiverem a passar pelo mesmo, não se preocupem que é um mal geral, e tal como tudo na vida, passa. 

Boas notícias: faltam 9 dias para terminar o mês. Más notícias: ainda faltam 9 dias para terminar o mês.


Costumam passar por estes bloqueios frequentemente ou é algo esporádico? 
Passam depressa ou são longos?

21 comentários:

  1. Estes dias são chatos, acontecem quando temos tempo livre para escrever, nos que estamos com a agenda preenchida não falta temas giros para teclar e o tempo?! Ninguém o vê

    ResponderEliminar
  2. Eu ando a passar por um. Não me sinto minimamente preocupada. Não preciso do blogue para continuar a viver; não tenho de cumprir números ao final do mês; o blogue é um passatempo, não um trabalho nem uma obrigação. O que costumo fazer é: se não me apetece escrever não escrevo; quando a vontade surgir (e quando volta costuma vir com força) irei escrever como se nada tivesse acontecido antes. Tão simples quanto isso.

    ps: escreveste bem mais do que eu ao longo deste mês. Espero que isto faça com que te sintas ligeiramente melhor :)

    ResponderEliminar
  3. oi, oi.

    quem nunca passou por isso? de vez em quando eu passo por isso, mas, ainda bem que é algo passageiro. já, já vc volta com todo o pique.

    eu tento de todas as formas ficar se postar, mas, no dia em que eu não tiver nenhuma história da minha vida pra contar ou dica, eu paro. quando surgirem novas, eu volto. afinal, blogar não é uma obrigação, é um hobby.

    sorte aí.

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
  4. Eu sabia que não era a única com esta "maldição^", mas a minha já me acompanha desde Setembro...

    ResponderEliminar
  5. Pois, também já tinha ouvido falar do fenómeno de Janeiro na blogosfera. Como sou nova nisto ainda estou cheia de ideias, portanto não sei o que isso é (se bem que às vezes tenho todas as ideias do mundo mas não me apetece escrever sobre nenhuma delas). Julgo que a "solução" é mesmo não exigirmos imenso de nós, falta de inspiração acontece a qualquer um e estar a escrever apenas porque sim, porque temos receio que os leitores nos abandonem, é escusado - é como escreveste, não vale a pena encher chouriços.
    JÁ AGORA: Comecei a ver o Mr Robot e o The Fall completamente influenciada pelas sugestões que deste no início do mês e estou, obviamente, a adorar. Na verdade já vi as 2 temporadas do The Fall e estou a terminar a do Mr Robot (tenho demasiado tempo livre haha).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yay! Fico feliz que estejas a gostar de "The Fall" e "Mr. Robot", são realmente séries fantásticas :)

      Eliminar
  6. Adorei o texto x) A minha inspiração também anda no cano e francamente, não me apetece usar o trabalho como desculpa!! Neste momento também é só ler, ver filmes e séries em tempo livro. CREDO!!
    E sim, foge dos posts de encher chouriços ^^

    ResponderEliminar
  7. Essas boas e más notícias foram demais ahah o meu problema nem passa por não ter ideias, mas sim viver na preguiça o que me "impede" de atualizar o blogue, porque tirando isso, tenho sempre temas... Okay, estou a ser bastante otimista porque há dias em que quero escrever e só falta na cena um jarro que possa partir, mas enfim x)
    Isso já te passa, Ricardo. Quando deres por ti, vais escrever tanto que até te cansas! :P

    avidadelyne.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Não stresses, e mesmo neste texto sobre a falta de inspiração conseguiste ser bastante engraçado como sempre. A má notícia é que já gastaste a opção de escrever sobre não saber o que escrever.ahahah Brincadeira. Isso passa e não é motivo para deixares o blog.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre tive fases em que tinha tempo e não tinha imaginação para temas ou que tinha as ideias mais fantabulásticas de sempre mas não tinha tempo para as pôr em prática.
    No entanto, tal como disse no início, são fases e esse bloqueio criativo há-de passar. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  10. Por aqui estamos a passar exactamente pelo mesmo, mas acresce-se a falta de tempo que é cada vez maior, este ano.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que é meio negativismo considerar janeiro um mês amaldiçoado, eu lembro que falava com a minha irmã sobre a morte dos artistas e ela disse "deve estar tendo uma festa lá no céu, nós nem fomos convidadas... Também né, só VIP". Morrer é o destino natural dos seres humanos, estranho seria se não tivessem morrendo...
    Eu tenho vestibular - e aliás, é amanhã - mas estou super de boa com o blog, até tenho completado alguns posts que estão como rascunho e depois só vou precisar postar!
    Eu acho que o segredo contra a falta de criatividade é falar o que der na telha, como você fez. Não tem o que falar? Fala sobre não ter o que falar! Veja como o seu post ficou legal citando o falecimento das celebridades, blue mondays e uma piadinha de humor negro, todo mundo se sentiu inspirado para comentar, hahaha.
    Eu espero que fevereiro te agrade mais!
    Beijos e até mais :*
    http://thesecretshoot.site90.com/

    ResponderEliminar
  12. Tira uns tempos mas volta que eu gosto de espreitar aqui o cinema e as séries, embora não respondas a ninguém lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é verdade. Sempre que se justifique, respondo às pessoas (inclusive aconteceu neste mesmo post). Agora, se recebo comentários que em nada acrescentam à conversa, do género "tenho instagram há uns anitos" é suposto dizer o quê, "Fixe"?

      Eliminar
    2. Eu aqui já te fiz várias perguntas, inclusivamente houve uma que até a repeti. O mesmo aconteceu no meu blog. Também te pergunto ou tento falar contigo...
      Mas eu gosto de vir aqui e continuarei a vir, mesmo que não ME respondas :)

      Eliminar
    3. Não, uma vez fizeste um comentário normal sobre um filme e como não havia nada de concreto a responder, não o fiz. Depois comentaste um "?" e na altura nem tinha percebido porquê. Todas as questões directas são respondidas, como sempre o fiz. Quanto às respostas no teu blog, é verdade, como a grande maioria dos utilizadores do blogspot, não costumo voltar a um post que já tenha comentado a não ser que tenha colocado uma questão à pessoa. Não é por mal, mas no caso de não dizer nada à espera de resposta, não vejo o porquê de lá voltar :)

      Eliminar
    4. Não tens de lá voltar pois as notificações recebem-se no mail 😆

      Eliminar
    5. Para quem seleccionar a opção, não é o caso :)

      Eliminar
  13. Estou exatamente como tu! Uma espécie de bloqueio mental, nunca sei que escrever! Ou melhor saber sei, mas sinto grande aborrecimento porque acho que os temas ficam sempre iguais!
    Espero que isto passe rápido sinceramente, porque não tenho a mínima vontade de me desligar deste mundo. É uma fase piorzita :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  14. Eu estou com pouca imaginação, sim.
    Estive ausente, fui a Londres e quero fazer umas publicações acerca da minha viagem mas também ainda não tive muito tempo para vir aqui.

    Cátia »« Blog Meraki

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...