Pages

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

TOP 7 | Tim Burton Movies



Calculo que começassem a estranhar o facto de ainda não me ter pronunciado sobre o Halloween. Pois bem, considerem oficialmente aberta a época das bruxas aqui no Ghostly Walker. Vou ser franco, à excepção de uma vez quando era uma criancinha inocente, nunca fui de celebrar o tão americano "Dia das Bruxas". No entanto, isso não significa que não adore esta celebração, ainda que seja à distância.

Sendo "terror" um dos meus géneros cinematográficos de eleição, não é surpresa nenhuma que tenha uma certa atracção pelas as temáticas sobrenaturais e assustadoras. Aliás, já realizei uma lista "7 DIAS, 7 FILMES DE TERROR" com algumas longas metragens que considero interessantes. Posso ser excepção à regra, mas adoro um bom susto. 

Não podia iniciar esta season se não com o Tim Burton, o Rei do Halloween. Reuni os meus sete filmes favoritos, dentro deste género, do director/realizador norte-americano num top que podem consultar em baixo. Para quem ainda desconhece o meu gosto por simbolismos, o porquê de serem 7 filmes é pura e simplesmente porque associo de imediato ao filme The Ring (2002). 


#7 Beetlejuice (TRAILER)


Sinopse: Um jovem casal morre num acidente de automóvel e, sem se aperceber imediatamente, passa a pertencer ao mundo dos espíritos. No além, os problemas não terminam, existe burocracia, e ao se verem com dificuldades em expulsar a família que habitou a sua casa, o casal terá que se esforçar para o fazer sem ajudas ou então, recorrendo ao bio-exorcista Beetlejuice  o maior vigarista de todos os fantasmas.

Opinião: Vou ser muito sincero, não me lembrava deste filme. O facto de o ter visto pela segunda vez há coisa de uns dois anos e mesmo assim não me recordar da história toda, diz muito. Ainda assim, e para não ser injusto, estou a revê-lo enquanto escrevo esta mini-review, ah! Tal como outros trabalhos de Burton, aqui prima a fantasia/comédia do que propriamente o terror. Se não gostam de sustos e preferem enredos mais leves mas sem perder a componente visual característica do Tim, Beetlejuice é um óptima escolha. Com grandes nomes do cinema como Geena Davis, Alec Baldwin, Michael Keaton e Winona Ryder no elenco, chegou a ganhar um Óscar em 1989 de "Melhor Maquilhagem".


#6 Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (TRAILER)


Sinopse: Após 15 anos afastado de Londres, Benjamin Barker (Johnny Depp), regressa à cidade com sede de vingança e utilizando a alcunha de Sweeney Todd. Transforma a sua antiga barbearia numa loja de fachada para vender tortas feitas pela Sra. Lovett (Helena Boham Carter), e com o seu apoio, Todd volta a trabalhar como barbeiro numa sala a cima da loja. Porém, o grande objectivo dele é vingar-se do juiz Turpin (Alan Rickman) que o enviou para a Austrália sob falsas acusações, para que pudesse roubar a sua mulher e filha.

Opinião: Baseado num famoso musical da Brodway, Sweeney Todd tornou-se num filme de terror e suspense nas mãos de Tim Burton. Quanta a esta versão da história, as opiniões dividem-se: há quem adore e quem odeie o resultado final. Vou ser franco, detesto musicais, mas este é dos poucos que consigo tolerar. Talvez por ser a dupla Depp e Boham Carter, mas conseguem captar a minha atenção a cada minuto, sem nunca se tornar maçador. O único aspecto negativo é sem dúvida o final. Que valente treta!


#5 Frankenweenie (TRAILER)


Sinopse: Depois de perder inesperadamente o seu cão Sparky, o jovem Victor recorre aos poderes da ciência para trazer o seu melhor amigo de volta à vida — se bem que com algumas diferenças... Ele tenta esconder a sua criação do mundo, mas quando o seu pequeno companheiro sai à rua, os colegas de escola de Victor, professores e a cidade inteira apercebem-se que entrar em contacto com o mundo dos mortos pode ter consequências monstruosas.

Opinião: Quem originou a expressão "o cão é o melhor amigo do homem" merecia um prémio. A razão pela qual o Frankenweenie mexeu tanto comigo deve-se ao facto de ter sentido na pele a dor de perder um cão. Chamem-me insensível, mas sofri mais com a morte do meu Scooby do que com alguns familiares. Não me vou alongar muito no assunto porque não quero pensar em coisas tristes, mas este filme é uma verdadeira montanha russa emocional. Além de momentos bastante cómicos, há uma cena no final do filme que vos vai deixar em lágrimas, isto é, se tiverem sentimentos.


#4 The Nightmare Before Christmas (TRAILER)

Sinopse: Jack Skellington é o Rei das Abóboras na cidade de Halloween. Ele está aborrecido de repetir sempre as mesmas rotinas todos os anos para celebrar a noite das bruxas. Certo  dia, descobre por um acaso a cidade do Natal e fica de tal maneira impressionado com os costumes natalícios, luzes, músicas e boa disposição que pretende ser ele o Pai Natal e colocar toda a cidade de Halloween encarregue dos preparativos da quadra.

Opinião: Lembro-me de ser bem novinho e de estar a dar este filme na televisão. Na altura, não achava piada nenhuma a este tipo de animação, portanto nunca tinha assistido a esta vertente cinematográfica do Tim Burton. Há uns dois ou três anos atrás, foi graças à minha namorada que lá vi o "Estranho Mundo de Jack" (em português), e consegui apreciar a técnica stop motion em toda a sua glória. Além de ser uma história muito divertida e visualmente cativante, a música "This is Halloween" ficou-me gravada na memória durante semanas. 


#3 Sleepy Hollow (TRAILER)


Sinopse: Ichabod Crane (Johnny Depp), um agente policial de Nova Iorque, foi enviado para a pequena cidade de Sleepy Hollow para investigar um caso que relaciona decapitações com lendas de folclore. Segundo os habitantes da cidade, o assassino é um cavaleiro sem cabeça vindo das profundezas do inferno para se vingar.

Opinião: O Dia das Bruxas não é o mesmo se não vir este filme. Sleepy Hollow é uma adaptação ao famoso livro de Washington Irving, "Headless Horseman" ("A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", em português), e que no fundo se trata de uma versão romantizada de um folclore americano. A Direcção de Burton é um dos pontos altos desta adaptação por conseguir combinar na perfeição os estilos clássico e gótico, apoiando-se de um cenário assustador e uma trama repleta de elementos sobrenaturais que viajam entre a fantasia da lenda e o terror dos homicídios.


#2 Corpse Bride (TRAILER)


Sinopse: Num vilarejo algures no século 19, depois de ensaiar cuidadosamente o seu próprio casamento, o jovem Victor vai para o bosque praticar e simula a cerimónia enfiando a aliança num galho. Qual é o seu espanto e desespero ao ver que afinal aquele galho era mesmo um dedo da "Noiva Cadáver", que agora diz ser a sua noiva legal. Arrastado até à Terra dos Mortos, Victor é forçado a casar-se com a Cadáver, enquanto a sua verdadeira noiva, Victoria, está desolada à sua procura no mundo dos vivos. Embora o outro lado seja mais animado que o meio vitoriano em que cresceu, o jovem depressa se apercebe que não há nada capaz de afastá-lo da sua verdadeira amada. 

Opinião: A par do "Nightmare Before Christmas", este foi outro filme que só vi este filme pela primeira vez há uns três anos atrás e por insistência da minha namorada. Se estão minimamente familiarizados com o trabalho do Director e Produtor norte-americano, sabem já sabem o que esperar deste filme: cenários mórbidos, personagens complexas e peculiares (aspecto e personalidade), sequências musicais viciantes, e muito entretenimento. Só não me conformo com o final!


#1 Edward Scissorhands (TRAILER)


Sinopse: Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um homem artificial que mora sozinho num castelo no topo de um monte. Como o seu criador morreu antes de lhe conseguir dar mãos, ele possui tesouras no lugar dos dedos. Ao ser acolhido por Peg, Edward apaixona-se pela sua filha, Kim (Winona Ryder), mas nem todas as pessoas vão compreender este amor. A sua aparência fora do comum impede-o de se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelo às mulheres do bairro. Para combater a sua solidão interior, o jovem também demonstra os seus dotes criativos através da poda de arbustos ou ao esculpir imagens no gelo. Vítima da sua inocência, Edward é amado por uns e perseguido e usado por outros.

Opinião: Já perdi a conta à quantidade de vezes que fiquei colado ao ecrã a ver "O Eduardo Mãos de Tesoura" (em português), mas enquanto não me cansar, é uma tradição a manter. Algumas pessoas ficam admiradas quando lhes digo que este é o meu filme favorito do Tim Burton, mas não há como não o adorar! Os cenários coloridos, as vizinhas alcoviteiras e a tremenda prestação do Johnny Depp é o suficiente para convencer qualquer um. Esta longa de 1990 derrete-me o coração e confesso que me faz chorar devido ao desfecho final. Problemas de um romântico incondicional.


Conheciam e/ou gostam de algum destes filmes? Quais são os vossos favoritos?

13 comentários:

  1. De todos esses filmes, só me recordo de ter visto "A noiva cadáver", e não foram poucas vezes. Se os outros já me passaram pela vista, nem por conta. Mas como adorei as sinopses e as tuas opiniões dão que pensar, estou decidida a tirar uns dias para pôr os tantos filmes que tenho em dia, incluindo estes.
    Uma ótima publicação (como sempre) e bastante cativante. Parabéns.

    avidadelyne.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Excelente publicação! Sou uma amante do Tim Burton, especialmente em época do Halloween, tem uma ligação tão especial pelas suas fantasias assombrosas que me fascinam. Praticamente a minha lista é muito identica a tua, mas eu punha em primeiro lugar o Nigthmare Before Christmas porque é mesmo um filme que adoro do coração. Os restantes, fantásticos..como se espera do Burton! ♥

    xoxo, Sofia Pinto
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
  3. Fazendo scroll down ao longo do post estava à espera de ver Eduardo Mãos de Tesoura, simplesmente um épico! Adoro o filme :)

    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/ *

    ResponderEliminar
  4. Adoro que tenhas usado uma imagem do Vincent para a capa e depois nem referes a curta, shame on you! Adoro essa curta, até foi a estreia dele na animação.
    Relativamente aos filmes, acho que o Beetlejuice foi o único que ainda não vi (ou pelo menos não me lembro de o ter visto).
    É impossível não adorar o Frankenweenie (apesar de, para mim, ser too close to home) mas o meu favorito tem mesmo de ser a Corpse Bride. A história e a animação é linda, adoro o contraste de cores do mundo dos mortos vs. o mundo dos vivos. E aquele dueto de piado é a melhor coisa de sempre. O Nightmare Before Christmas é o meu segundo classificado porque adoro o Jack como "sandy claws" ahah. O Sweeney Todd também é um amor.
    Gosto demasiado do Tim Burton para continuar a enumerar o que adoro em cada filme. Se continuar nunca mais saímos daqui.

    ResponderEliminar
  5. Tim Burton é um génio , e eu adoro os seus filmes , consigo vê-los vezes e vezes seguidas , adorei o post !

    ResponderEliminar
  6. Sim para todos!
    Mas os meus favoritos são mesmo Edward Scissorhands e The Nightmare Before Christmas. Vi, ambos com 10 anos. Sonhei com tesouras a fazer de dedos durante tempos e tinha medo de ir para a semana às escuras, ia sempre a correr. O que é certo é que são os únicos filmes que me recordo vivamente e que, todos os anos tenho que os rever - A mensagem foi mudando.
    Adoro adoro adoro! :D. Ah, não sei se sabes mas o The Nightmare Before Christmas foi a primeira longa metragem (salve erro) a ser feita a 24fps, imagina a quantidade de fotografias.

    ResponderEliminar
  7. Quero muito ver o "Eduardo Mão de Tesoura", a minha mãe adorou quando o viu (há imenso tempo) :)

    ResponderEliminar
  8. Para tudo ! Sério que todos esses filmes e animações são do Tim Burton ? Não conheço muito a respeito dele, mas só vejo comentários ótimos e os filmes que assisti confirmam tudo que li e escutei por ai.
    Da sua lista assisti todos menos The Nightmare Before Christimas e Sweeney Tood (apenas algumas cenas).
    Amo todos os outros, principalmente Frankenweenie e Edward Scissorhands porque consigo captar um sentimentalismo extra nas duas estórias. Ambas me emocionaram bastante..
    Adorei o post e o blog, parabéns !

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito dos filmes do Tim Burton. De todos os que estão na lista, só não conheço o n.º 7. Primeiro, adoro os cenários e situações sobrenaturais, góticas e meias grotescas, mas depois há sempre o lado extremamente humano em tudo isso. Acho que o Tim usa o primeiro para dar intensidade ao segundo, tal como se vê no final do "Eduardo Mãos de Tesoura" e do "Frankenweenie". Há muito mais nas entrelinhas que sustos e medos do escuro ^^
    ****

    ResponderEliminar
  10. Olá, obrigada pelo comentário já sigo o blog!
    Já vi todos não vi o primeiro terei de ver.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Sou tão flop no que toca ao cinema, que só ainda vi dois dos filmes do Burton: Edward Scissorhands e Corpse Bride. São ambos uma fofura <3 Tenho MUITA curiosidade em relação ao The Nightmare Before Christmas, e muita preguiça também para o sacar. Os restantes citados não me atraem :s

    ResponderEliminar
  12. Eu por acaso adoro por completo o Beetlejuice, até perdi noção da quantidade de vezes que o vi! Não sei bem porquê, mas adorava aquilo haha. É esse e o scissorhands, que saudades, quero ir já vê-lo pela milésima vez! Impossível não gostar dos filmes do Tim Burton. <3
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Li Tim Burton no título e fiquei com toda a vontade de ler o post sempre à procura de novidades... Ainda que tenha noção que já vi todos os filmes deste autor, fico sempre na esperança de que haja mais um... ahah
    Adoro todos. Todos mesmo, sem excepção!

    _Ela.

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...