Pages

sábado, 31 de outubro de 2015

TOP 1O | Classic Horror Movies

Recebem um doce se souberem de que filme é esta beleza exótica.

Em Abril prometi escrever um post sobre os meus clássicos de terror favoritos. Seis meses passaram, e que melhor dia, senão o das bruxas, para cumprir com a minha palavra. Por esta altura não é segredo nenhum que tenho um soft spot por este género cinematográfico. Aos nove/dez anos de idade comecei a assistir a algumas cassetes (sou tão velho), que o meu pai coleccionava e foi assim que tive o primeiro contacto com filmes como Alien - O 8.º Passageiro (1979), A Mosca (1986), e o Pesadelo em Elm Street (1984). Não é de admirar que tenha uma mente tão perturbada...

"Já não se fazem filmes como antigamente", ouve-se muito por aí. Esta indústria até pode estar em constante evolução, mas tendo em conta a quantidade de remakes desnecessários que são feitos, especialmente no campo do terror, só prova o contrário. Não é qualquer pessoa que vai compreender a beleza deste tipo de "clássicos". A primeira coisa a ter em atenção é que as noções de "susto" não eram as mesmas e os efeitos especiais eram altamente rudimentares. Imagens de um comboio a dirigir-se na direcção dos espectadores, era o suficiente para fazê-los ir a correr trocar de cuecas. Hoje em dia já não é bem assim, queremos sempre mais e pior. Tudo isto para dizer que grande parte dos filmes que aqui falarei podem não ser propriamente assustadores, mas são autênticas obras-primas da sétima arte.

É de realçar que não vi todos os "clássicos" alguma vez feitos, portanto é normal que possa faltar um ou outro mais conhecidos. A lista está organizada segundo as minhas cotações no IMDb.



























#1. Alien (1979)
NOTA: 9/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Na viagem de volta a Terra, uma nave de mercadorias, recebe uma transmissão desconhecida de um planeta vizinho. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um ser estranho que se hospeda no seu corpo. Trata-se de um alienígena mortífero que vai acabar com a tripulação um a um. 

OPINIÃO: Há quem seja obcecado com Star Wars ou Lord of the Rings, eu sou com a saga Alien. Assim que vi a capa da cassete parecia uma criança numa loja de brinquedos, fiquei vidrado. Desde então já o devo ter visto um milhão de vezes e nunca me canso. Pensar que um filme de 79 tem tamanha qualidade técnica que até um Óscar de Melhores Efeitos Especiais venceu. Para os mais novos, Prometheus (2012) é uma prequela a esta história. Ridley Scott é um visionário e a  Sigourney Weaver uma bad ass


#2. The Shining (1980)
NOTA: 9/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Jack Torrance chega ao elegante e isolado Overlook Hotel, com a sua mulher e filho. O objectivo é aproveitar a solidão e escrever um livro, ao mesmo tempo que serve de zelador do espaço, que durante o inverno costuma ficar abandonado. O escritor nunca tinha lá estado, ou será que tinha? A resposta vai ser encontrada numa reviravolta de eventos de loucura e morte.

OPINIÃO: Pensei duas vezes em incluir este filme e o Alien na lista. Embora sejam considerados como uns dos grandes clássicos de terror, a verdade é que sempre os considerei um thriller e sci-fi, que outra coisa. Baseado na obra homónima de Stephen King, não compreendo como é que o Jack Nicholson e a Shelley Duvall não receberam uma indicação aos Óscares de Melhor Actor e Actriz pelas suas performance geniais. Não esperem muitos sustos, mas sim uma agonia do início ao fim.


#3. Psycho (1960)
NOTA: 9/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSEA secretária Marion Crane rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga de carro, enfrenta uma forte tempestade, engana-se no caminho e vai dar a um velho hotel à beira da estrada. O estabelecimento é administrado pelo atencioso Norman Bates, que nutre um forte respeito e temor pela sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem imaginar o perigo que a espera.

OPINIÃO: Depois de muito adiar, finalmente vi este filme no início do ano. Embora seja praticamente impossível replicar o efeito causado pela sua exibição original (lá está o que referi sobre as diferentes noções de medo), "Psycho" mantém-se como um thriller psicológico macabro e inquietante. Aborda temáticas como o Complexo de Édipo, travestismo, adultério, homicídios, perturbações mentais, e até corpos exumados. O meticuloso trabalho de câmara aliado à banda sonora, e um argumento bem estruturado, resulta numa enorme tensão junto do público e suspense em volta da narrativa. A adaptação do livro com o mesmo nome de Robert Bloch, valeu a Alfred Hitchcock quatro nomeações aos Óscares, incluindo "Melhor Director" e "Melhor Actriz Secundária".


#4. The Texas Chainsaw Massacre (1974)
NOTA: 8/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Dois irmãos viajam com três amigos até à antiga casa de campo do seu avô, para se certificarem que o seu túmulo não foi violado. O que os jovens desconheciam é que numa casa da vizinhança habita um assassino de motosserra em punho que pretende caçá-los e aterrorizá-los, juntamente com a sua família de canibais.

OPINIÃO: De longe um dos meus filmes favoritos da lista. Confesso que vi os remakes primeiro, e apesar de ter gostado, não se comparam com o original. Pode ser um cliché mas adoro este tipo de histórias em que o "grupo de amigos" vai sendo caçado um a um. O espectador nunca sabe quem será a próxima vítima e adoro esse sentimento. Só de imaginar o assassino a correr atrás de mim pela floresta já estou a ficar com ansiedade haha!


#5. The Exorcist (1973)
NOTA: 8/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Quando uma adolescente é possuída por uma entidade misteriosa, a sua mãe procura a ajuda de dois padres para salvar a filha.

OPINIÃO: Sempre que vejo este filme penso o mesmo, "falta qualquer coisa". É considerado um dos, se não mesmo, o maior filme de terror de todos os tempos, mas não concordo. Tem os seus momentos, mas não me lembro de ter sentido medo uma única vez. Dito isto, o guião está fantástico e o trabalho da caracterização e maquilhagem é impressionante. Com 10 nomeações aos Óscares, vendeu dois nas categorias técnicas.


#6. Rosemary's Baby (1968)
NOTA: 8/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Um casal jovem muda-se para um apartamento novo, onde são rodeados por vizinhos e ocorrências peculiares. Quando a mulher dele fica misteriosamente grávida, a paranóia sobre a segurança do filho que traz no ventre começa a controlar a sua vida.

OPINIÃO: Brilhante. Após uma série de acontecimentos estranhos, desde a morte de uma inquilina e mais tarde de um amigo do casal, até ao comportamento quase anormal dos seus vizinhos extremamente atenciosos, a protagonista começa finalmente a aperceber-se que algo está errado. Passei mais de metade do filme angustiado sem saber quando é que ela ia abrir os olhos! Sem revelar demasiado, digamos que o complexo de andares tinha uma reputação por, em tempos, ter sido utilizado para praticar magia negra. A Mia Farrow foi convincente no papel de uma mãe preocupada e merecia uma nomeação de "Melhor Actriz".


#7. A Nightmare on Elm Street (1984)
NOTA: 8/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Um grupo de adolescentes tem pesadelos terríveis onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono, e para escapar, só precisam acordar. Eventualmente descobrem que a identidade do ser misterioso pertence a Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua de Elm e foi queimado vivo pela vizinhança. O monstro está de volta para se vingar daqueles que o mataram.

OPINIÃO: Se não me falha a memória, foi uma das primeiras cassetes de terror que alguma vez vi. Como era novinho, fiquei com tanto medo, que só de imaginar o som do metal das garras a roçar na parede sou capaz de me meter debaixo da cama. Este é dos poucos que, efectivamente, mete medo. Peço-vos que apaguem das vossas memórias que o remake de 2010 existiu. e aconselho-vos vivamente a assistirem ao original, nem que seja para verem o Johnny Depp com um crop top. (antigamente era aceitável).


#8. Carrie (1976)
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Carrie é uma jovem com telecinésia, o poder de mover objectos com a força da mente. Com uma mãe severa, sem amigos e vítima das partidas dos seus colegas, a vingança será o seu único aliado.

OPINIÃOQuis ver o original antes do remake e ainda bem que o fiz. O sucesso deste filme resume-se à fascinante performance da Sissy Spacek (nomeada para o Óscar de "Melhor Actriz" com esta performance). Ao contrário da versão de 2013 que não conseguiu captar um terço das perturbações de Carrie, a de 1976 mostra-nos o quão vulnerável era esta jovem e o quão cruéis podem ser os colegas de escola. Tudo isto a juntar à mãe extremamente religiosa e maluca, não me admira que a rapariga tenha perdido a cabeça.


#9. Halloween (1978)
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSE: Michael Myers é um psicopata que vive numa instituição há 15 anos, desde que matou a sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir do seu cativeiro e retorna à cidade natal para continuar crimes, na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.

OPINIÃO: Falavam taaaanto do "Halloween" e o quão assustador era, e quando finalmente o vi com o meu irmão mais novo, olhámos os dois um para o outro incrédulos. Juro que não compreendo o fascínio com esta obra do John Carpenter. Mais de metade do filme é uma pasmaceira, que deduzo querer criar suspense, mas em vez disso, só nos dá sono. A única razão pela qual o cotei com 7/10 é devido ao jogo de câmaras e o desempenho da Jamie Lee Curtis como protagonista.


#10. Suspiria (1977)
NOTA: 7/10 | TRAILER: AQUI

SINOPSESuzy é uma jovem americana que viaja para Friburgo na Suíça para se inscrever numa prestigiada academia de dança. O que poderia ser a realização de um sonho, transforma-se num pesadelo quando se depara com uma atmosfera bizarra, onde não falta um pianista cego, um criado romeno que não percebe outras línguas, e algumas mortes. Eventualmente o local revela-se como um antro de bruxas que promete colocar a sua vida e a de todos os outros alunos em perigo.

OPINIÃO: Vi o "Suspiria" na semana passada e fui agradavelmente surpreendido. Não esperava muito depois de ler a sinopse, mas a produção e bada sonora são os pontos altos do filme. A forma com que o cineasta Dario Argento joga com cores quentes e frias, cria a atmosfera de um pesadelo que aliado à música, proporciona ao espectador um espectáculo surreal, belo e assustador, onde o oculto e o sobrenatural parecem estar sempre presentes.


Já viram algum destes filmes? Qual é o vosso clássico de terror favorito?

15 comentários:

  1. Acho que nunca vi o filme Psycho. Mas quanto ao livro é das melhores coisas que já li em Inglês.

    ResponderEliminar
  2. Vi quase todos. Rosemary's Baby é o meu filme de terror favorito de sempre. Também gosto de Alien, ainda que não considere como filme de terror. E Psycho, porque sou fã de tudo feito por Hitchcock.

    ResponderEliminar
  3. Estava mesmo na esperança de hoje ver o filme do Freddy Kruguer mas pelos vists não me safei em nenhum canal ahah xD

    xoxo, Sophie ♥
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  4. Digamos que sempre estive um bocado fora do contexto de clássicos e filmes de terror, mas por alguma razão é que existem blogues e pessoas como tu que entendem do assunto para nos passar a mensagem.
    Se vi algum desses filmes, foram os remakes e com a minha tia que já viu quase tudo de filmes de terror. E como sou uma pessoa que gosta mesmo de aprender e aprecia sugestões destas, vou aproveitar para acrescentar estes clássicos à lista dos vinte e oito filmes que tenho de assistir.
    Sugestões fantásticas, suportadas com opiniões sinceras e bem elaboradas. Consegues sempre surpreender com a tua escrita. Parabéns, mais uma vez.

    avidadelyne.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. De todos eles só vi The Shining e The Exorcist. Gostava muito de ver A Nightmare On Elm Street. Gosto de filmes de terror, gosto dos seus efeitos especiais rudimentares, antigos, com «falhas» que não o são. obrigada por estas sugestões, terei muito que ver ainda. Só não me senti muito atraída pelo Alien, nunca foi coisa que me dissesse muito, mas quem sabe um dia não lhe dou uma hipótese e se calhar ainda acabo surpreendida :p

    ResponderEliminar
  6. r. Aquele editor de fotos que eu mostro não é mau de todo, pena ter poucos filtros porque os outros pagam-se...
    Destes filmes todos só vi o exorcista :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  7. Ora, é certo que este género cinematográfico não é o meu preferido. Nunca assisti a nenhum dos filmes, descritos, na tua publicação. Os únicos filmes de "terror" que vi foram o "Gothika" e o "Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet" (este último, adoro!).
    P.S Não faço ideia de que filme é essa criatura :b

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por passares no meu blog e fiquei apaixonada por este post! Adoro filmes de terror!! :D
    O Shinning também está no meu top!

    3200 degrees photography blog ♥

    ResponderEliminar
  9. epaaaaaaaaa :D adorei a tua lista! Conheço todos por acaso e gostei muito, já não se fossem filmes de terror como antigamente. O meu favorito acho que é definitivamente The Shining simplesmente porque todo o filme e principalmente Jack Nicholson dão uma cambada de pesadelos LOL
    Mas porque sou uma grande fã de Sci-fi também gosto muito de Alien, na verdade todos os filmes de Alien :p

    ResponderEliminar
  10. Ando sempre à procura de filmes de terror para ver e deste aqui umas boas sugestões Ricardo! :)
    Já vou ter aqui umas noites sem dormir ;)

    http://theback-ground.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ricardo, afinal, a que filme pertence essa criatura (à qual denominas de beleza exótica)?
    ; )

    ResponderEliminar
  12. Não sei se ainda vou a tempo mas a imagem é do "Evil Dead" do Sam Remi.

    Para mim, o melhor filme de terror de sempre é "The Exorcist".

    "O Rosemary's Baby" vi há pouco tempo e desiludiu-me um pouco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como respondi no comentário a cima, é do "Evil Dead" de 1981. O "Exorcist" é um óptimo filme, mas ao contrário de muitos críticos e de ti, não o considero o melhor do género. O "Rosemary's Baby" não me desiludiu porque não sabia o que esperar, portanto foi uma visualização sem expectativas.

      Eliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...