Pages

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ser acompanhante de luxo na 'In Beauty'

(Fotografia original da autoria da minha namorada)






















Parece mentira, mas não é que fui ao 'In Beauty'? A minha namorada arranjou-me um bilhete grátis e no Sábado, dia 3, lá fui com ela à MEO Arena ver a Feira Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo. O que um gajo não faz por amor.

Esperava ser um dos poucos homens presentes no evento (excepto os profissionais), e não podia estar mais errado. Parece que grande parte das raparigas teve a mesma ideia que a minha, levar o parceiro atrás para servir de mula de carga. Uma espécie de acompanhante de luxo, se preferirem (obrigado pelo título do post). Vá, fui eu que me ofereci para carregar os sacos que estavam mais pesados devido a revistas do que propriamente produtos de beleza.

Embora não me interessasse propriamente por nada em exposição, o que realmente acabou com a pouca vontade que tinha em lá estar foi a diferença de tratamento entre as bloggers e o indivíduo dito comum. Após uma primeira volta ao recinto sem nada que a identificasse, a minha namorada resolveu meter o "colar" de blogger ao pescoço. Estão a ver aquele manto de invisibilidade que o Harry Potter usava nos filmes? Senti-me como se o tivessem arrancado e de repente estávamos expostos ao mundo.

No caso de pensarem que estou a exagerar, chegámos ao cúmulo de visitar novamente uma loja onde já tínhamos efectuado uma compra, e assim que a viram com a trela ao pescoço, veio logo uma personagem ter connosco: "Aiii é blogger? Vou-lhe já buscar um saquinho de oferta". Estão a brincar comigo? Ninguém diz que não a coisas grátis, mas não consigo compreender como é que alguém com direito a entrada-livre pelo simples facto de escrever meia-dúzia de palavras numa página da internet (não me refiro à namorada, e sim à comunidade em geral) é melhor tratado que uma pessoa que pagou pelo bilhete. Ah, e vantagens de um VIP Card? Nenhumas. Quando vi o título no meu bilhete pensei que fosse pelo menos ganhar umas amostras (a minha mãe agradecia), mas não, nada. Fui tratado como um mero plebeu. Se queriam publicidade, aqui está ela! Só não é positiva.

O público em geral podia ser dividido em dois: os labregos e as pindéricas. Não reconheci nenhum de vocês, mas se marcaram presença no dia 3 e não se inserem em nenhuma destas categorias, não se preocupem, estavam comigo na zona neutra. Entre a equipa de raparigas que resolveu viajar no tempo até aos anos 90 ao "frisar" (desconheço o termo correcto) os cabelos em stands "profissionais", e as meninas com mania, que ganhem as primeiras! Bastou encontrar a primeira alcateia de bloggers para sentir que precisava tomar um banho de água benta.

Pareciam todas saídas do filme Stepford Wives, a fotocópia fiel e fútil umas das outras. É certo que não tentei estabelecer contacto com nenhuma delas, mas moverem-se em packs de doze sempre atrás da youtuber mais popular do pedaço, é o suficiente. Digamos que se existisse um concurso de, perdoem-me a expressão, lamber o cu a alguém, ganhavam todas uma estrela dourada. A Maria Vaidosa  aquela que tenta desesperadamente ser a cópia descarada da Zoella a ponto de lhe copiar vídeos e maneirismos  pode ter faltado por estar doente, mas quem quer que fosse a segunda na hierarquia, ficou felicíssima com a atenção que recebeu. 

Tenho noção que o meu discurso até agora possa ter sido um pouco agressivo, mas se lá estiveram, sabem que não estou a faltar à verdade. Não sei onde está estipulado que para pertencer ao clique de bloggers de moda é necessário tornar-se num ser vazio e estereotipado mas isso devia acabar. Vejo pela minha namorada, tem um blog de moda, lifestyle e afins, com óptimas estatísticas no curto espaço de seis meses, e no entanto, é uma pessoa completamente normal. Perguntei-lhe como seria se ou quando a página dela atingisse o status das supostas "meninas conhecidas" e ela tivesse que dar-se com a alcateia. Felizmente respondeu-me com certeza que aquilo não era para ela.

No meio do caos, ainda conseguimos ver dois "desfiles" de moda, se é que podem ser chamados de tal. Tenho pena de não me recordar do nome da primeira marca, mas gostava de perceber o que levou as estilistas a apresentarem uma colecção com quatro t-shirts e dois ponchos idênticos. E sim, foram precisas duas pessoas para criar aquilo. Salvem-me. 

(Fotografia da autoria da minha namorada)
No local estiveram a apresentadora Andreia Rodrigues, a protagonista da novela "Coração D'Ouro", Mariana Pacheco, a vencedora do "Cabelo Pantene 2005", Sara Salgado, e a Mónica Sofia, a ex Delirium, que também desfilou.

Resta-me fazer um minuto de silêncio por quem pagou para ir à 'In Beauty', são cinco euros que nunca mais vão poder reaver. 


Se foram ao 'In Beauty', como foi a vossa experiência? 
Já presenciaram o fenómeno "bloggers/youtubers com mania"?

15 comentários:

  1. bem... nunca fui a nenhumas destas exposições, e só soube da existência desta na véspera, à noite. estive para perguntar a uma amiga se queria ir, mas depois vi que se pagava e desisti da ideia.
    não sei se estou espantada com o ambiente que descreves :/
    o que achei hilariante foi a mudança de tratamento assim que o colar foi posto!
    também gosto destes temas de beleza, mas às vezes tenho de dar razão à minha mãe quando diz que muitas destas pessoas espelham a futilidade :/
    no entanto, acho que gostaria de ir na mesma, naquela coisa de curiosidade, de "só para ir ver".
    mas ter de pagar (ainda que não seja um balúrdio) para a publicidade das marcas, que já lá estão a publicitar-se a si mesmas, não me agrada muito :/
    gostei da forma como descreves, quase parecia que eu também andava por lá. sentiu-se bem a desilusão e acho que é isso que irá acontecer comigo se alguma vez for a algo do género.
    ficou muito bem a parte do "O que um gajo não faz por amor" ;) hehehehe

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  2. The shaaaade! Sinceramente concordo com a drástica diferença no tratamento de bloggers e de quem comprou o bilhete. Acho que é um bocadinho triste.
    Às vezes era bastante óbvio que certas bloggers só paravam em alguns stands para receber um goodie bag. Curiosidade em conhecer marcas novas, dicas e truques ou até mesmo novidades das ditas marcas era nula. Por outro lado, quem comprou bilhete claramente tinha um interesse genuíno pelo que estava a acontecer.

    Algo que me traumatizou foi o excesso de papéis que se distribui lá dentro. Às vezes as pessoas tinham noção que já nos tinham dado os folhetos mas só queriam era despejar. Até custa pensar nas árvores que morreram para acabar tudo no lixo.

    Mesmo sendo blogger e tendo sido privilegiada, acho que fazia mais sentido as marcas investirem em amostras para distribuir os produtos ao publico em geral (e vá, dar uns travel size a bloggers, já que o que se quer é reviews) que oferecer produtos full size a uns e o resto ficar a olhar. Já comprei muito produto porque gostei da amostra e certamente que não sou a única. Acho que quem investiu o seu tempo, dinheiro e solas dos sapatos em visitar a In Beauty ia agradecer.

    ResponderEliminar
  3. Fizeste o frete por amor, é bem bonito! :D
    Sou rapariga (a sério? Ninguém diria!!!) mas este não é, de todo, o meu tipo de eventos ou praia. Acho que se tivesse de ser acompanhante para estas ocasiões ias ver as miúdas todas arranjadas e pintalgadas e depois a pedinte de sweatshirt, carrapito no cabelo, um acumular de olheiras de 20 anos e ténis fora de moda. Será que ia receber coisas gratuitas só pela pena que os profissionais iriam ter pela minha falta de estilo e tendência? I wonder...

    ResponderEliminar
  4. Eeeeeee faço das tuas palavras minhas! Por acaso também estive no inbeauty, também a acompanhar uma colega blogger... E (bem, já leste o meu post e foi tudo baseado nesta experiência!) não gostei, detestei. E em termos de exposição e orientação dos expositores... Estava horrível e super mal pensado... Mas isto, é a opinião de quem nada entende de beleza e foi simplesmente acompanhar.

    (ri-me muito com o teu post Ricardo!! LOL)

    ResponderEliminar
  5. Literalmente aplaudi o teu texto de pé! Eu fui a In Beauty no Sábado tal como tu, mas não como "blogger" porque não fui seleccionada - e o meu blog é sobre maquilhagem - mas os números no final parece que falam mais alto. Conheço de "vista" 90% das youtubers que lá estavam no seu grupinho e senti um grande desprezo por todas as pessoas que não faziam parte do mesmo. Sou seguidora de uma delas e fiquei completamente desiludida por ver como elas nem se metiam à "disposição" para falar com os seus seguidores. Honestamente, fazem snaps, tiram fotos de tudo e mais alguma coisa a mostrar o quão "queridas" parecem ser mas depois na vida real nem olham 2 vezes para a mesma pessoa... Quando passei por o mesmo grupinho outra vez acabei por ver - finalmente - a mymakeupsecret e cheguei a falar com ela e a tirar uma fotografia. Posso afirmar que a Inês foi a única que mostrava interesse em conhecer os seus seguidores e a manter uma conversa.
    Quanto aos convites também recebi 2 vips e também estava à espera de receber alguma amostra, mas nada, 0. Enquanto que eu já estava informada sobre algumas marcas, algumas meninas que lá estavas seleccionadas só queriam mesmo as ofertas... É triste ver alguém que cria um canal/blog para receber coisas grátis...
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fui no sábado e curiosamente senti o mesmo em relação às youtubers. Estavam todas muito fechadas entre elas e por muito que postassem fotos nas redes sociais e fizessem snaps etc a dizer para virem falar com elas, não estavam receptivas. Passei por umas 20 conhecidas e tal como tu só achei a "mymakeupsecret" mais receptiva. A falar com todas as seguidoras e a tirar fotos. À volta dela estavam umas 10 youtubers só a falar em grupinhos de 2/3 umas com as outras. Depois vão para os vídeos lamentar que ninguém falou com elas lol
      Beijinho*

      Eliminar
  6. Ainda bem que estou longe o suficiente e eventos desses me passam ao lado! Depois venho ler o teu blog e farto-me de rir e de ter pena dessa gente que só vai mostrar-se (e, segundo o que dizes, não da melhor forma) e buscar coisas de borla!

    Boa semana! :D

    ResponderEliminar
  7. Nós concordamos a 300% com o que disseste. Claro que felizmente não são todos iguais. Nós não somos bloggers de moda e lifestyle (e, por falar nisso, eu (Ela) fiquei curiosa e queria saber qual o blogue delaa), mas também estivemos presentes a convite da In Beauty. Eu (Ela) fui no sábado com outra blogger do Há Pêssegos na Lua, que fez a amabilidade de vir comigo. Chegámos, vimos duas bloggers conhecidas. Uma delas pedia online que fossem ter com ela... Só não frisou que não podiam ser bloggers! É que mal chegámos vimos-as e estavam a tirar uma selfie à nossa frente. A rapariga que ia comigo só teve tempo de dizer "olha a x", elas passaram à frente e ouviu-me o "O que é que foi?!", num tom nada amável... Ficámos apresentadas. Ficámos sem vontade de nos misturarmos. Não é, de todo, a nossa cena!
    Depois fomos os dois no domingo e estávamos preparados para mais do mesmo, mas fomos surpreendidos pela positiva com outras bloggers. Pelos vistos é difícil, mas podemos dar-nos todos bem... desde que não sejam elite? Será? É uma pena! O que nós queremos é festas e passeios, divertir-nos e aprender uns com os outros. Não é preciso nada destes momentos que no sábado quase nos levaram a pensar que era essencial fazer uma limpeza espiritual com tanto olhar de lado, e afins...

    ResponderEliminar
  8. Agora que li isto, e a forma como foste sincero, acho que não me arrependo de ter ficado em casa, no meu belo Porto, e não ter ido a esse evento. Estava com pena, por ser um evento tipo o da expocosmética, onde revemos ou conhecemos bloggeres mas parece que não foi tão cor de rosa como pintei!

    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram | Last Post

    ResponderEliminar
  9. A melhor review sobre o evento :)
    Obrigada pela sinceridade! Gostei imenso do blog e já estou a seguir par anão perder nenhum post.

    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. ADOREI O POST!!

    Sabes que eu não fui mas o teu texto confirmou o que eu achava que se passava pelos Vblogs do dia, credo!
    eu gosto muito deste mundo, mas isto das youtubers mega famosas e tal as vezes irritam-me um bocadinho

    A melhor parte foi mesmo a da maria vaidosa!!! kakakak demais, muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Eu também já ouvi falar ''n'' coisas da InBeauty e, para ser sincera, não é um 'universo' que me atraia por aí além. Lá por ser rapariga não tenho que ser obsecada pelos mesmos produtos de beleza e afins que 90% da população mundial feminina, ponto. E lendo o teu texto já percebi que também não perco grande coisa! A mim parece-me mais um desfile de vaidades de gente com a mania que é alguém do que outra coisa e eu não tenho a mínima paciência para isso.
    Parabéns pelo post!

    http://tanialisting.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu não fui, e posso dizer que nem sabia do evento. Não me interesso minimamente por maquilhagem e tendências da moda. Sim, gosto de produtos de beleza e de roupa, mas não sou de "modas". Ainda assim, estes eventos têm a sua importância no mercado, eu é que não lhes ligo puto.
    Infelizmente, não fico surpreendida com a atitude das bloggers/youtubers que falaste, nem da organização/stands. Parece que, hoje em dia, para se ser alguém, ser conhecido e te darem atenção, tens que ser blogger de moda/maquilhagem. Para além do que, já quase não existem aqueles que se dedicam a divulgar o tema por lazer/genuíno interesse, e passou a ser uma profissão/cargo altamente elitista. É muito triste que seja necessário ser "alguém" num qualquer meio comercial/vaidoso/vazio para se ter atenção. Acredito que algumas bloggers/youtubers sejam afáveis, mas o resto é mais ao estilo bitch de filme de adolescentes americano.
    Se algum dia for a um evento desses (podem internar-me, que estou com um pézinho na demência), levo uma t-shirt de Star Wars/Marvel/ou qualquer outra coisa muito geek. E depois ponho o colar de blogger. A ver o que acontece.
    ****

    ResponderEliminar
  13. A maneira como tu descreves as coisas é fantástica, parto-me a rir!!
    E pelo que parece não és o único a ter esta opinião acerca deste tipo de eventos.
    Só ouvi falarem (mal) da Expocosmética, da In Beauty ainda não tinha lido ou ouvido alguém a falar do assunto. Mas como são eventos parecidos, deve ser mais do mesmo, por isso não me admira nada a tua opinião.

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Depois do teu post mais recente "o lado mau da blogosfera", tive que vir coscuvilhar aqui este. Nunca fui à "In Beauty" e, aliás, até é daqueles eventos que me passam mesmo ao lado, mas também nunca achei que perdia grande coisa, e então agora acho que fiquei com a certeza disso. Ainda que só tenha lindo uma opinião assim mais a fundo (a tua), sei que era bem capaz de, na altura, numa situação como a tua, ainda que rapariga no meu caso, sair com uns comentários/observações do género. Apesar de nunca ter ido a eventos deste género, o contacto com estas "espécies" já foi o suficiente para uma vida inteira.

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...