Pages

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O que me faz seguir um blog


1. ESTÉTICA DA PÁGINA


A primeira coisa em que reparo quando entro num blog é no layout. Digam o que disserem, o impacto visual é muito importante. Faz-me um pouco de espécie quando encontro páginas com toneladas de seguidores e além de um tema mal estruturado, um fundo berrante e atafulhado de mil e uma coisas, ainda têm a coragem de utilizar o Comic Sans como tipo de letra. Claro que se gostam do resultado final, força, mas bolas! Compreendo que nem todos sejam génios do html ou tenham tempo/paciência para editar códigos, mas isso não devia interferir com o bom gosto. Há que ter consciência de que estamos na era visual. "Os olhos também comem", e a primeira impressão dos leitores é, em grande parte, baseada na estética das nossas páginas.

2. CONTEÚDO


Podem ter um blog muito bonito, mas sem bom conteúdo, nada feito. Este ponto é deveras subjectivo porque vai depender muito dos interesses de cada um. Possivelmente uma blogger de moda e eu teremos noções diferentes quanto à "qualidade" de certos e determinados tópicos. Neste parâmetro não sou muito picuinhas, se falarem de séries, cinema ou música, já é meio caminho andado para nos entendermos, ah! Por outro lado, se pertencerem ao grupo de utilizadores que se limita a publicar uma fotografia e uma frase, esqueçam. Uma coisa é fazê-lo esporadicamente ou quando não têm tempo, agora sempre? Não tenho a mínima paciência para isso. 

Como dou preferência a temas mais variados e generalistas, dificilmente seguirei blogs que se limitem a abordar questões de cosmética e moda feminina, mas podemos continuar todos amigos. Outra questão importante é a frequência das publicações. Se só escreverem um post por mês ou quando estão de férias da escola, é pouco provável que clique no follow.

3. A FORMA COMO COMENTAM


Este assunto já foi debatido na rubrica Já chega, não?: "Não lêem mas comentam". Perdi a conta à quantidade de vezes que recebo comentários de pessoas cuja única motivação é promoverem-se. Pouco lhes interessa o que escrevi, o importante é deixar os seus sete links das redes sociais e o aviso de que saiu um "NOVO POST!!!!!!!!!!!!". Além de humilhante, perco toda e qualquer vontade de sequer entrar na página, quanto mais seguir. Pior que isso são aqueles que se dão ao trabalho de nos visitar só para responderem a um comentário que lhes fizemos, ignorando por completo o nosso post.

No outro dia cheguei ao cúmulo de ler num blog o seguinte comentário: "Hum". Somente e apenas "hum". Levei uns bons minutos até parar de rir, mas por favor! São cada vez mais raras, mas dou imenso valor àquelas pessoas que se nota que leram a totalidade da publicação e ainda partilham opiniões conscientes. Prefiro ter menos comentários do que muitos "Gostei :)".

4. ORIGINALIDADE


Tal como o ponto anterior, também já abordei este tema, desta vez nos "Macaquinhos de Imitação". É caricato que seja o assunto mais publicitado e defendido na blogosfera e, na realidade, pouco colocado em prática. Se vir mais uma publicação sobre mudanças de design de blogs com a mesma imagem-tipo do visor de um Mac, desisto da vida. Pensando melhor, retiro o que disse. O risco de entrar no feed e ser bombardeado com mais um destes posts é tanto que ainda me acontece alguma coisa. Visto que sabem tão bem editar layouts, era de se esperar que o mesmo acontecesse quanto às "imagens de capa", digo eu, não sei. Simultaneamente acontece a mesmíssima coisa com as "entrevistas" a bloggers. Não se cansam de replicar o que já foi feito? É que tanto num caso como no outro, todos sabemos quem é que teve a ideia original. Imagino a frustração da rapariga e rapaz, respectivamente, responsáveis por estas duas modas. Gosto imenso de aprender, portanto prezo bastante conteúdos novos ou pouco conhecidos, sejam eles a cerca de filmes, tecnologias ou até mesmo de restaurantes.

5. ORTOGRAFIA


Quem nunca deu um erro ortográfico que atire a primeira pedra. Aliás, é bem provável que encontrem pelo menos um ao lerem esta publicação. No entanto, há erros e erros. Como é óbvio não me incomoda um engano ligeiro como uma evidente troca ou falta de uma letra numa palavra. Refiro-me àqueles casos que quase inventam um idioma próprio ou que escrevem um parágrafo de 10 linhas sem um único ponto final. Escusado será dizer que falatório chunga não é bem-vindo. Lamento imenso mas isto não é o hi5, portanto 'aDaptEm a voxa mAnEira d exkrever' à plataforma em que estão. Para atentados à Língua Portuguesa já basta o novo Acordo Ortográfico.

6. SIMPATIA


Que alminha é que vai querer seguir alguém antipático? A não ser que tenha um trauma qualquer, só se for masoquista. Como sou um gajo educado, estimo bastante a simpatia dos meus leitores. Não nego a minha veia bitchy, mas lá porque às vezes o sou no meu blog, não significa que transfira esse estado de espírito para os vossos. Assim que me lembre, ainda não tive a infelicidade de receber comentários rudes de um caramelo armado em esperto, mas nunca se sabe o dia de amanhã.

7. NÃO SEREM BAJULADORES


Existe uma linha ténue que separa a simpatia da bajulação. Elogios são sempre bem-vindos, mas calma na manteiga. Este fenómeno é especialmente evidente nas "queridas" dos blogs de moda e beleza. Quem leu a minha crítica à In Beauty percebeu que abomino as coitadinhas que tentam a todo o custo cair nas graças de alguém com muitos seguidores. Não aprecio nada este tipo de comportamento e detesto que me lambam o cu (água benta nessas mentes perversas), mas ei, existe sempre quem goste de alimentar estes actos desesperados.

8. SENTIDO DE HUMOR


Que seja cliché, mas uma das maneiras para conquistar o meu coração, ou neste caso, os meus olhos, é com sentido de humor. De publicações melodramáticas já a blogosfera está cheia. Perdoem-me mas, não me interessa ler depoimentos diários sobre o quão terrível é a vossa vida por não poderem ir sair com a Bá e o Martim na sexta-feira à noite. Poupem-me. Prefiro mil vezes ler textos divertidos e sarcásticos. 

9. SINCERIDADE


A partir do momento em que li textos de certos indivíduos a promoverem lojas e produtos que receberam de oferta como se os tivessem comprado, já estou por tudo. Fico com urticária só de pensar que há quem prefira criar uma "personagem" e, ao fim ao cabo, enganar os leitores em prol de visualizações. A quantidade de keyboard warriors neste site é chocante. Se for preciso, no dia-a-dia nunca têm nada a dizer, mas assim que se encontram atrás de um computador são activistas de mil e uma causas. Estamos na internet, não há garantias do nível de sinceridade dos outros, mas prefiro acreditar que conheço minimamente as pessoas que sigo.

10. PENA


Eu sei, eu sei que isto é terrível de se dizer mas já segui alguém por "pena". Antes que me crucifiquem, tenho que explicar que não me refiro ao sentimento de "coitadinho, é tão mau", mas sim de "aw, ainda ninguém o segue". Talvez não entendam a diferença entre os exemplos que referi, mas na minha cabeça faz todo o sentido. É de realçar que, obviamente, a "pena" tem limites. Por muita compaixão que possa sentir por alguém com poucos seguidores ou zero comentários (já passámos todos por essa fase), tem que haver sempre algo que me atraia minimamente na página. Por exemplo, se alguém simpático e que comente regularmente/com dedicação os meus posts tiver um layout feinho e textos semi-interessantes, lá sou capaz de seguir, ainda que não totalmente convencido.


Concordam com os meus 10 mandamentos? Quais são as vossas razões para seguir blogs?

26 comentários:

  1. Assim muito resumidamente o que me leva a seguir ou não um blogue é basicamente tudo aquilo que abordaste nos primeiros nove pontos. Sinceramente não me identifiquei muito com o décimo. Só sigo um blogue se gostar do conteúdo e por norma visito-o umas poucas de vezes antes de decidir se o quero seguir ou não, mas já me aconteceu gostar do conteúdo e decidir não seguir por ser extremamente difícil de ler (era um daqueles blogues que para além de ter sei lá eu quantos padrões ainda tinha flocos de neve ou lá o que era a cair, espero que saibas ao que me refiro).

    ResponderEliminar
  2. É por publicações como esta que adoro o teu blogue: não há paninhos quentes, dizes tudo o que tens a dizer e, ainda assim, consegues mostrar-nos um lado cómico/irónico que adoro, pois torna toda a publicação mais leve e interessante. Quanto aos pontos, concordo com tuuuuudo, até com o último. Tal e qual! Ri-me especialmente quando disseste "ainda têm a coragem de utilizar o Comic Sans como tipo de letra": isto é tão eu ahaha

    ResponderEliminar
  3. Acho que concordo com todos no geral, e acho que no fundo tudo se baseia na sinceridade. Todos temos o direito de ter ambições diferentes para o nosso espaço, mas terá que existir sempre algo em comum, que é a presença de conteúdo e o empenho. Se assim for, independentemente do tema do nosso blog, haverão sempre seguidores, porque haverá sempre quem se identifique. É sabido que há temas que chamam mais seguidores, muitas vezes os posts de moda, em que é só "olhar" e ler pouco. Não julgo quem os faz, eu gosto muito de ver fotografias com os outfits, e sei que muitas pessoas ainda acompanham as fotos de textos estruturados, os leitores é que muitas vezes não têm paciência para ler...
    Bem, resumindo que já me alonguei bastante, cada leitor terá os seus gostos e o importante é que o(a) blogger esteja feliz com o que publica e que o faça com as motivações certas.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Oi, tudo bem? Olha concordo com tudo o que você citou a cima, principalmente a numero 3. É desgastante ler comentários sem nexo. Muitas das vezes as pessoas só comentam para divulgar outro site/canal. Também não acho legal quem cria um espaço na internet com intenção de ganhar dinheiro, sei la, o que você vem a ganhar é pelo seu mérito de trabalho, não por ficar poluindo a internet com revew de produtos e lojas, isso sem dúvida é o mais chato.

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderEliminar
  5. Eu sou uma pessoa bastante seletiva. Uma das razões que me faz visitar um blogue é, sem dúvida, o layout. Tal como tu disseste, e quase todos os bloggers que eu sigo também, há que ter um cartão de visita bastante apresentável para nos chamar a atenção. E também quando o conteúdo em geral contém aspetos de que eu esteja à procura ou que me podem auxiliar no dia a dia ou mesmo pra vida. Muitas das vezes encontro os blogues por meio de pesquisa, e outros através dos blogrolls dos meus favoritos. E sou de uma opinião de que mesmo que a maioria goste de certa coisa, eu não sou obrigada a ir pelo mesmo caminho, e existem blogues que são favoritados e recomendados, mas se eu vejo que não é algo que chame por mim, nem insisto.
    Mas de resto, concordo plenamente contigo. Mesmo que um blogue seja recente, há que ter originalidade quanto àquilo que produzimos. Uma coisa é quando nos inspiramos em algo e tentamos transformá-la numa coisa nossa, que contenha o nosso toque. Outra completamente diferente é quando fazemos copy paste e assinamos como nosso. Não suporto.

    E como sou uma blogger em crescimento, ler publicações deste género ensinam-me imensa coisa e eu levo sempre em consideração coisas que eu possa vir a mudar. Gostei imenso, parabéns.

    avidadelyne.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo o que aqui dizes (quase seria a expressão fácil para parecer que se leu tudo quando não se leu, mas efectivamente leio os teus posts até ao fim, claro que aqueles que não me chamam tanto a atenção leio mais na diagonal, mas isso é como tudo) ;)
    Gosto destes temas que aqui vais expondo, tal como os outros 2 que referes ao longo do texto.
    Falando de mim, comecei por seguir os blogs de moda, mas passado algum tempo achei que em muitos lhes faltava o conteúdo pessoal (que muitos dizem ter, mas tudo espremido dá zero). E fui-me virando para blogs com mais conteúdo e com mais cunho pessoal. Mas claro, são gostos.
    Essa de copiar as ideias dos outros blogs é muito comum em certos assuntos (que penso que todos sabemos quais são) e faz-me bastante confusão. Se não sabem o que dizer, o melhor mesmo é não dizerem nada ou fazerem uma "review" de um restaurante qualquer, ou mostrarem um passeio que deram, um filme que foram ver... Há tanta coisa interessante para escrever.
    Quanto ao 10º ponto, eu também o cheguei a fazer 1 vez, e ainda vou seguindo o blog, mas a quantidade de erros ortográficos deixa-me com enxaquecas de cada vez que leio um post :/
    E sim, para mim logo o mais importante é, também, a estética :) Até foi por essas e por outras que meti mãos à obra e tratei disso no meu. Se bem que o objectivo final é criar tudo num HTML meu, mas ainda não tive tempo e acabei por adaptar templates pré-feitos com pequenos toques de código.

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  7. Concordo com todos os 10 mandamentos. Até no que toca ao design sou picuinhas, apesar de não dar tanta importância ao layout como me pareceu que dás. Um visual clean, boa escrita e uma boa dose de humildade blogosférica são a chave para me suscitarem a atenção.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. honestidade acima de tudo! eu gosto de seguir gente genuína!

    ResponderEliminar
  9. ah e de facto comic sans ms é a morte do artista. e os erros ortográficos também, pois claro!

    ResponderEliminar
  10. Ora bem... esses 10 mandamentos são perfeitos, mas vou focar-me em apenas dois: estética e sentido de humor. A estética é o que me prende, mesmo que eu não goste do conteúdo do blog. Se a pessoa me seguir e comentar, eu retribuo o follow se gostar do layout. Caso contrário, nem pachorra tenho para seguir. Poreeeeeeeeeeem, é um pouco no sense porque eu vejo os posts no feed e não o visual, né xD Enfim! Acho que só gosto de seguir coisas bonitas e quando tenho tempo é que leio para saber se, de facto, o conteúdo é também bonito. Na forma de escrita, independentemente do conteúdo, gosto de ver a personalidade da pessoa patente no texto. Odeio posts que parecem robotizados. Gosto de ler uma graça ou outra, um desabafo ou algo do género, seja em textos sobre música, livros ou cinema.

    ResponderEliminar
  11. Gostei desse post, eu sempre passo por aqui porque você sempre tem algo interessante pra dizer. E como você me segue quis saber quais foram as suas motivações.
    Concordo com todas as coisas que você falou aqui e já vi também reclamações parecida em muitos blogs que sigo. Acho que uma das coisas que mais me irrita é quando vejo no blog que tenho um novo comentário e vou olhar morta de animada (porque sim, sempre fico animada com comentários novos) e é um: "blog lindo. to seguindo, segue de volta", é broxante, mais triste ainda quando existem pessoas que se dizem blogueiras que crescem só em cima dessas trocas.
    Também concordo com a parte da estética da página. É verdade que blogs mais bonitos visualmente falando chamam mais atenção e o fazem querer conhecer melhor, porém eu não foco só nisso. Acho que ter um layout muito cheio de informações com enfeites pra todo lado é como uma agressão a sua visão também. Já cansei de entrar em blogs que tem um bom conteúdo de escrita, ortografia e etc, mas que a cada vez que entro não consigo me concentrar em ler porque é muita coisa atrapalhando. É um boneco piscando da direita, ou dizendo oi da esquerda, coisas caindo de cima e o mouse piscando. Acho que prefiro mil vezes um layout simples do que um desses que parece te dar um tapa na cara toda vez que passa pra visitar.
    É claro que sei que é bem difícil deixar um blog com a sua cara eu, pelo menos, vira e mexo acabo apanhando do meu html, mas com muitos tutorias, ajudas de amigos e, até mesmo estudando um pouco sobre o assunto tenho conseguido dar conta do meu. Amém!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderEliminar
  12. Creio que os meus 10 mandamentos são muito semelhantes aos teus. :) Infelizmente, também costumo ter muitos comentários de alguém que nitidamente não leu nada do que escrevi e só foi partilhar as suas redes sociais. Isso irrita-me para caramba! Grrrrrr!
    Muito boa publicação! :)
    Beijinhos grandes e muitas felicidades! <3
    Chamam-me Pequenita

    ResponderEliminar
  13. Concordo com os teus mandamentos, acho que juntos reúnem a ideia principal de um blogue: que identifique o autor e que transmita a sua genuinidade. Que o reflicta e de uma forma bonita e organizada, de preferência. Eu também presto muita atenção a esses detalhes e especialmente procuro blogues que me tragam algo de novo e não se limitem a fazer fornadas de posts semelhantes a outros já feitos. A questão da originalidade, como dizes :)

    ResponderEliminar
  14. Por incrível que pareça tudo aquilo que aqui enumeraste são basicamente o que me faz seguir um blogue ou não. Por muito mau que às vezes pareça só sigo um blogue quando está minimamente apresentável e que se nota que a pessoa teve trabalho a fazê-lo, odeio e odeio ver um blogue feito "às três pancadas" e depois admirar-se se não ter feedback ou algo que se pareça. E odeio que não percebam que um blogue dá trabalho mas que esse trabalho é um trabalho bom que no final vale sempre a pena.

    ResponderEliminar
  15. Basicamente os teus 10 mandamentos são os meus também. Eu não tenho tido muito tempo para o meu blogue e tenho algumas ideias para o mesmo mas a falta de tempo é uma constante ultimamente. No entanto, quando vou ao bloglovin para me manter a par do que se passa por este mundo, dou por mim a eliminar uns quantos blogues (agora não sigo muitos) porque perderam, a meu ver, a sua essência. Também sou de blogues generalistas e, parecendo que não, os homens escritos por homens são aqueles que mais tenho lido apesar de nem sempre comentar como o teu e o blogue do Brno - "Homem sem Blogue".
    O layout diz muitos e quando há publicidade e patrocinadores a mais, assusta-me. Quase que corro até à caixa do X. E de facto, erros ortográficos não tolero. Não tolero mesmo e às vezes até comento a corrigir algumas coisa :x
    Acima de tudo, procuro um blogue único, que se destaca de certa forma :)

    ResponderEliminar
  16. Este post vai da direito a umas conversas interessantes, vai vai =P
    Basicamente só tenho um mandamento: se gosto sigo, se não gosto não sigo. Keep it simple ^^ Não vou negar que a apresentação do espaço ajuda a fazer essa escolha, mas o que realmente me faz seguir alguém é a generalidade dos conteúdos que publicam. Não sou de seguir blogs com um tema muito específico, porque os blogs que abordam apenas um tema têm tendência a ser um pouco chatos e todos iguais. Gosto mais daqueles que falam um pouco de tudo, e tenho "um fraquinho" por aqueles que abordam as coisas de uma forma mais cómica. Isso não significa que um post profundo não seja bem-vindo. Agora, uma coisa é certa: não gosto de erros ortográficos. Gralhas toda a gente dá, e eu sou campeã nisso, mas erros é que não!!
    Posso dizer que me ri bastante com o teu ponto 3.
    P.S.: Não sigo blogs de moda =P
    ****

    ResponderEliminar
  17. Ora nem mais, estou de acordo, já eu também sou meio esquisita com Blogs.
    Ou cativam-me ou não, e se não cativarem não vou seguir só porque sim, só para ganhar mais seguidores... Who cares!
    Gostei do post, parabéns!

    xoxo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  18. O que me fizeste rir neste post lol muito bom! Eu que estive desligada dos blogs, é sempre bom voltar e ler textos destes! Eu não deixo comentários em blogs com facilidade e também, com pouca facilidade, sigo! Daí eu dar valor quando alguém comenta o meu ou me segue e eu sei que o faz porque gosta! Odeio aquilo "troca divulgação"! Qual é o sentido de ter números num blog e não leitores? Parece que estão a concorrer para um prémio!

    Estiveste bem! :D

    ResponderEliminar
  19. Eu concordo. Mas o que me deixa mais irritada é anónimos dizerem mal de mim em comentários ou "Vai ao meu blooog. Tem um post novo".

    ResponderEliminar
  20. acho que posso basicamente sublinhar o que escreveste :)

    ResponderEliminar
  21. E quando tentas, sem magoar, dizer que certo texto está cheio de erros de português ou que o texto não se percebe e respondam-te com sete pedras na mão?! Já aconteceu-me!
    Mas wtv, é da maneira que nem volto a entrar no blog de novo...A blogosfera está cheia de blogs com textos com conteúdo, bem escritos...

    Por exemplo, gosto muito do teu! Assuntos diversos e bem explicados.
    Parabéns!

    Beijos. *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que gostes do blog!

      Já me apeteceu avisar a pessoa que tinha o mesmo erro repetido 10x, mas tenho sempre receio que levem a mal e então costumo ficar sossegado. Ninguém está imune a erros ortográficos, mas depois há esses casos que referiste, em que está a roçar no absurdo.

      Eliminar
  22. "Falatório chunga" AHAHAHAH oh pá ri-me :D concordo praticamente com todos os pontos - o 10 não consigo :p

    Para mim, estética e conteúdo. Nem é preciso ser muito elaborado, desde que seja organizado e bom. Ah, e a qualidade das fotografias e imagens usadas, se forem usadas (não é imperativo)! I'm picky :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  23. Vou só dizer que morri com isto! Sempre me irritou TANTO!!!
    "Este assunto já foi debatido na rubrica Já chega, não?: "Não lêem mas comentam". Perdi a conta à quantidade de vezes que recebo comentários de pessoas cuja única motivação é promoverem-se. Pouco lhes interessa o que escrevi, o importante é deixar os seus sete links das redes sociais e o aviso de que saiu um "NOVO POST!!!!!!!!!!!!". Além de humilhante, perco toda e qualquer vontade de sequer entrar na página, quanto mais seguir. Pior que isso são aqueles que se dão ao trabalho de nos visitar só para responderem a um comentário que lhes fizemos, ignorando por completo o nosso post."

    Agora, vou dormir, pois graças a ti, ainda estou acordada. A minha intenção era a de adormecer antes da meia-noite. Obrigadinha, sim?

    ResponderEliminar
  24. Ri-me tanto quando referiste que leste um comentário que apenas tinha escrito "Hum"!!
    Em relação ao tópico 7 concordo perfeitamente com a bajulação que há nomeadamente vinda de blogguers de moda e beleza. As minhas publicações são maioritariamente relacionadas com moda e é bastante evidente esse tipo de comentários exagerados.

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...