Pages

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MOVIE LOUNGE | 'The Secret Life of Walter Mitty'



























Walter Mitty (Ben Stiller) é um editor de fotografia da Life Magazine que passa a vida a sonhar acordado. Para fugir ao tédio, ao vazio que a rotina do quotidiano lhe trás, entrega-se à imaginação que o leva a cenários de aventura e romance onde tudo é possível. No entanto, a sua tranquilidade é perturbada quando o seu posto de trabalho é ameaçado, e ele não tem alternativa se não descer das nuvens e enfrentar a realidade. Ao descobrir que o negativo de uma fotografia especial a ser utilizada na última capa da revista se perdeu, Mitty vai ter que passar por uma mudança de postura. A atitude renovada será o início de uma nova forma de ver o mundo, construída ao longo de uma verdadeira odisseia de viagens, cenários incríveis e momentos de auto-descoberta que o levarão mais longe do que alguma vez poderia imaginar.


Engane-se aquele que pensa que The Secret Life of Walter Mitty se trata de uma obra de "auto-ajuda", como o Eat Pray Love, e tantos outros. Os mais distraídos vão pensar que o filme se resume a um homem que sai da sua zona de conforto em busca de novas aventuras. Não é bem assim. A história fala de um homem que volta à zona de conforto, acabando de uma vez por todas, com a frustração de tentar negar a sua própria identidade rebelde. A partir do momento em que ele é forçado a colocar o lado aventureiro de parte, e se torna responsável pela sua família aos 17 anos, os seus delírios não são apenas frutos de uma imaginação fértil, mas uma forma de compensação psicológica.


Um pormenor interessante é o facto de Walter Mitty ignorar por completo as pistas óbvias do local onde estava a fotografia (sejamos sinceros, sabíamos desde o início onde se encontrava), e preferir abrir-se para o mundo que um dia foi seu. O filme inteiro é uma libertação do seu eu mais puro.


A componente visual é a galinha de ovos de ouro no filme de Ben Stiller. Chega a ser um crime não ter sido indicado ao Óscar na categoria de "Melhor Fotografia". A banda sonora é outra tacada de mestre. Repleta de sucessos musicais que poderiam pertencer a uma mixtape alternativa no Spotify, são brilhantemente utilizados, gerando combinações perfeitas de imagem e som.

Alguns criticaram o excesso de "product placement", com as constantes aparições do logótipo, lema e capas da "Life Magazine", mas neste caso, faz sentido. Ao contrário de filmes como The Internship, o local de trabalho de Walter é importante na vida da personagem.


Apesar de incluir um elenco sólido com veteranos e novos talentos da comédia (Kristen Wiig, Shirley MacLaine, Patton Oswalt, Adam Scott e Kathryn Hahn), e ainda um grande nome do drama (Sean Penn), o filme perde pela atribuição de papéis-tipo e momentos de interacção muito dispersos. Contudo foi refrescante ver o Zoolander numa performance mais séria.


Além de protagonista, Ben Stiller foi elevado ao estatuto de realizador nesta adaptação do conto homónimo de James Thurber, originalmente publicado na revista "The New Yorker" em 1939.

Classificação IMDb: 7.4/10
Classificação Ghostly Walker: 8/10

Já viram "The Secret Life of Walter Mitty"? Opiniões sobre o filme?

3 comentários:

  1. Eu quero ler, mas não quero ler. Ando ao tempo para ver este filme, só que ainda não tive tempo! argh.
    ... mas li. E só vou conseguir concordar ou não, depois de ler. Já sabes como é!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que este filme está qualquer coisa de fantástico e os cenários são lindíssimos

    ResponderEliminar
  3. Esse foi um daqueles filmes que assisti e passei muito tempo refletindo sobre ele. É verdade que a primeira coisa que a gente pensa ao assistir é que se trata de um filme de auto-ajuda, mas eu sabia que não se tratava disso e durante muito tempo fiquei pensando sobre o que falar desse filme e ao ler esse post acho que você conseguiu por perfeitamente em palavras o que senti. Parabéns e ótimo post!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...