Pages

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Morangos com (S)cream


Com a primeira ronda de gritos terminada e a estreia de Scream Queens, parece-me oportuno analisar o fiasco da MTV, Scream: the TV series. Baseada na franchise "Scream" de Wes Craven, o modelo do show é apresentado por uma personagem/narrador que explica o funcionamento da estrutura narrativa dos filmes de terror, concluindo que o género "slasher" - onde os protagonistas vão sendo mortos ao longo do filme pelo mesmo vilão - também poderia ser aproveitado para uma série de televisão. 

Podia ter resultado, não fosse o canal escolhido para exibir a trama uma terrível opção. Embora acompanhe Teen Wolf, tenho que admitir que não é uma obra-prima. A MTV é demasiado teenager para mim e apesar de compreender que a acção ocorre no ensino secundário, é gritante a falta de actores experientes. O elenco é, sem dúvida alguma, o ponto negativo desta produção. Previsível e estereotipado: temos a "menina certinha", o cromo, a rebelde, a bitch, o mulherengo e o desportista. Originalidade no seu expoente máximo.

Segundo o narrador, Noah Foster (John Karna), "tem de haver tempo suficiente para nos apaixonarmos pelas personagens, antes de elas serem brutalmente assassinadas". Faz sentido, o problema é que é pouco provável que alguém se "apaixone" por elas. A protagonista, Emma (Willa Fitzgerald), nunca terá a mesma coragem, força e determinação que Sidney, a personagem principal dos 4 filmes de Craven. Se pesquisarem a expressão "pãozinho sem sal" online, estou certo de que aparecerá uma fotografia dela como resultado. 
(O elenco principal da série. À frente "Noah", o narrador, e ao lado de verde "Emma", a protagonista.)

Nas cenas dramáticas falta o ingrediente principal, dramatismo. O nível de credibilidade e emoção dos actores é o equivalente ao das 9 temporadas dos "Morangos Com Açúcar", inexistente. No meio de tamanha atrocidade, nem tudo está perdido. Bex Taylor-Klaus e Tracy Middendorf são a única razão porque ainda tenho esperança que a próxima season seja minimamente decente.

Alguns telespectadores aplaudiram a forma como os escritores conseguiram manter a identidade do assassino intacta até aos minutos finais do 10º e último episódio, o que me leva a questionar: estão a brincar comigo?! Não sei se vi demasiados filmes e já não me surpreendo facilmente, ou se o público é simplesmente idiota. Até à cena final existiam uns cinco suspeitos, mas o culpado era tão óbvio, mal o vi em cena pela primeira vez tive a certeza que estava pelo menos envolvido nos crimes. 

Há excepção de duas que pareciam retiradas de um roteiro do SAW, as mortes deixaram um pouco a desejar. Espero que para o ano, a segunda temporada seja melhor representada, com mais elementos gráficos, mais drama, mais terror, e mais segredos por descobrir. 

Nota Ghostly Walker: 6/10

Já viram Scream da MTV? Preferem a série ou os filmes?

6 comentários:

  1. Não conhecia nada disso :o
    (sou uma anti social não conheco nada,o trabalho ocupa-me o tempo todo) haha.
    Mas parece ser um pouco para o estranho, não? ahah

    xoxo, Sophie
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  2. Sou o maior fã da saga Scream. E estava mesmo ansioso por esta série, e fiquei super desiludido.
    Eu vi até ao fim, mas numa de hope-watching, na esperança que melhorasse. Mas não aconteceu.

    Ao menos Scream Queens foi ao encontro das minhas expectativas.

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso vi a primeira temporada toda. Mas não é das minhas séries favoritas, vejo só por ver, para passar o tempo quando não tenho nada melhor para fazer. As minhas partes favoritas são quando começa a música dos violinos e o rapaz (esqueci-me do nome dele) começa lá a falar das suas teorias e do que acontece nos filmes de terror ahaha
    Entre os filmes e a série não sou fã de nenhum. Acho que nunca vi todos os filmes, mas parece tudo muito igual, sempre a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Arranjei uns episódios mas nem comecei a ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está muito mau mesmo, não vale a pena perderes tempo nisso.

      Eliminar
    2. Foi o que o meu institno me disse lol

      Eliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...