Pages

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Homens com barba são mais atraentes?


Somos ensinados desde os 14 anos a fazer a barba e condicionados a acreditar que para um aspecto respeitável aos olhos da sociedade e das mulheres, devemos ter a "cara limpa". A passo do que aconteceu com antigas gerações e crenças, esta noção revelou-se ridícula e completamente incorrecta. Não só a barba exala masculinidade e poder como se tornou numa espécie de íman para o sexo oposto (ou se for o caso, do mesmo). Não sou eu que o digo, é a ciência.

Um estudo científico conduzido pelo Official Journal of the Human Behavior and Evolution Society indicou que específicos tipos de pelugem facial têm um grande impacto na forma como os outros vêem indivíduos com barba. O tipo ideal de barba vai depender muito das qualidades a que queremos estar associados. Da análise a quatro fases diferentes do crescimento de pêlo facial (barbeado, barba de 1/2 dias, barba de 1/2 semanas, barba cerrada), os resultados foram:

Mais Atraente - barba de 1 semana e cerrada;
Menos Atraente - sem barba e barba de 1/2 dias;
Mais Saudável - barba cerrada;
Menos Saudável - sem barba
Melhores Competências Parentais - homens capazes de manter uma barba completa, portanto, cerrada;
Masculinidade - A percepção de masculinidade de um homem aumenta conforme a sua quantidade de pêlo facial. Logo, se querem ser vistos como indivíduos extremamente masculinos, deviam considerar deixar crescer uma barba como o Dumbledore ou o Gandalf.
Não há como negar, longe estão os dias em que as mulheres preferiam os homens com uma cara à "rabinho de bebé". Veja-se o exemplo dos lumberssexuais (despreocupados com a aparência e com barbas compridas). O problema destas modas é que, tal como tantas outras, não são garantia nenhuma de "beleza instantânea". Infelizmente alguns homens parecem não compreender isto e continuam a insistir num visual que mais parece retirado de um livro sobre a Idade da Pedra.

A título de curiosidade, é de salientar que o interesse de uma mulher heterossexual em homens com um aspecto mais masculino, se torna mais evidente durante a fase de ovulação no período fértil. Quer isto dizer que se quiserem conceber uma criança e estiverem a passar por problemas de intimidade, talvez seja uma boa ideia deixar crescer a barba.

Além disso, existem benefícios para a saúde, cientificamente comprovados, em ter uma barba. De acordo com investigadores da Universidade de Southern Queensland (Australia), as barbas são capazes de bloquear até 95% dos raios UV prejudiciais do sol, reduzindo o risco de cancro de pele. É simultaneamente fascinante e alarmante se considerarmos que 4 em cada 5 casos de cancro de pele nos homens ocorre na zona da cara, cabeça ou pescoço. Não só a barba é uma aliada na redução de cancro, como também nos mantém mais jovens.

Para que conste não comecei a utilizar barba devido a qualquer tipo de pressão social ou para me armar em engatatão. Tudo se deve a uma coisa bem simples e que venho a tentar combater desde muito cedo: preguiça. Este pecado mortal combinado com a carga horária e a quantidade absurda de trabalhos da Universidade levou-me a um look facial mais despojado que adopto até hoje.

Do ponto de vista científico já respondemos à questão-título. Sim, os homens com barba são mais atraentes. Claro que esta afirmação se trata de uma generalização, mas como sempre, a maioria dita a regra. Ainda assim gostava de saber a razão pela qual a barba consegue captar a atenção e um desejo quase animal em tantas pessoas. Qual é a fonte de tamanho magnetismo? Olhando para a imagem a cima, é evidente que o modelo fica melhor com (fig.1) do que sem barba (fig.3). Mas porquê? É o mesmo indivíduo, com a mesma cara, os mesmos traços, e no entanto a diferença é brutal. Há instintos primitivos que simplesmente não conseguimos combater.

E vocês, concordam com os estudos científicos? Preferem homens com ou sem barba?

15 comentários:

  1. Pessoalmente acho que depende dos traços faciais de cada pessoa. Há homens que ficam bem de barba e outros que nem por isso... Não gosto de uma barba cerrada para ser sincera, mas acho que como a que o modelo da última imagem tem será o ideal para quem quer ter barba. A partir daí, para mim, acaba por se tornar um pouco de mais... Se eu fosse homem provavelmente também não iria fazer a barba todos os dias, por isso, ainda bem para vocês que a barba está na moda!
    Blog: As Confissões da Andreia

    ResponderEliminar
  2. Aqui me confesso que gosto mais quando o meu namorado faz a barba, por uma simples razão: tenho a pele sensível, e mesmo com barba farfalhuda sofro :o por isso, por muito que o ache giro das duas formas, adoro quando ele faz a barba. A minha pele, pelo menos, alivia-se :D

    ResponderEliminar
  3. Como mulher que sou, admiro barba sim, mas não em excesso...aquela rasteirinha de 3 dias que dá pinta. mais que isso não acho graça mas tbm depende muito do tipo de homem...

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o estudo, definitivamente.. Um homem com barba é toda uma outra coisa! Muito mais sexy!

    ResponderEliminar
  5. Prefiro homens com barba, mas não uma barba demasiado grande como ultimamente tenho visto e nem todos os homens ficam mais atraentes de barba, mas no geral sim: com barba.

    ResponderEliminar
  6. Acho que isso é muito relativo! Por exemplo, eu gosto que o meu namorado faça a barba. Porque me incomoda e pica, portanto sim, prefiro que ele nao tenha barba, ou se sim que seja de uma semana. Acho que não da para generalizar porque ha homens que ficam melhor sem barba.

    The eyes of a Mermaid

    ResponderEliminar
  7. Confesso que concordo com os estudos: homens com barba de 3/4 dias são mais atraentes! (:

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida. Homem com barba é mais atraente! :)
    www.senikisses.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Com barba, definitivamente. Há poucos homens que ficam melhor sem barba do que com ela, sim, também os há, mas a barba faz diferença, basta vez as fotos que publicaste como exemplo. Ainda assim, não precisa ser como o Dumbledore, que depois incomoda e ficam as couves da sopa lá penduradas =P
    ***

    ResponderEliminar
  10. Não são todos os homens que ficam bem de barba... e, depois, também há a questão da barba em si. Barbas demasiado grandes já dão um ar de falta de higiene e desmazelo =P Mas sim, em geral, prefiro homens com barba.

    ResponderEliminar
  11. A minha opinião é que vai dependendo do estilo e da personalidade do homem!

    Beijinho gigante <3

    Se poderes passa pelas minhas redes sociais e comenta amava saber a tua opinião!
    Facebook | Blog | Instagram | Canal no YouTube

    ResponderEliminar
  12. De facto, a barba dá um ar mais másculo mas nem todos os homens ficam bem com ela. No entanto, no meu caso, a maior parte dos homens com quem me relaciono ficam melhor com barba e confesso, ficam extremamente sexy's.

    ResponderEliminar
  13. Pessoalmente gosto de barba mas só se estiver pequena, só aquela barba de dois ou três dias sem fazer...

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...