Pages

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

TOP 5 | Clássicos da Disney






















Fiquei bastante feliz e surpreso com a boa recepção que o "TOP 5 | Filmes de Animação" teve. Tal como vos tinha dito, não considero os filmes animados a minha praia, mas se calhar até devia. Como namoro com uma super fã da Disney que sabe praticamente todas as letras das músicas, e até de algumas falas dos clássicos, acabo por me sentir sempre inferior por comparação haha.

Em relação ao outro, este top foi mais complicado. Tirando os primeiros três lugares, acho que alterei as restantes posições umas cinco vezes. Para não fugir ao que referi anteriormente sobre "para mim um 'clássico'  é um filme mais antigo e com uma princesa típica do género 'Branca de Neve'", resolvi a questão com um "bónus" (uma sexta posição, vá).

Para não acontecer como da outra vez em que me sugeriram que visse filmes que referi nas menções honrosas, recordo-vos que no final do post poderão encontrar os clássicos que ficaram de fora da lista.

#Bónus. Lilo & Stitch (TRAILER)

Lembro-me como se fosse hoje, tinha 10 anos quando vi o 'Lilo & Stitch', numa espécie de videoteca com uma mini sala de cinema, em Alcântara (não me recordo do nome). Era Verão e na altura estava na "Praia e Campo", o equivalente às "Férias Jovem" que existem agora. Desde então manteve-se como um dos meus filmes favoritos da Disney. Inicialmente ocupava a quarta posição da lista, mas devido à questão das princesas acabei por colocá-lo como "bónus". Adoro a relação tumultuosa da Lilo com a irmã mais velha e as peripécias em que se metem quando adoptam um alien a pensarem que era um cão. O que me faz ter um carinho especial por 'Lilo & Stitch' é mesmo a mensagem do filme: "Ohana quer dizer família e na família ninguém é deixado para trás ou é esquecido".


#5. The Little Mermaid (TRAILER)

Nomeado para três e vencedor de dois Óscares, 'A Pequena Sereia' é, possivelmente, o clássico da Disney com a melhor banda sonora. Música à parte, é daqueles filmes em que gosto de todas as personagens, até da vilã Ursula! Além do peixe Flaunder que adoro, há que admitir que a Ariel e o Eric são dos casais mais bonitos da Disney.

#4. Snow White and the Seven Dwarfs (TRAILER)

Seria um sacrilégio não referir o primeiro clássico da Disney (1937) no meu top 5. Como tinha uma cassete em casa (dobrada em brasileiro), tenho uma certa conexão emocional com 'A Branca de Neve e os Sete Anões'. Por muito que a história tenha sido recontada e completamente assassinada em mil e uma versões diferentes, não há nada como a "bruxa má" original. O disfarce de velhota assustadora com uma verruga enorme no nariz de picareta e um riso maquiavélico há de ficar para sempre na minha memória.

#3. Aladdin (TRAILER)

Segundo a minha namorada o motivo pelo qual gosto tanto do 'Aladino' é por ser parecido com ele. "És um 'rato de rua'" (alcunha do Aladdin), diz-me ela. O que eu sofro! Continuando, sempre gostei deste filme e a verdade é que nem sei porquê. Nunca gostei muito do Génio, mas ao menos a música 'A Whole New World' é das minhas favoritas. Quanto ao casal protagonista, pode ser um cliché, mas até da história de amor entre a menina rica e o rapaz pobre eu acho piada. Ah! Os "cenários" são de tirar o fôlego.


#2. The Hunchback of Notre Dame (TRAILER)

Tecnicamente não existem "princesas" nesta história, mas o filme é uma autêntica obra de arte que seria um crime não o colocar em segundo lugar. Não, não é o habitual "clássico da Disney", mas é essa imperfeição (perceberam?) que me faz gostar tanto do 'Corcunda de Notre Dame'. Cada vez que me lembro do Quasimodo a observar as pessoas na rua sem poder saír da "prisão" a que chama casa, parte-me o coração. Sem dúvida uma das apostas mais sombrias e tristes da Disney, mas a vida é mesmo assim. Considero a Esmeralda uma das personagens mais bonitas de sempre, e o Frollo um dos piores e mais depravados vilões alguma vez criados.


#1. Beauty and the Beast (TRAILER)

Além de ser um dos filmes da Disney com mais nomeações aos Óscares, "A Bela e o Monstro" foi a primeira longa-metragem animada a receber a indicação na categoria de 'Melhor Filme'. A banda sonora é fantástica e é de louvar uma protagonista intelectual que prefere ler a sonhar com príncipes encantados. Por falar em livros... a biblioteca do Monstro foi retirada dos meus sonhos. Quer dizer, é a origem da minha vontade em ter uma sala com estantes cheias de livros de uma ponta à outra.
Em relação ao desfecho final, pobre Bela. Acabou com o príncipe mais horrível de todos os tempos. Sempre que vejo o filme (sim, de vez em quando ainda sou capaz de o fazer), torço sempre para que ele se mantenha um "monstro". Lamento, mas o aspecto "bestial" consegue ser bem melhor e mais ternurento do que a forma humana.

MENÇÕES HONROSAS: 'O Rei Leão', 'Tarzan', 'Hércules', 'Cinderela'.


Conheciam e/ou gostam de algum destes filmes? Quais são os vossos clássicos favoritos?

17 comentários:

  1. Adoro todos estes filmes, mas os meus clássicos favoritos são mesmo "A Bela Adormecida", do qual sei as falas quase todas e as músicas de cor e salteado e adoro todas as personagens, e "A Espada Era a Lei" que não tem como não ser adorado com aquele Merlin magnífico e uma vilã, chamemos-lhe assim, maravilhosa!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  2. acho que não conseguia fazer um top 5 com os filmes da disney :D

    ResponderEliminar
  3. Conheço todos os filmes e desta lista de 6 os meus favoritos são Lilo & Stitch e A Bela e o Monstro.(Sabias que vai haver uma adaptação para cinema em 2016/2017 com a Emma Watson?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabia e não fiquei nada satisfeito com a escolha da Emma Watson para o papel!

      Eliminar
  4. Finalmente admitiste que a Ariel e o Eric são o melhor casal, estava difícil! Ofende-me que A Pequena Sereia esteja na última posição mas acho que não faz mal estares errado às vezes. Em relação ao Aladdin, eu ainda quero ter um Rajah como animal de estimação ahah.
    Nem vale a pena dizer o quanto gosto da Lilo & Stitch... afinal foi o filme que escolhi ver no meu aniversário este ano.
    Os outros são meh para mim. Principalmente a Branca de Neve, há um limite para a bondade, nem a Marta aos 6 anos caía nessa conversa.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso na minha lista iria incluir Hércules e o Rei Leão. (na minha!)
    Como sempre Ricardo, impecável! Então e para ti, qual o teu TOP 10 de longa metragens de animação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, a lista anterior foi precisamente sobre o meu top de filmes de animação. Com o "TOP 5 | Filmes de Animação" e as quatro menções honrosas já ficas pelo menos com uma ideia dos meus 9 escolhidos :)

      Eliminar
  6. Sempre pensei que fazer um "top" de filmes da Disney fosse algo difícil, se não mesmo impossível de se fazer! Pessoalmente, acho que ficaria uma tarde inteira a discutir comigo mesma que filme deve estar em que posição. Não seria nada agradável...
    Nunca fui fã de Lilo & Stitch, apesar da minha irmã ter gostado bastante. Sempre fui muito virada para os clássicos como tu os descreveste, com as princesas como heroinas. Surpreendentemente, nunca gostei da Branca de Neve, apesar de me dizerem que até era bastante parecida com ela. Ou da Cinderella. Limpar e arrumar nunca foram a minha praia, daí talvez não ter gostado tanto desses filmes.
    Por outro lado, adorava a "Pocahontas", a "Mulan". o "Aladin", o "Hércules" e o "Rei Leão"; acho que acabei de fazer o meu próprio "top 5". Mas para menções honrosas teria de incluir "O corcunda de Notre Dame", a "Pequena Sereia" e a "Bela e o Monstro".

    ResponderEliminar
  7. Ainda ontem bateu a saudade do Corcunda da Notre D'ame..adoro! Uma mensagem belíssima, em filmes de princesas, a minha favorita é a Mulan, muito parecida com o meu espirito.

    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Eu ainda me lembro de pedir cassetes da Disney como prenda! Tinha uma colecção enorme e ainda bem que conseguiste fazer um top, eu não conseguia! :D

    ResponderEliminar
  9. A Pequena Sereia, Hércules, Corcunda de Notre Dame e Mulan são, para mim, os melhores :)

    ResponderEliminar
  10. Adoro todos esses, mas os meus favoritos são sem dúvida Hércules, O Corcunda de Notre Dame, Mulan, Pocahontas e Lilo & Stich. Ahhh como isto me lembra tanto a infância *o*

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente senti uma nostalgia imensa aqui dos tempos em que ficava assistindo Lilo & Stitch. Adorava as aventuras e assistir diariamente os episódios que passavam durante o café da manhã. Saudades eternas e como se esquecer de Ariel? Úrsula? awns muito amor.

    ANDYZANDO

    ResponderEliminar
  12. O meu favorito é Hércules. Gostava tanto que depois até acabei por comprar o jogo para a playstation 1 ahaha

    ResponderEliminar
  13. O meu favorito é sem dúvida o Aladdin, via-o vezes sem conta quando era mais nova!

    ResponderEliminar
  14. Os meus favoritos são a Pequena Sereia, o Aladino e... A Bela e o Monstro, o melhor de toooodo o sempre. Sempre me identifiquei com a Belle, porque é a única que não tem ar ariana ou de uma raça específica como a Yasmin, e não é uma princesa. É uma rapariga normal, morena de olhos castanhos, assim um pouco solitária, como eu. E a biblioteca, isso também me fez gostar muito dela, porque queria ser ela e ter todos aqueles livros =)
    E realmente, o "príncipe" dela (que é mais um duque ou assim), não fica lá muito bem como humano. Também gosto mais dele como "Fera" (na versão brasileira que ainda tenho em VHS =P ).
    Tenho pena que a Emma Watson vá fazer de Belle. A moçoila tem feito um bom trabalho humanitário, mas de resto, naaaaaa. Como atriz (e eu gosto de Harry Potter, especialmente os livros =P ), não gosto lá muito.
    ****

    ResponderEliminar
  15. Lillo & Stich é tão fixe :D esse e o Beauty and the Beast são os meus preferidos deste top 5 :p

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...