Pages

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

TGW Recomenda | Álbuns a ouvir #3


Enjoo mais vezes de músicas do que uma grávida com o cheiro a fritos. Sou o tipo de pessoa que quando descobre uma canção que gosta mesmo, é capaz de a ouvir o dia e até a semana inteira. Devido a esta saturação quase instantânea, fico genuinamente feliz com novidades musicais.

A "época alta" de álbuns está praticamente aí à porta e já começaram a chegar alguns. Nunca falei de nenhum destes artistas aqui no blogue, mas finalmente posso mudar isso. Embora costume dar preferência ao POP (culpo a MTV dos anos 90 por isso), desta vez a sonoridade está mais direccionada para o indie, trip hop e rock psicadélico.




































1. Melanie Martinez | Cry Baby

A Miss Martinez é a prova viva de que nem sempre são os vencedores dos programas de talentos que têm mais sucesso. Depois de ficar em 6º lugar no The Voice americano, a jovem de 20 anos, acabou de lançar o primeiro e álbum de estreia, "Cry Baby". Nunca vi o programa supramencionado, mas bastou ouvir o EP Dollhouse para ficar rendido. Com melodias viciantes e letras inteligentes, a componente visual dos seus trabalhos leva a taça. A única maneira de definir o estilo dela é esta: Tim Burton + Lolita. A título de curiosidade, a "Carousel" foi a faixa oficial da quarta temporada de American Horror Story (Circus). 

MUST LISTEN: DOLLHOUSE | SOAP | CAROUSEL | PITTY PARTY MRS. POTATO HEAD.

2. Tame Impala | Currents

Com três álbuns aclamados pela crítica no seu currículo, os Tame Impala vieram para ficar. É provável que já tenha ouvido falar deste grupo australiano, nem que seja por participarem em praticamente todos os festivais de Verão portugueses. "Currents" foge um pouco à sonoridade que nos foi apresentada nos dois primeiros discos, juntando à psicadélica os sintetizadores típicos da década de 80. Nunca o fiz, mas deduzo que ouvir os Impala seja o equivalente a fumar qualquer coisinha. É uma dose a cima do efeito Del Rey. A verdade é que os resultados estão à vista; um dos melhores álbuns do ano (até agora).


3. Mac DeMarco | Another One

Conheci o Mac por recomendação de um colega de faculdade e ainda bem que o fez. As músicas dele parece que foram feitas para um livro do John Green. Devem ter ficado confusos sem saber se estou a ofender um ou outro. Nada disso, o que quero dizer é que o estilo musical do cantor canadiano parece inserir-se no tipo de músicos que o Green tanto gosta de referir nas suas histórias. "Another One" é um álbum pequeno em quantidade mas grande em qualidade. Ele é tão descontraído (basta olhar para a capa do CD) que chegou ao cúmulo de dizer a sua morada no final da última faixa do disco, convidando as pessoas a aparecerem e beberem um café. Se ao menos estivesse nos States!


4. FKA Twigs | M3LL155X

Cheguei a ser questionado por uma amiga se estava em plena consciência da minhas faculdades mentais por gostar da FKA. Os vídeos da noiva do Robert Pattinson não são para qualquer pessoa. Bizarros e altamente criativos, é impossível desviar o olhar. Desde o lançamento do primeiro álbum "LP1", no ano passado, que tenho acompanhado a artista britânica. Continuo até hoje sem compreender metade das coisas que ela canta (ou melhor, sussurra) em algumas músicas, mas enquanto continuar a presentar-me com instrumentais brilhantes como a 'Two Weeks', está perdoada. Tecnicamente "M3LL155X" (significa Melissa), é um EP e não um álbum, mas é tão bom que tive que o incluir. 


ÁLBUNS A OUVIR #1 | #2

Já ouviram algum dos quatro álbuns? Qual é o vosso favorito?

5 comentários:

  1. Percebo a tua "dor". Quando realmente gosto de uma música, ouço-a durante imenso tempo. Há alturas em que tento não ouvir a música para não enjoar dela. Imagina o diálogo:

    - "Vá, agora é a vez de outra música."
    - "Mas eu quero que me ouças!"
    - "Não. Já te ouvi muitas vezes. Também temos de saber dar lugar aos outros."
    - "Mas eu sou a tua favorita!"
    - "...isso foi a semana passada!"

    ResponderEliminar
  2. O mesmo problema aqui! Sou capaz de ouvir em loop um álbum ou música, de enjoar e de ter que passar a outra coisa, mas a verdade é que do que é bom nunca se enjoa para sempre: acabo sempre por sorrir quando um antigo vício me volta a passar pelos ouvidos.
    Da tua seleção, conheço o o Currents dos Tame Impala que apesar de não ser a maior fã, admito que foi um dos álbuns mais apetitosos e divertidos do verão.

    ResponderEliminar
  3. Anda "tudo" a falar da Melanie. Só conhecia a "Caroussel", estou mesmo a ver que tenho de ouvir o álbum de estreia.

    R: A história da Lisa é surpreendente mesmo. Tens de ler e depois diz-me o que achaste :D

    ResponderEliminar
  4. Como amo o teu bom gosto musical! Conheci a Melanie ontem e já tinha ouvido algumas músicas dela, como a Soap. Das que falaste, gostei da Dollhouse e da Mrs. Potato Head. FKA Twigs já conheço e gosto bastante! Tame Impala e Mac DeMarco nunca tinha ouvido falar. Fui espreitar as músicas que sugeriste e não gostei de nenhum. Dizem que Lana dá sono, mas Mac DeMarco é que dá! Credo xD

    ResponderEliminar
  5. FKA Twigs é uma estranha diferente legal, é uma artista que causa vários mixes de sensação e não parei pra escutar as músicas dela totalmente, só algumas e são bastante gostosas de se ouvir. Melanie é muito amor!

    ANDYZANDO

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...