Pages

segunda-feira, 27 de julho de 2015

TOP 5 | Filmes de Animação


Considero-me um amador no que toca a filmes de animação. Embora não seja um consumidor feroz deste género cinematográfico, confesso que já tive grandes surpresas. Muitas vezes este tipo de filmes ou é extremamente sobrevalorizado (Frozen?) ou então não recebe a atenção merecida. 

Apresento-vos agora os meus cinco filmes favoritos de animação. É de realçar que deixei de fora os "clássicos" da Disney para efeito de um futuro post.


#5. Big Hero 6 (TRAILER)

Sendo um filme semi-recente, é possível que ainda esteja um pouco sob a influência do adorável e igualmente hilariante Baymax. A interacção do robot insuflável quando estava a ficar sem bateria com o gato de estimação da família, é de chorar a rir. Vencedor do Óscar (2015) na categoria de "Melhor Animação", 'Big Hero 6' é daqueles filmes que dá vontade de assistir novamente assim que acaba.


#4. Corpse Bride (TRAILER)

Confesso que só vi este filme pela primeira vez há uns dois anos atrás por insistência da minha namorada. Digamos que quando era mais novo não sabia apreciar a brilhante mecânica stop motion do Tim Burton. Se estão minimamente familiarizados com o trabalho do Director e Produtor norte-americano, já sabem o que esperar deste filme: cenários mórbidos, personagens complexas e peculiares (aspecto e personalidade), sequências musicais viciantes, e muito entretenimento. Só não me conformo com o final!


#3. Atlantis: The Lost Empire (TRAILER)

Recordam-se quando referi no início do post que muitas vezes há filmes de animação que não recebem a atenção devida? Este é um deles. Cada vez que penso que não recebeu uma única indicação aos Óscares até me dá uma coisinha má. Sempre tive um fascínio abismal com a história da Atlântida. A ideia de que um continente inteiro ficou submerso e continua até hoje por descobrir deixa-me com uma ansiedade tremenda. Quando vi o filme da Disney sobre esta temática foi amor à primeira vista. Se não gostam de números musicais não se preocupem, aqui os cenários mágicos captam todas as atenções.


#2. Tangled (TRAILER)

Vá, eu sei que tecnicamente tanto este como o anterior são considerados "clássicos" da Disney. Correndo o risco de parecer um idiota, para mim um "clássico" é um filme mais antigo e com uma princesa típica do género "Branca de Neve". Eu avisei que era amador neste género cinematográfico. Quando estreou em 2010, fiquei completamente obcecado com o 'Tangled'. Além de gostar imenso da história, a animação é perfeita. Que me recorde, nunca tinha visto personagens animadas conseguirem transmitir expressões faciais praticamente humanas. Só não gostei do facto da Rapunzel ter acabado com cabelo curto e castanho.


#1. Song of the Sea (TRAILER)

A minha adoração por este filme é tal que tenho medo de falar demasiado e dizer alguma barbaridade. Como sei que ela me vai matar se não o referir, quem me sugeriu este filme foi a namorada e ainda bem que o fez. É uma obra-prima. E não, não estou a exagerar. Baseado na mitologia Celta, é um convite aberto a um mundo mágico do folclore irlandês. A animação é fantástica, faz lembrar ilustrações de livros infantis, e a banda sonora típica irlandesa é divinal. Por muito que goste do 'Big Hero 6', o Óscar deveria ter ido para a 'Song of the Sea'. Não tenho um único defeito ou crítica a apontar a este filme. Já possui a classificação mais alta que alguma vez dei a um filme de animação (9/10), mas quanto mais penso nele, mais acho que merece mais. Será que finalmente encontrei o meu filme perfeito (10/10)?

MENÇÕES HONROSAS: 'UP', 'Despicable Me 1', 'Brave', 'The Fox & the Hound'.

Conheciam e/ou gostam de algum destes filmes? Quais são os vossos favoritos?

19 comentários:

  1. Só conhecia o Tangled e adoreeeei esse filme :)

    ResponderEliminar
  2. O Corpse Bride é definitivamente um dos meus filmes favoritos. Não sei ja viste os BoxTrolls mas é igualmente adorável e super divertido! Ah e o Paranorman, dá cabo de mim! x

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente o Tangled é o que me cativa menos desta lista. Eu adoro o Atlântida, até tenho o dvd. Acho ridículo o quanto tive de insistir para veres a Noiva Cadáver, tudo o que o Tim Burton faz merece muito amor e carinho (ok, sem ser o Dark Shadows). E o Song of The Sea foi dos filmes de animação que mais de impressionaram na minha vida (e eu já muiiiita animação) acho que está inúmeras fazes superior ao Rei Leão, que é quase considerado a Mona Lisa da Disney. Por muito que goste do Big Hero 6, basta retirar o Baymax do contexto para perceber que é bem fraco e até pouco original. Ainda assim, sabendo como funciona a Academia, se o Óscar não fosse para o BH6 iria para o How To Train Your Dragon 2, portanto a selkie nunca ia receber o mérito devido.

    ResponderEliminar
  4. Não vi todos! Tenho que tratar disso (:

    ResponderEliminar
  5. Dos cinco que mencionaste, ainda só vi três. Faltam-me ver o Big Hero 6 e o Song of the Sea (o qual nunca tinha ouvido falar antes!). Tenho pena que o Atlantis não tenha sido bem recebido, porque é um dos meus filmes preferidos. Não sou fã da sequela, mas gostei imenso do primeiro filme. Também gosto bastante desse filme em particular do Tim Burton, embora também ache piada ao "Nightmare before Christmas" e à canção do Buggy Man.
    A este top 5 acho que o tornava apenas num top 6, com a adição do "Brave - Indomável". Quando a filmes de animação, acho que ainda prefiro os da Dreamworks.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como tu fiquei bastante desiludido com a sequela da 'Atlântida'! Como é que fazem um primeiro filme tão bom e o seguimento é tão mau? O 'Brave' também esteve perto de entrar para a lista, mas acabei por deixar de fora por ser uma cópia do 'Kenai & Koda' :)

      Eliminar
  6. Só não conhecemos o 1º. De resto concordamos com tudo o que referes! No entanto, para nós, falta mencionar os filmes com os 'minions'... :)

    Gostámos bastante de ficar a conhecer o teu blogue! Parabéns e votos de muito sucesso e felicidades!!

    Ela e Ele, do Blogue de Casal.
    Blogue | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Teria um top ligeiramente diferente do teu MAS, gosto destes todos.
    Alias eu acho que nunca vou conseguir fazer um top filmes de animação xD
    A animação é a minha praia e é me complicado às vezes escolher quais os melhores haha (vai sempre depender de algo!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  8. Nice choices!! your blog is really cool man :D

    www.LeClothes.com

    ResponderEliminar
  9. Aguardo ansiosamente pelo post dos clássicos da Disney, os quais eu devoro como se não houvesse amanhã =P (já agora, devias ver o Brave)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi o 'Brave', tanto que o referi no final do post em "Menções Honrosas" :)

      Eliminar
  10. Dai só não conheço o nº1 e o 5 (conheço mas não tive ainda oportunidade de o ver), lembro-me que quando era "miúdo" fui ver a noiva cadáver ao cinema e gostei imenso, de resto são filmes que sempre os vi e gosto de todos (o 1º tenho que o ver ainda, o 5 está para breve)
    Esperarei pelo o da Disney e quanto as tuas opiniões (penso que não vais ser daquelas pessoas que mete o Rei Leão em primeiro ahaha)
    Abraço, Rodrigo | OOTD Blog | OOTD FB

    ResponderEliminar
  11. Adoro o Tangled , é mesmo um dos meu preferidos de animação :)

    ResponderEliminar
  12. Já vi o Corpse Bride e gostei bastante da história e das histórias que se entrelaçavam umas nas outras. Não resultaria com gente de "carne e osso". E também vi Tangled, que até o meu Moço gostou! Actualmente a Disney está a apostar mais nos filmes que já não são apenas de princesinhas como a Branca de Neve (clássicos, como dizes), para outros que os rapazes também gostem. Ainda não vi o Atlantis, mas ando há anos para o ver, mas fiquei bastante curiosa para ver o Song of the Sea!
    Gostei do estaminé ^^ Também tenho esse problema grave de ver livros a amontoarem-se à minha volta, e eu sem tempo para os ler a todos =P
    ****

    ResponderEliminar
  13. Nunca vi o Song of the Sea, AMO Corpse Bride (é só do meu realizador favorito!), Big Hero achei demais e Tangled é apenas maravilhoso! Adoro filmes de animação, portanto :p o Atlantis vi há imensos anos e também gostei :D

    ResponderEliminar
  14. Porra, desse top 5 só conheço 2: Corpse Bride e Tangled. Gostei bastante do primeiro <3 O segundo foi apenas engraçado. Fiquei bastaaaaaaante curioso para ver o Song of the Sea. O desenho parece bonitinho :D

    PS 1: Das menções honrosas vi 4, excepto The Fox & the Hound.

    PS 2: Como assim não colocaste Nemo no top? :(

    ResponderEliminar
  15. Só conheço o Tangled e adorei esse filme! Fiquei com vontade de ver o teu restante top 5 :)
    E gostei imenso do teu blog, o conteúdo é muito bom! Já sigo :) Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Destes só vi o Corpse Bride , que adorei!

    ResponderEliminar
  17. Nossa como eu amo esses filmes, com exceção de Song of the Sea, que infelizmente nunca assisti, porém me interessei bastante e já até coloquei na minha listinha. Que nostalgia foi ver Atlantis aí <3

    http://myyellowheartt.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...