Pages

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Summer Job | Biblioteca de Jardim


Faz hoje uma semana que comecei a trabalhar numa Biblioteca de Jardim. Para quem não faz ideia do que estou a falar, o conceito é muito simples: estimular a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante a época estival, e ocupar os tempos livres dos jovens. Desenvolvido pela Junta de Freguesia, é o quarto ano que participo neste projecto com mais de duas décadas de existência. 

No final do meu primeiro ano de Universidade (Julho de 2011), resolvi candidatar-me a um trabalho de Verão. Sem saber ao certo o que esperar, lá fiquei colocado numa biblioteca da minha área de residência. Aberto das 10h-13h e das 17h-20h (como fica num jardim sem árvores, o período das 13h às 17h é um autêntico inferno), o espaço dispõe de +700 livros e publicações periódicas para consulta. Os jogos e actividades ao ar livre complementam a oferta, ajudando a cativar a nova geração, viciada nas tecnologias, para "folhas encadernadas preenchidas com letras e bonecos sem animação".

Sem qualquer custo, estes postos de leitura contam com o apoio de três jovens, tanto no atendimento aos leitores como na realização de diversas actividades de animação do livro, nomeadamente através de horas do conto, ateliers de pintura, e sessões de jogos destinados ao público infantil/juvenil. 

Sempre adorei crianças e tenho imenso jeito para lidar com elas. Muitas vezes dizia aos meus amigos que tenho um instinto maternal (foi propositado) muito grande. O certo é que ano após ano, há uma parte de mim que começa a ficar saturada de aturá-las. É como se costuma dizer, quando são os nossos é outra coisa. Obviamente que estou a generalizar. Embora haja sempre um ou outro miúdo mais irritante, felizmente há mais crianças adoráveis que só nos apetece abraçar.

Da minha experiência enquanto funcionário, o espaço é mais utilizado como creche do que biblioteca. Como o jardim está rodeado de superfícies comerciais e tem um café mesmo em frente, os pais gostam de deixar os filhos connosco enquanto vão fazer as suas compras ou comer um gelado com as amigas. Apesar de, supostamente, não termos qualquer responsabilidade pelas crianças, o facto é que na prática não é bem assim. Já cheguei a ter que ficar com os meus dois colegas depois do horário de expediente à espera da mãe de um menino. Como é óbvio não me ia sentir bem ao saber que tinha deixado uma criança sozinha num parque, ainda para mais depois das oito da noite.

Como devem ter calculado pelo horário, estou a trabalhar enquanto lêem este post. Durante o mês de Julho vai ser sempre assim, excepto às quartas e quintas que estou de folga. Do meu concelho, somos a biblioteca com mais trabalho, superando até as de praia. Se num dia normal costumamos ter quase 100 crianças/jovens, aos fins-de-semana este número é largamente ultrapassado. 

Esta iniciativa decorre anualmente entre 1 de Julho e 31 de Agosto e é uma óptima oportunidade para quem quiser ganhar algum dinheiro durante o Verão. Este ano já não se podem inscrever e não sei ao certo se o projecto é adoptado por todas as Juntas de Freguesia, mas é uma questão de se informarem. Se estiverem interessados, já sabem onde se dirigir.

11 comentários:

  1. Uma excelente iniciativa, desconhecia (ou pelo menos algo do género por Lisboa)
    Quanto aos pais, é sempre assim, aproveitam-se destas coisinhas para terem um tempo livre
    Abraço e boa sorte, Rodrigo | OOTD

    ResponderEliminar
  2. Este é o trabalho perfeito para mim. Crianças + livros <3

    ResponderEliminar
  3. Faço das palavras do Ludgero minhas: Livros e crianças são muito amor *o*, vou tentar saber mais sobre isso na minha Junta de Freguesia. Adorei a iniciativa!

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia completamente! E acho que é um trabalho que iria adorar.

    ResponderEliminar
  5. Este projecto é fenomenal, não há nada em como aproveitar o bom tempo, zelando pela nossa leitura. Beijinho

    http://giselapascoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Boa ideia

    http://oshomensnaosaotodosiguais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá, não conhecia o projeto. Muito bacana por sinal.
    Para ser sincero tudo que insista na ideia de incentivar o hábito a leitura, vejo com admiração.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Parece-me uma excelente ideia, não só para frequentar como também para trabalhar.
    PS. Há pais que são mesmo irresponsáveis, como é que é possível? Fiquei parva.

    estanteblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que ideia gira... e deve ser um óptimo local para trabalhar.. :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...