Pages

segunda-feira, 13 de julho de 2015

100 Anos de Moda Masculina em 3 minutos


(A colocação estratégica do botão play do youtube está genial)

Por norma este tipo de vídeos passa-me um pouco ao lado, mas tal como aquele viral dos desconhecidos a beijarem-se, resolvi dar uma vista de olhos. A minha namorada mandou-mo há uns dias atrás e achei imensa piada. O conceito é muito simples, mostrar as diferenças da moda masculina nos últimos 100 anos, no curto espaço de 3 minutos. Tratando-se de um projecto da revista Elle americana, não é de estranhar que os estilos apresentados incidam mais sobre a cultura dos states do que propriamente mundial.

Deixando as questões geográficas de lado, é incrível perceber as mudanças que a moda vai sofrendo ao longo dos anos. Chamem-me antiquado, mas de 1915-1945 os homens tinham um ar muito mais elegante. Possivelmente não ia gostar de andar todos os dias de fato ou com várias layers de roupa (especialmente no Verão), mas comparado com as décadas de 70 e 80, eram autênticos senhores.

Até hoje não sei o que aconteceu nos anos 90 e início de 00's. Apesar de ter nascido em 92 lembro-me muito bem de ver pessoas na rua vestidas daquela maneira. É tão mau mas tão mau que até sinto uma certa vergonha, ainda que descabida, por ter compactuado com este tipo de vestiário. É que até aquele colar piroso de pedras ou missangas brancas eles incorporaram (não se preocupem, nunca tive um). Quem é que não se lembra desses colares?! Foi a época do desleixo total. Lá por 2005 o cenário não melhorou. Com 13 anos tenho nítida a imagem de vários elementos do sexo masculino com aqueles óculos de sol à mosca ou como costumo dizer, "à la redneck".

Depois de duas décadas atrozes, o actual e último look é quase como uma lufada de ar fresco. Esteticamente ganharam uns pontos por se lembrarem de introduzir a barba. Ainda assim, podiam ter feito uma selecção melhor de roupa. Não sou grande adepto de usar ganga com ganga, mas vá, o modelo ficou compostinho.

Dos 11 estilos apresentados, o meu favorito é o de 1955. A fazer lembrar o Johnny Depp no filme 'Cry Baby', é dos conjuntos mais simples. Uma t-shirt branca, calças de ganga, uns Converse All Star, um casaco de cabedal e voilá, fica perfeito.

Qual é a vossa era favorita? Se pudessem, que estilo traziam de volta à actualidade?

9 comentários:

  1. "Roubaste-me" o post de amanha ahaha Tambem achei imensa piada a esse video que tinha que o partilhar e completamente de acordo com o que dizes
    Abraço, Rodrigo | OOTD

    ResponderEliminar
  2. Quem se interessa com o estilo quando o modelo é lindo? xD

    A dos anos 90 é mesmo vergonhosa :x Prefiro o estilo mais actual.

    ResponderEliminar
  3. Tragam de volta o estilo de 1955, for sure! Acho que o facto de aceitarmos o estilo actual tem mais a ver com o facto de estarmos a falar enquanto o dito cujo está na moda. Cada vez que penso nisso fico assustada, o estilo de 2005, por exemplo, ainda se vê muito por aí e é horrível, mas pergunto-me como seria se estivéssemos a ver o video a uma década atrás. Será que ia ser "ewww", como pensamos agora, ou "finalmente alguma coisa decente"?

    ResponderEliminar
  4. "A colocação estratégica do botão" AHAHAH. Já tinha visto a evolução da moda feminina e gostei bastante. Esse também me apareceu na página inicial do Youtube, mas não pensei em clicar para ver xD
    Os meus favoritos são os de 55, 85, e 2015. Mas se pudesse trazia de volta o de 1915, é tão engraçado, ahah

    xx
    Diário De Uma Africana

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que antigamente (em algumas épocas) tinham pinta! É bastante difícil eliminar o look de 2015 porque é aquilo que achamos normal! Quando vejo o de 2005, parece que é não passaram apenas 10anos lol

    ResponderEliminar
  6. Não percebo o que é que se passou a partir da década de 60, mas que aquilo entrou em declínio até aos dias de hoje lá isso entrou. Há alturas em que dou graças por não me lembrar bem de como os homens da minha família se vestiam na década de 90 (sou de 94). Mas quando vejo fotografias de anos anteriores, por exemplo do meu pai e do meu tio, pergunto-me como é que eles saiam à rua naquela figura...

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de 1925, 1945, 2015 (que veio salvar as duas décadas anteriores), mas 1955 É TUDO!

    NEW POST!! SUNSET PICTURES!! <3

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/2015/07/this-love-left-permanent-mark.html

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante dos primeiros estilos, bastante elegantes. O último também vai de encontro ao meu gosto :) Tenho de ver o das mulheres :)

    ResponderEliminar
  9. Está muito bem conseguido o video. Estive a ver também o da mulher. Altamente!
    Ali 1955 a relembrar o James Dean é mesmo bom e ao mesmo tempo atual! É incrível!

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...