Pages

quarta-feira, 8 de julho de 2015

10 dicas para evitar cabelos oleosos


Depois dos cuidados a ter com o couro cabeludo (aqui), vou falar de um tema que me é muito próximo, cabelos oleosos. As questões capilares sempre foram um mistério para mim. Com o passar dos anos passei de cabelos grossos para finos, e à caspa juntou-se a oleosidade. Uma autêntica desgraça.

O nosso cabelo fica oleoso pela mesma razão que a cara: as glândulas da pele produzem uma substância oleosa chamada sebo. É o sebo que humedece o cabelo e impede-o de manter-se seco. As glândulas sebáceas localizam-se junto às raízes do cabelo, na camada da pele chamada derme. O sebo sai da pele para o nosso couro cabeludo através de canais das glândulas sebáceas.

É importante compreender que devido a factores genéticos ou hormonais, todos nós produzimos diferentes quantidades de sebo. As hormonas responsáveis pelo aumento da produção de sebo têm um pique durante a puberdade, razão pela qual tantos de nós tivemos cabelos extra oleosos e acne.


1. Lavar o cabelo com frequência, mas não diariamente. Ao lavá-lo todos os dias podemos remover os óleos depressa de mais, encorajando-os a voltarem ainda mais oleosos para compensar a perda. Se for naturalmente oleoso, deve ser lavado, com um champô próprio para cabelos deste tipo, a cada 2 ou 3 dias.

2. Utilizar água morna/fria. A água quente estimula as glândulas sebáceas da região, responsáveis pela produção da oleosidade, que vão trabalhar a um ritmo mais acelerado.

3. Cuidado com condicionadores. Sempre que possível, é de evitar utilizá-los na raiz, visto que esta parte do cabelo já está naturalmente hidratada pelo óleos (gorduras), produzidos horas depois de lavar o cabelo.

4. Atenção a produtos como géis e ceras. Não se deve aplicar demasiado ou o cabelo vai ficar pesado e com resíduos acumulados. 

5. Evitar pentear ou mexer demasiado no cabelo. Como consequência as glândulas sebáceas são estimuladas e podem aumentar a produção de óleo. Para remover os nós, utilizem um pente, não os dedos. Má notícia para quem usa franja, se a vossa testa for oleosa, o cabelo pode absorver os óleos da pele.

6. Cortar as pontas do cabelo com frequência evita que fique mais danificado, e ajuda-o a parecer mais grosso e forte.

7. Os champôs secos são uma boa alternativa a outros mais comuns. É uma espécie de pó de talco que basta esfregar nas raízes, deixando o cabelo menos oleoso. Tenho que pensar em investir num produto destes.

8. Não usem alisadores regularmente. Além de danificar o cabelo, a quantidade de vezes em que lhe vão tocar juntamente com o calor, vai produzir ainda mais óleo.

9. Se possível, façam uma esfoliação capilar a cada 10 dias. Esta limpeza serve para remover células mortas do couro cabeludo, reduzir a oleosidade excessiva, tratar a comichão e escamações. Aliada à massagem capilar, os cabelos ficam mais fortes e saudáveis, diminuindo a queda e oleosidade, retarda o afinamento dos fios de cabelo e ainda acelera o crescimento dos mesmo.

10. Uma massagem no couro cabeludo, além de relaxar, ajuda a activar a circulação. Não precisa ser nada de muito complexo, basta pressionar as pontas dos dedos no couro cabeludo, por baixo dos cabelos, e fazer movimentos circulares durante uns 3 a 4 minutos, uma vez por semana.

Sofrem de oleosidade capilar? Espero que as dicas tenham sido úteis!

4 comentários:

  1. isto nao tem bem a ver com o teu post, só com cabelos! para mim, a melhor forma de ter um cabelo impecável é não usar nada da marca fructis. Cheiram divinamente, mas e a caspa que me fazem? E já fiz a experiência.
    Um alisamento se for bem feito e com bons produtos também faz muito bem. hidrata e sela pontas espigadas.

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia algumas dessas dicas, mas vou começar a aplicá-las! Se passo mais de 2 dias sem lavar o cabelo parece que não tomo banho há um mês, é horrível!

    Beijinho
    www.embusca-de-umsentido.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Por acaso o meu cabelo aguenta três dias em "bom estado". Raramente mexo no cabelo :)
    Gostei das dicas!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Só não faço os últimos 4 pontos... O meu cabelo é muito fino e fica oleoso ao 2º dia, mas eu lavo sempre dia sim, dia não e ele fica normal :) Utilizo produtos para o cabelo, mas apenas nas pontas e nunca no couro cabeludo para não o tornar mais oleoso, deixo sempre secar ao natural, e corto regularmente :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...