Pages

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Dicas para couro cabeludo saudável


Não é segredo nenhum que o cabelo é um dos traços mais importantes de qualquer pessoa. Seja longo, curto, liso ou encaracolado, não podemos negligenciá-lo. À semelhança de outras zonas do corpo, o couro cabeludo pode, muitas vezes, mostrar sinais de sensibilização como comichão, irritação e raízes doridas. Carência de determinados nutrientes, champôs agressivos (normalmente os de tratamento), e a exposição solar são algumas das causas que podem estar na origem destes problemas.


Se tal como eu são adeptos de um bom banho quente e ainda lavam o cabelo praticamente todos os dias, peço-vos que parem. Pode ser relaxante, mas o mais certo é que estejam a estragar o vosso couro cabeludo. Em primeiro lugar, a água quente estimula as glândulas sebáceas da região, responsáveis pela produção da oleosidade, que vão trabalhar a um ritmo mais acelerado. Por outro lado, o excesso de água da lavagem diária vai retirar a oleosidade natural, que por sua vez vão trabalhar ainda mais para compensar a falta de sebo. Quando lavarem o cabelo não usem as unhas mas sim as pontas dos dedos

Podia falar-vos em temperaturas, mas sejamos sinceros, quem é que vai medir os graus da água quando toma banho? O recomendado é que a lavagem seja feita com água morna, e se possível em dias alternados. Se sofrem de oleosidade capilar e têm que lavar o cabelo com mais regularidade, então a água deve ser morna mas mais para o fria. Agora com o calor até custa menos!


Por vezes os produtos ficam acumulados na raiz dos cabelos, o que pode entupir os poros do couro cabeludo (por onde os fios de cabelo saem), prejudicando a nutrição dos mesmo. Portanto, retirem muito bem o champô após a lavagem.

No que toca aos secadores de cabelo, não há produto capaz de atenuar o dano do calor excessivo nas raízes. O recomendado é que se mantenha uma distância mínima de 30 centímetros da raiz dos cabelos. Se utilizam alisadores de cabelo, tenham em atenção que danifica bastante os cabelos, logo não pode ser utilizado frequentemente.


Conhecem a expressão "somos o que comemos"? Os fios de cabelo são compostos por substâncias que adquirimos através da alimentação. Uma dieta adequada é essencial para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo e produzam fios de cabelo saudáveis. Aminoácidos e proteínas como carnes, ovos e leite, estimulam o crescimento e fortalecimento. Alimentos com zinco (nozes, trigo, frutos do mar), estimulam o crescimento e reduzem a oleosidade. Beber muita água também ajuda na hidratação.

  • Não lavar o cabelo com água muito quente;
  • Utilizar as pontas dos dedos em vez das unhas durante a lavagem;
  • Não dormir com os cabelos molhados. Evita a queda de cabelos e caspa;
  • Evitar utilizar muito o secador. O calor pode causar caspa;
  • Mexer no cabelo muitas vezes origina oleosidade;
  • Proteger o cabelo do sol;
  • Alimentação cuidada é o primeiro passo para um cabelo rico e forte.

Têm problemas de couro cabeludo? O que acharam destas dicas?

12 comentários:

  1. Dou graças aos genes dos meus pais por ter um cabelo óptimo. Juro, lavo-o de 4 em 4 dias e nunca, mas nunca na minha vida o senti oleoso. x

    ResponderEliminar
  2. Muito boas dicas mas por vezes, nao me sinto bem se nao lavar o cabelo todos os dias.. é estranho mas sei que não se deve!
    Abraço, Rodrigo | OOTD

    ResponderEliminar
  3. Eu pratiquei basquetebol durante anos, o que significa que, muitas vezes, eu tomava mais que um banho por dia (onde ia cabelo incluído). Mas felizmente o meu cabelo sempre foi saudável e ainda que a minha cabeleireira me mate porque só lá vou quase de dois em dois anos, ela reconhece que o cabelo está como novo. Menos uma preocupação para mim :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante das dicas. O meu cabelo é normal em nas raízes e extremamente seco nas pontas (culpa minha, eu sei, mas recuso-me a fazer um corte que solucione todos os meus problemas).

    ResponderEliminar
  5. Heey!
    Adorei as dicas, muitas delas eu ainda não conhecia ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderEliminar
  6. Ótimas dicas, eu sinceramente não consigo não lavar meus cabelos todos os dias e mexo no meu cabelo todo tempo haha mas as outras dicas ( fora a da alimentação, que eu não me preocupo muito) eu consigo seguir hahaha.

    http://umlevecodinome.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. "Utilizar as pontas dos dedos em vez das unhas durante a lavagem"
    Ups! xD

    ResponderEliminar
  8. Ótimas dicas! Meu cabelo pega caspa muito rapidamente. Não sei por qual fator, mas desconfio que seja por lavar em água muito quente ou talvez o condicionador em grande quantidade. :(

    Abraços!
    ANDYZANDO

    ResponderEliminar
  9. Ótimas dicas! Meu cabelo é um pouquinho oleoso, geralmente lavo dia sim, dia não. Acho que sigo todas as dicas, menos na alimentação. Tenho que melhorar nisso.
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  10. Já dormi tantas vezes com o cabelo molhado :( sem querer, claro

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...