Pages

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Malas para Homem: Sim ou Não?


Sempre que saio à rua (parece que estou a falar de um cão), uma das várias coisas que me irrita é o facto de ter que encafuar tudo nos bolsos. No Inverno ainda dá para disfarçar porque os casacos têm mais espaço, mas com o Verão aí à porta, a não ser que eu seja o rapazinho do anúncio ao Ford EcoSport, é complicado. Ainda na semana passada, num daqueles dias infernais de calor, fui almoçar fora com a minha namorada e parecia que carregava toneladas nos bolsos. É que além de umas calças de ganga confortáveis, só levava mesmo o essencial, carteira, telemóvel e chaves e já estava completamente apertado. “Estou ansioso pelo dia em que seja aceitável os homens andarem de mala na rua”, disse-lhe eu. Desde então tenho estado a pensar no assunto e resolvi pesquisar.  


Antes que fiquem a pensar que vivo em baixo de uma pedra, sim, eu sei perfeitamente que há homens que usam mala. O facto é que quase podia “contar pelos dedos” aqueles que o fazem, especialmente em Portugal. Não é novidade nenhuma que o nosso país é extremamente retrógrada e vivemos presos ao antigamente. Portanto não me choca minimamente que este assunto ainda seja tabu. 

Por alguma razão, levar uma mala no braço é o suficiente para colocar a virilidade de um chamado “Homem” (ênfase no H maiúsculo), em risco. Afectam-se com pouco. Se bem sei, antigamente as mulheres também não podiam vestir calças por ser uma peça de vestuário exclusiva  ao sexo masculino. Com certeza já ouviram a expressão “quem é que veste as calças na relação?”. Já no século XX, mais precisamente nos anos 30, foi preciso actrizes como Marlene Dietrich e Katherine Hepburn serem frequentemente fotografadas de calças, para ajudar a tornar-se aceitável. Se calhar é disso que precisamos, ver actores de mala para ficarmos mais descansados. Realmente cada vez tenho mais a certeza de que estamos a regredir no tempo.


De acordo com comentários que fui ouvindo aqui e ali de amigos e familiares, “homens com malas devem ser gays”. Hum... Não necessariamente. Em bom português, o que é que o cu tem a ver com as calças? Além do mais, quem está minimamente por dentro do que se passa no mundo da moda sabe que este tipo de preconceitos não faz qualquer sentido. Tenho a certeza absoluta que se não houvesse este medo de serem julgados, a maioria dos homens portugueses (incluindo eu), já tinham adoptado esta moda. Não vou ser hipócrita, visto que também pertenço a este grupo, mas no meu caso, esta não é a única razão. Pode ser problema meu, mas sinceramente acho que não é qualquer um que consegue pull off uma mala. Lá está, como ainda é algo quase que alienesco na nossa sociedade, parece que só pode ser usado por rapazes com “estilo”. Se fosse comum, já não me sentia “pressionado” a ter um look que acompanhasse a minha mala. Faz sentido? Basta verem as fotos que acompanham este post, todos os homens são autênticos fashionistas.


Uma curiosidade, sabem aquelas malas que agora estão muito na moda e que mais parecem sacos de compras? Pois, estou a falar das Tote Bags (malas 9 e 10). Descobri que LL Been criou o design da primeira tote bag em 1944 com o nome de “Bean’s Ice Carrier”, um saco de lona para construção, reforçado para o transporte de gigantescos blocos de gelo "do carro para a arca do gelo”. Como podem ver, mais másculo que isto é impossível.
Joey (Matt LeBlanc) dos Friends em 2005.

Respondendo à questão-título que coloquei, a minha resposta é sim, os homens podem usar mala. O importante é que se sintam confortáveis. São bastante práticas, têm espaço e finalmente podemos transportar os nossos objectos do dia-a-dia de forma simples e organizada. 

Tendo em conta que não sou um entendido no assunto, fiz uma selecção de algumas malas para homem que me chamaram à atenção no site da ASOS (excepto a da Burbery). 

Concordam que os homens usem malas ou deviam ser só para mulheres? Há algum tipo de mala específico para o sexo masculino? Quais destas malas é a vossa favorita?

8 comentários:

  1. Eu por acaso estou a pensar em comprar uma, porque as mochilas nem sempre são confortáveis ou práticas. E, por acaso também, ontem guardei nos favoritos a 7, da River Island. Adorei-a :) Mas confesso que não gosto muito de malas do género da 4 ou 5.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A da River Island também é das minhas favoritas haha. Sinceramente quando vi a 4 pensei que fosse uma mala de mulher, mas resolvi incluir para ter mais variedade :)

      Eliminar
  2. Concordo com a tua opinião e a mala da River Island também me encantou, pena não serem preços assim muito acessíveis. :)

    r. Finalmente alguém que goste mais do RED do que do 1989 :p

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/2015/04/nowplaying-1989.html NEW POST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, daquilo que vi os preços são praticamente todos assim. Sem algumas Tote bags, é tudo muito caro.

      Eliminar
  3. Para mim faz todo sentido que os homens usem mala! A relação que se cria entre isso e a sexualidade é ridícula. Conheço homens cheios de tralha! Fazia-lhes bem escolher uma :) Eu gosto especialmente da mala da ASOS.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente pertenço ao grupo dos que tem "muita" tralha haha.

      Eliminar
  4. Concordo contigo, ainda existe muito preconceito em relação aos homens usarem malas. Neste momento não usaria, porque não faz muito o meu estilo e sou #TeamMochilas. No entanto acho que qualquer pessoa pode e deve usar tudo aquilo que o deixa confortável e lhe dá jeito. Certamente que as malas não foram criadas com o objectivo de serem apenas usadas por mulheres, mas sim com o objectivo de facilitar o transporte de objectos.

    Bruno *UniversoAdolescente.com*

    ResponderEliminar
  5. Olá, eu uso uma bolsa tiracolo tipo a River Island, mais por uma questão profissional, como sou designer, ando sempre com muitas coisas (portátil, tablet, catálogos, amostras, projectos, etc). Por isso, preciso mesmo da bolsa, mas gosto e é muito cómodo, no dia-a-dia nem sempre uso. Pode existir preconceito com as malas para homem, mas não ligo às opiniões alheias.

    Gostei muito da Ted Baker :)

    http://sensations-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...